ORGANIZAÇÃO DA SALA DE AULA (Tópicos de reflexões – Recortes de textos)
Cada aula é uma situação didática especifica e
singular, onde objetivos e conteúdos são desenvolvidos com métodos de
realização da instrução e do ensino, de maneira a proporcionar aos alunos
conhecimentos e habilidades, expressos por meio da aplicação de uma
metodologia compatível com a temática estudada.
A aula deve estar vinculada às temáticas
abordando um conteúdo especifico. O professor responderá às demandas
relacionadas ao aprendizado do aluno, deve integrar conhecimento com os
princípios da LDB.
A aula ao cumprir a sua função educativa é um
método de construção continuo e não isolado, o percurso se faz junto aos
alunos, sustentando a partir da abertura para o novo, com flexibilidade e
autonomia para ambos os lados, valorizando o trabalho, a ciência, a tecnologia
e respeitando a condição humana.
O preparo das aulas
é uma das atividades mais importantes do trabalho do profissional de educação
escolar. Nada substitui a tarefa de preparação da aula em si. Cada aula é um
encontro curricular, no qual, nó a nó, vai-se tecendo a rede do currículo
escolar proposto para determinada faixa etária, modalidade ou grau de ensino.
Referências
CAXIAS.
Conselho Municipal de Educação – CME. Lei nº 002 de 27 de fevereiro de 2019.
Regimento Escolar da Rede Pública Municipal de Ensino de Caxias/Ma.
_______.
Plano Municipal de Educação de Caxias/MA
– PME. Decênio 2015 - 2025.
FREIRE,
Paulo. Pedagogia do Oprimido. 18 ed.
Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
SANTOS,
Maria Alice de Paula Santos; CUKIERKON, Monica M. de O. Braga (Org.). Projeto MOVA-Brasil: alfabetização,
cidadania e organização social. São Paulo: Cortez; Rio de Janeiro: Comitê
Gestor do Projeto – Petrobras, Federação Única dos Petroleiros; São Paulo:
Instituto Paulo Freire, 2003.
SOARES,
Leôncio; GIOVANETTI, Maria Amélia; GOMES, Nilma Lino (Org.). Diálogos na Educação de Jovens e Adultos.
Belo Horizonte: Autêntica, 2005. SOARES, Leôncio J.G. Educação de Jovens e
Adultos. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário