terça-feira, 6 de dezembro de 2022

 CONTEXTUALIZADO AVALIAÇÃO (Tópicos de referências)

O ato de avaliar deve, ser uma forma de verificar o nível de desempenho do aluno, pois só ao ponderar o que o educando aprendeu em relação aos objetivos do ensino, é possível organizar a trajetória da aprendizagem (MAGALHÃES; MARSÍGLIA, 2013).

A avaliação pode ser considerada um processo que atende aos métodos de ensino utilizados e ao currículo proposto visando à superação da concepção de avaliação excludente, seletivista e punidora para uma avaliação que favorece aprendizagem significativa do estudante. (MARANHÃO, 2019, p. 316)

A avaliação atravessa o ato de planejar e de executar; por isso, contribui em todo o percurso da ação planificada. A avaliação se faz presente não só na identificação da perspectiva político social, como também na seleção de meios alternativos e na execução do projeto, tendo em vista a sua construção. (LUCKESI, 2003, p.118):

As avaliações fazem parte do processo de ensino-aprendizagem por permitir ao professor, percepções que orientam as suas aulas, ou seja, como os estudantes estão aprendendo e se estão alcançando os objetivos previamente definidos. (PARANÁ, 2016, p. 1)

A avaliação tem por objetivo diagnosticar, registrar e redimensionar a aprendizagem dos estudantes, respeitando suas especificidades e níveis de desenvolvimento, o que possibilitará a auto avaliação dos envolvidos no processo educativo, levando-os à reflexão quanto aos procedimentos necessários para a efetivação das aprendizagens.   (MARANHÃO, 2019, p.24)

A avaliação deve ser realizada mediante o compromisso da escola e de seus profissionais com a aprendizagem dos estudantes como sujeitos do processo educativo. Também deve ser concebida numa perspectiva democrática e de autonomia da unidade de ensino, a partir das normas já instituídas e com foco em uma vivência marcada pela lógica da inclusão, do diálogo, da responsabilidade com o coletivo, da mediação e da participação. (MARANHÃO, 2019, p.24)

Referências

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. 1a ed. Salvador: Malabares Comunicação e Eventos, 2003.

MARANHÃO. Documento Curricular do Território Maranhense: para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental (DCTM). Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019.

MARANHÃO. Secretaria de Estado da Educação. Caderno de orientações pedagógicas - caderno de Avaliação de Aprendizagem. São Luís: SEDUC, 2017.

PARANÁ. Avaliação externa e interna: relações e articulações possíveis. Coordenação de planejamento e avaliação - departamento de educação básica. Curitiba, 2016. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_fafipa_ped_artigo_maria_lucia_dos_santos.pdf. Acesso em: 28 nov. 2022.

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