domingo, 6 de novembro de 2022

FICHAMENTO DE CITAÇÃO. TAVARES, Fernando Gomes de Oliveira. O conceito de inovação em educação: uma revisão necessária. Educação, n 44, 2019, janeiro, pp. 1-17. Universidade Federal de Santa Maria Brasil. (*)

INTRODUÇÃO

Citação: [...] sabe-se pouco sobre as origens, as características e as concepções desse fenômeno educacional, pois os esforços têm se dirigido mais a difundir e modelizar experiências do que compreendê-las em sua complexidade e integralidade [...] (p. 2)

Comentário: Isso tem por base o fato que normalmente preocupa-se com os resultados e não com o que se faz para alcança-los.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Um breve Histórico Interrompido da Inovação no Contexto Educacional.

Citação: A ideia de inovação como tem sido engendrada por muitos se originou no ambiente empresarial. (p. 3)

Comentário: As mudanças surgem da necessidade de melhoria da qualidade da produção e aumento do capital, nesta perspectiva é natural que da onde surgem a maior necessidade é que apareçam as grandes ideias.

Citação: O propósito de analisar-se aqui o desdobramento desse termo dentro do contexto educacional advém do suposto de que a educação, em qualquer dos seus moldes e em qualquer das suas características, só adquire significação quando observada como parte do processo sócio-histórico. (p. 4)

Comentário: A educação sempre se refaz tendo do contexto de mudança do processo sócio-histórico.

Citação: [...] as chamadas experiências inovadoras em educação manifestaram-se, mais intensamente, na década de 1960. (p. 4)

Comentário: Várias mudanças no campo educacional surgiram neste período em virtude do contexto político e social, portanto é natural que este também seja o momento desses conceitos surgirem mais intensamente.

Diferentes Conceitos de Inovação

Citação: Compreende-se a importância desses autores, uma vez que seus trabalhos foram pioneiros, trazendo uma contribuição fundamental ao realizarem um esforço para conceituar a inovação no campo educacional, fenômeno até então ignorado pela comunidade científica. (p.5)

Comentário: Inovar não significa que precisamos inventar algo novo, mas sim dar uma nova perspectiva de algo que possa ser melhorado e isso é importante que seja respaldado pela comunidade científica.

Citação: a inovação é um modelo centrado na resolução de problemas, ou seja, um conjunto de procedimentos que devem ser executados de modo a alcançar uma melhora da situação preexistente. (p.9)

Comentário: Fazer algo inovador, na maioria das vezes é tentar alcançar um resultado que até então não se atingia por falta de um olhar diferenciado em algo que já era bom, mas que precisava melhorar.

Citação: [...] a inovação não é apenas algo novo, mas algo que se melhora e que necessita apresentar resultados de tal melhoria. (p.9)

Comentário: É esperado que com a inovação consiga-se elevar a eficiência operacional do sistema educacional em que estas sejam inseridas.

Citação: Outro aspecto relevante reside no fato que ambos autores reconheceram as inovações nas escolas como detentoras de um caráter complexo e, por isso, decidiram interpretá-las como um processo e não como um evento. (p.10)

Comentário: Entende-se que a inovação é algo que vai se transformando e não um acontecimento isolado.

Citação: A partir de uma perspectiva marxista, ela define inovação como um processo de emancipação que procura repensar a estrutura de poder, as relações sociais e seus valores. (p.11)

Comentário: Baseando-se na ideia que a inovação educacional apoia-se em uma modernização educativa adotada para racionalizar os sistemas educativos.

CONCLUSÃO

Citação: Essa vertente explicativa sobrepõe-se àquela que enxerga a inovação como uma atividade que pertence a base do sistema escolar e que não vê razão para que as pesquisas atribuam um julgamento positivo ou negativo a priori ao termo. (p.14)

Comentário: Percebe-se a necessidade de ver a questão da inovação como uma nova forma de fazer algo já existente e não de criação do novo.

*NASCIMENTO, Cleide Coelho do. Fichamento apresentado à disciplina: Oficina de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica – Projeto de Pesquisa, Inovação e Extensão, ministrada pelo Professor Paulo Roberto de Jesus Silva. Instituto Federal de Educação, Ciência Tecnologia do Maranhão Campus Caxias. Coordenação do Curso de Pedagogia. Curso de Licenciatura em Pedagogia – EPT. 2022.

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