quinta-feira, 6 de outubro de 2022

 LOGÍSTICA (Recorte de textos*)

1 Conceito

É a técnica de planejamento processual, que envolve: implementação e controle do fluxo; armazenamento eficiente e econômico de determinadas matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como das informações relativas a eles, e que pode ser descrita desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender às exigências dos clientes.

2 Tipos

2.1 De Suprimentos

É considerado um processo básico da logística, que realiza planejamento e gerenciamento de materiais que são considerados necessários para a fabricação de um determinado produto (matéria-prima), de mercadorias e de materiais essenciais, ou seja, ele busca garantir que uma determinada quantidade de suprimentos esteja de acordo com a demanda, e, até mesmo, na realização de pesquisas que visam melhores preços de compra e qualidade do material adquirido. Desse modo a logística de suprimentos, busca realizar: estocagem e preservação de material; requisição de produtos, lista de fornecimento interno, controle de utilização dos funcionários, organização de descarte de material quando finalizado e de todos os procedimentos administrativos relacionado a esses materiais.

2.2 De Produção

Esse tipo de logística cuida do procedimento de confecção e disponibilidade do produto para o mercado, compreendendo todas os domínios internas da empresa, objetivando a realização de controle do fluxo de materiais dentro da empresa, fazendo também a armazenagem intermediária e abastecimento de postos de trabalho, bem como, a realização de emissão e a expedição do produto finalizado, e, desse modo, possibilita a avaliação e previsão de demanda externa, com vista nas condições proporcionadas pelo mercado, por meio da criação de planejamentos sistematizado, de longo e/ou médio e/ou curto prazo.

2.3 De Reversa

Tal logística apresenta um estreito laço com a sustentabilidade e com a ecologia, pois seu processo busca recuperar suprimentos e materiais, objetivando reintegrar a mercadoria ao estoque, inclusive dando um destino adequado a determinados materiais que causem danos à natureza, impedindo que o mesmo seja inutilizado de maneira errada, de forma a evitar que ocorra contaminação do meio ambiente, bem como, criar também uma economia, por meio da reutilização de material, possibilitando assim, menos consumo de matéria-prima.

2.4 De Distribuição

O objetivo principal desse tipo de logística, que está subdividida em:  conferência de cargas após expedição; roteirização de entregas; administração de transportes; controle de fretes; e, monitoramento, é trazer a quantidade certa de uma determinada mercadorias e/ou material no estoque, visando alcançar o equilíbrio entre o tempo e o lugar apropriados, de forma a tomar cuidado na distribuição do material que venha a ser armazenado, por meio de acompanhamento de estoque, bem como, no monitoramento de seu uso.

2.5 De Abastecimento

Nesse tipo de logística ocorre o planejamento e o gerenciamento de produtos que servirão ou como a matéria prima da indústria e/ou empresa e/ou para venda, ou seja, é quem trás os produtos e matéria prima de uma indústria para outra empresa para que eles estejam sempre disponíveis quando solicitados, assegurando que haverá recursos necessários conforme a demanda, e, que tenham qualidade, mas também preço competitivos.

* Material produzido (compilação) por Lilian Beatriz S. dos Santos. Curso: Administração.  Ensino Médio. IFMA – Campus Caxias. 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário