CONTEXTUALIZADO AVALIAÇÃO (Tópicos de referências)
O ato de avaliar deve, ser uma forma de
verificar o nível de desempenho do aluno, pois só ao ponderar o que o educando
aprendeu em relação aos objetivos do ensino, é possível organizar a trajetória
da aprendizagem (MAGALHÃES; MARSÍGLIA, 2013).
A
avaliação pode ser considerada um processo que atende aos métodos de ensino
utilizados e ao currículo proposto visando à superação da concepção de
avaliação excludente, seletivista e punidora para uma avaliação que favorece
aprendizagem significativa do estudante. (MARANHÃO, 2019, p. 316)
A
avaliação atravessa o ato de planejar e de executar; por isso, contribui em
todo o percurso da ação planificada. A avaliação se faz presente não só na
identificação da perspectiva político social, como também na seleção de meios
alternativos e na execução do projeto, tendo em vista a sua construção.
(LUCKESI, 2003, p.118):
As
avaliações fazem parte do processo de ensino-aprendizagem por permitir ao
professor, percepções que orientam as suas aulas, ou seja, como os estudantes
estão aprendendo e se estão alcançando os objetivos previamente definidos.
(PARANÁ, 2016, p. 1)
A
avaliação tem por objetivo diagnosticar, registrar e redimensionar a
aprendizagem dos estudantes, respeitando suas especificidades e níveis de
desenvolvimento, o que possibilitará a auto avaliação dos envolvidos no
processo educativo, levando-os à reflexão quanto aos procedimentos necessários
para a efetivação das aprendizagens.
(MARANHÃO, 2019, p.24)
A
avaliação deve ser realizada mediante o compromisso da escola e de seus
profissionais com a aprendizagem dos estudantes como sujeitos do processo
educativo. Também deve ser concebida numa perspectiva democrática e de
autonomia da unidade de ensino, a partir das normas já instituídas e com foco
em uma vivência marcada pela lógica da inclusão, do diálogo, da
responsabilidade com o coletivo, da mediação e da participação. (MARANHÃO,
2019, p.24)
Referências
LUCKESI,
Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos
e recriando a prática. 1a ed. Salvador: Malabares Comunicação e Eventos,
2003.
MARANHÃO.
Documento Curricular do Território Maranhense: para a Educação Infantil
e o Ensino Fundamental (DCTM). Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019.
MARANHÃO.
Secretaria de Estado da Educação. Caderno de orientações pedagógicas -
caderno de Avaliação de Aprendizagem. São Luís: SEDUC, 2017.
PARANÁ.
Avaliação externa e interna: relações e articulações possíveis.
Coordenação de planejamento e avaliação - departamento de educação básica.
Curitiba, 2016. Disponível em:
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_fafipa_ped_artigo_maria_lucia_dos_santos.pdf.
Acesso em: 28 nov. 2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário