domingo, 6 de novembro de 2022

 AS MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO E A EDUCAÇÃO: OS NOVOS DESAFIOS PARA A GESTÃO” E O CONTEÚDO DO VÍDEO, MUNDO DO TRABALHO, PANDEMÔNIO E PANDEMIA (*)

Com a leitura do texto proposto e a sugestão do vídeo temático foi possível fazer um paralelo entre os principais pontos tratados em ambos. O texto nos fala a respeito das profundas modificações que tem ocorrido no mundo do trabalho e novos desafios trazidos para o mundo. Neste universo o Capitalismo vive um novo padrão de acumulação decorrente da globalização da economia e da reestruturação produtiva, que por sua vez determina novas formas de relação entre o Estado e a sociedade.

Neste sentido o vídeo nos mostra que a pandemia que estamos vivendo não é um fenômeno da natureza que de repente desestruturou o mundo, como se um vírus estranho entrasse no planeta, como se a natureza fosse incontrolável e, portanto, tivéssemos a infelicidade de ser atacado por um vírus mortal e impiedoso. O sistema de metabolismo social de capital é destrutivo, capital como um sistema é indestrutível e incontrolável. A pandemia é uma consequência deste sistema capitalista destrutivo que só pode continuar crescendo com a destruição de força humana de trabalho em escala e só pode continuar se desenvolvendo destruindo a natureza.

Como reportar as novas exigências de competitividade que marcam o mercado globalizado, exigido cada vez mais qualidade com menor custo, a base técnica de produção fordista vai aos poucos sendo substituída por um processo de trabalho resultante de um novo paradigma. No vídeo é reportado esta questão quando nos remete a refletir acerca do quão obsoleto algumas coisas estão ficando em um curto espaço de tempo e foto do capitalismo no empurrar para acompanhar essas transformações nos tornando escravos do sistema que só massacra os menos favorecidos prevalecendo o poder das classes mais favorecidas.

A partir destas novas bases materiais de produção estabelecem-se novas formas de relação sociais que, embora não superem a divisão social e técnica do trabalho, apresentam novas características, nas formas de comunicação com suas redes interplanetárias, no acesso as informações na uniformização e integração de hábitos comuns e assim por diante. Corroborando com esta ideia do texto, o vídeo nos traz a evolução das tecnologias de informações e comunicações, onde você adquire um eletrônico, como um celular e em menos de dois anos ele se torna inferir aos avanços tecnológicos propostos pelas empresas que ofertam estes aparelhos. A durabilidade das coisas estão cada vez menor e perdem seu valor em um curto espaço de tempo.

Neste contexto a pandemia veio para agravar ainda mais a condição do trabalhador e mostrando o quanto é importante o domínio de várias habilidades para se manter no campo de trabalho o que antes funcionava, hoje na nova conjectura já não serve mais. Somos obrigados pela globalização a seguir um caminho sem volta e perigoso. Em relação a educação o vídeo nos toca profundamente quando nos leva a pensar o quanto é importante o está junto, o contato humano entre professor e alunos para a construção do conhecimento

Em decorrência, as velhas formas de organização taylorista/fordista não têm mais lugar. A linha vai sendo substituída pelas células de produção, o supervisor desaparece, o engenheiro desce ao chão da fábrica, o antigo processo de qualidade dar lugar ao controle internalizado, feito pelo próprio trabalhador.

A globalização da economia e a restruturação produtiva se deram a partir da derrubada das fronteiras no campo das ciências, constituindo-se transdisciplinares em face da problemática do mundo contemporâneo. Neste sentido o professor fala da importância de se pensar na destruição que o capitalismo brutal tem provocado no mundo todo. É importante se pensar numa forma de contornar esse descontrole que afeta fatalmente a natureza nos tornando reféns de suas consequências.

REFERÊNCIAS

KUENZER, Acácia Zeneida. As mudanças no mundo do trabalho e a educação: os novos desafios para a gestão. IN: FERREIRA, Naura Syria Carapeto (Org.).

Vídeo 1 - ANTUNES, Ricardo Luís Coutro. Mundo do trabalho, pandemônio e pandemia

*NASCIMENTO, Cleide Coelho do. Texto apresentado à disciplina: Seminário Integrador e Estudos Curriculares IV, ministrado pela Profa. Jakeline Pereira Bogéa. Instituto Federal de Educação, Ciência Tecnologia do Maranhão Campus Caxias. Coordenação do Curso de Pedagogia. Curso de Licenciatura em Pedagogia – EPT. 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário