IDEOLOGIA, IDEIAS DE HABERMAS – ATIVIDADE DE FILOSOFIA
1 - Aponte três
características da Ideologia, apresentando seu modo de atuar e um exemplo para
cada característica.
O
termo ideologia vem da junção de duas gregas “idea” mais “logos”, que
significa, no contexto literal, “doutrina das ideias”, podendo classificar em
duas linhas com diferentes significações, um positivo: O primeiro significado
de ideologia é um conjunto de ideias que pretende explicar a realidade e as
transformações sociais. Neste sentido, é sinônimo de doutrina ou ideário em
geral e tem a função de orientar a ação social de indivíduos e de grupos. Aqui,
a ideologia tem um caráter descritivo (ela explica como as coisas são) e também
normativo (como deveriam ser); e, o outro negativo, a ideologia aparece como
algo necessariamente negativo e pejorativo: trata-se da distorção do pensamento
que nasce das contradições sociais e que serve justamente para ocultar ou
disfarçar tais contradições, e, dependendo do contexto e do pensador, podemos
ter, como característica: o conjunto de ideias de um grupo; a produção de
significados e valores; a manipulação por meio de ideias; as ideias e valores
da classe dominante; falsas ideias; uma forma de entender o mundo; entre outros.
E
dentre suas características, dentre outras temos: 1) Ideologia como
manipulação: principalmente em debates e disputas políticas, há a acusação de
alguém que diz que o discurso do seu adversário é ideológico, ou seja, quer
dizer que essa pessoa está enviesada e quer levar o seu público ao engano, como
uma forma de manipulação. Nesse caso, ideologia seria o contrário de um
discurso racional e comprometido com a realidade; 2) Ideologia como
ilusão: essa acepção se relaciona com a anterior, porque propõe que as
ideias são o contrário da realidade. Portanto, qualquer discurso que seja
ideológico estaria se distanciando de uma compreensão racional do real.
Contudo, essa perspectiva já é bastante criticada atualmente. Afinal, as ideias
e a realidade não estão separadas como se supõe; e, 3) Ideologia da classe
dominante: para uma concepção mais marxista do termo, a ideologia se
sustenta na sociedade devido ao interesse e ao favorecimento das classes
dominantes, ou seja, a burguesia. Por exemplo, a ideologia da meritocracia faz
com que as pessoas se contentem com o sistema capitalista.
2 - Por que a mídia, de
um modo geral, é um veículo que se apresenta como meio de difundir ideologias?
A
mídia dentro do contexto de relações, é impulsionada por ideologias que
envolve, dentre outros fatores, o financeiro, o político e o social, e que são
bases que forma a sua estrutura ideológica, seguindo alinhamento de seus
interesses. E por ser e ter um poder de influência no pensamento humano,
contribui para a formação de um ser humano que pode ou não se tornar, mais ou
menos autônomo e autêntico. Isso porque, dentro desse panorama a mídia pode
apresentar certas “verdades”, que muitas vezes, podem estar obscura pela carga
ideológica dos grupos que formam as empresas midiáticas, e que podem está presente
nos noticiários, propagandas e programas de TV, dentre outros, e que pode afetar
diretamente a quem assiste de forma positiva ou negativamente.
3 - Diferencie o
"agir instrumental" do "agir comunicativo" no pensamento de
Habermas, apontando as críticas que ele faz em relação à prevalência do
instrumental sobre o comunicativo.
Segundo
Habermas, ao analisar a sociedade moderna, percebe-se dentro de suas relações
sociais, lógicas que orientam essas relações, destacando-se a ação, sendo a
primeira, a relação instrumental, que estabelece relações sistemáticas que
identifica os atores sociais como objetos de manipulação, ou seja, dá-se pelas
relações sistêmicas entre os atores sociais, que são objetos de manipulação; e,
a segunda que tem um alinhamento diferenciado da primeira, a relação
comunicativa que estabelece regras de sociabilidade e de consenso entre os
indivíduos, ou seja, consiste no conjunto de regras existentes na sociedade que
estabelece regras e consensos entre os indivíduos entre o que é ou não aceito.
Para
o autor, na sociedade contemporânea temos a prevalência da razão instrumental
sobre a razão comunicativa, fazendo com que ela se transforme em razão de
Estado. A ação comunicativa estabelecida pela rede de relacionamentos humanos e
pela reflexão perde sua dialogicidade e seu poder de estabelecer o consenso
entre os indivíduos em interação.
* Material produzido por Lilian Beatriz S. dos Santos. Curso:
Administração. Ensino Médio. IFMA – Campus Caxias. 2021.
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