domingo, 6 de novembro de 2022

 REFLETINDO SOBRE A EXPERIÊNCIA NA PRODUÇÃO DE PESQUISAS AO LONGO DO CURSO DE PEDAGOGIA EPT (*)

Fazer pesquisa nem sempre é algo fácil e requer dedicação e tempo. Pensar a pesquisa como parte essencial da formação acadêmica e pós acadêmica é fundamental.

Ao longo destes quase quatro anos de graduação, tivemos a oportunidade de vivenciar muitos momentos em contato com a pesquisa e neste momento estamos em processo de construção do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC e a ideia do meu trabalho veio de um dos momentos mais especiais para um formando em Licenciatura, as práticas de estágio supervisionado. A minha experiência no campo, as observações e principalmente as reflexões feitas neste período me remeteram a esta pesquisa.

Não é um processo fácil, para ser mais exato, não está sendo fácil, principalmente a pesquisa de campo que depende da colaboração do outro e da sua boa vontade em contribuir. As escolas que representa um dos principais espaços para a pesquisa em educação, nem sempre se apresentam de forma solicita para prestar informações necessárias às mesmas, o que nos faz pensar que muitas vezes a gestão tem medo de se desvelar e mostrar sua realidade. Neste sentido muita coisa precisa melhorar. Quem melhor nos recebe, mesmo que timidamente, são nossos futuros colegas de profissão, que sempre arrumam um tempo para as conversas formais e informais que necessitamos para colher informações.

Pesquisar requer tempo e disponibilidade, trabalhar, estudar e fazer pesquisa também é muito delicado, por isso acredito que muita gente deixa de fazer pesquisa. Tenho muitas pretensões neste aspecto e o espaço escolar é um campo fértil para a pesquisa, não é o único, mas com isso podemos aproveitar o próprio local de trabalho para continuar percorrendo o universo da pesquisa.

Estou muito feliz em poder está investigando um assunto tão atual e complexo, mas que poderá futuramente ajudar muitos professores e se saírem melhores e mais fortalecidos quando for necessário lidar com a situação que estamos investigando neste momento. Pesquisa e reflexão são fundamentais.

*NASCIMENTO, Cleide Coelho do. Texto apresentado à disciplina: Oficina de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica – Projeto de Pesquisa, Inovação e Extensão, ministrada pelo Professor Paulo Roberto de Jesus Silva. Instituto Federal de Educação, Ciência Tecnologia do Maranhão Campus Caxias. Coordenação do Curso de Pedagogia. Curso de Licenciatura em Pedagogia – EPT. 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário