terça-feira, 6 de dezembro de 2022

 ORGANIZAÇÃO DA SALA DE AULA (Tópicos de reflexões – Recortes de textos)

Cada aula é uma situação didática especifica e singular, onde objetivos e conteúdos são desenvolvidos com métodos de realização da instrução e do ensino, de maneira a proporcionar aos alunos conhecimentos e habilidades, expressos por meio da aplicação de uma metodologia compatível com a temática estudada.

A aula deve estar vinculada às temáticas abordando um conteúdo especifico. O professor responderá às demandas relacionadas ao aprendizado do aluno, deve integrar conhecimento com os princípios da LDB.

A aula ao cumprir a sua função educativa é um método de construção continuo e não isolado, o percurso se faz junto aos alunos, sustentando a partir da abertura para o novo, com flexibilidade e autonomia para ambos os lados, valorizando o trabalho, a ciência, a tecnologia e respeitando a condição humana.

O preparo das aulas é uma das atividades mais importantes do trabalho do profissional de educação escolar. Nada substitui a tarefa de preparação da aula em si. Cada aula é um encontro curricular, no qual, nó a nó, vai-se tecendo a rede do currículo escolar proposto para determinada faixa etária, modalidade ou grau de ensino.

Referências

CAXIAS. Conselho Municipal de Educação – CME. Lei nº 002 de 27 de fevereiro de 2019. Regimento Escolar da Rede Pública Municipal de Ensino de Caxias/Ma.

_______. Plano Municipal de Educação de Caxias/MA – PME. Decênio 2015 - 2025.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 18 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

SANTOS, Maria Alice de Paula Santos; CUKIERKON, Monica M. de O. Braga (Org.). Projeto MOVA-Brasil: alfabetização, cidadania e organização social. São Paulo: Cortez; Rio de Janeiro: Comitê Gestor do Projeto – Petrobras, Federação Única dos Petroleiros; São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2003.

SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria Amélia; GOMES, Nilma Lino (Org.). Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. SOARES, Leôncio J.G. Educação de Jovens e Adultos. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário