quinta-feira, 6 de outubro de 2022

 SITUAÇÃO ECONÓMICA, SOCIAL E CULTURAL DO CHILE DURANTE A DITADURA (Recorte de textos*)

A ditadura chilena foi o período que correspondeu ao regime liderado por Augusto Pinochet, de 1973 a 1990. Esse regime autoritário foi iniciado a partir do golpe militar de 11 de setembro de 1973, o qual derrubou o presidente constitucionalmente eleito, Salvador Allende. A ditadura chilena fez parte da tendência sul-americana do período em que houve a implantação de regimes conservadores comandados por militares e apoiados amplamente pelos Estados Unidos.

1 Situação económica

A economia chilena (cuja moeda é o peso) é conhecida internacionalmente como uma das mais sólidas do continente. Durante o período militar (1973-1990), foi adotado o modelo neoliberal, que foi mantido pelos governos posteriores.

No início da década de 70, tinha forte dependência de investimentos internacionais, especialmente, as multinacionais. Mesmo diante do bom processo de industrialização, a maior parte da população padecia em situação de pobreza.

A crise econômica chilena se agravou em 1973, onde a inflação bateu 300% e o PIB entrou em queda vertiginosa. A partir daí, houve altos índices de insatisfação com relação ao governo Allende, criando o ambiente propício para o Golpe Militar que aconteceria no mesmo ano.

Graças a uma sólida base institucional e a uma forte coesão parlamentar voltadas para a política econômica, o Chile manteve, durante a década de 90, um crescimento anual de 7% e, de 2000 a 2007, uma taxa de crescimento de 5%.

Durante esse período foi desenvolvido uma Política econômica neoliberal com abertura da economia para empresas multinacionais, privatizações de empresas estatais, redução de gastos do setor público e controle de juros através do Banco Central.

O modelo econômico escolhido teve êxito, no início, ao controlar a inflação, aplicou receitas monetaristas para estabilizar a economia e combater a inflação, ao mesmo tempo em que prescrevia as organizações políticas, mas a crise econômica internacional não permitiu que fossem superados seus efeitos negativos do governo de Salvador Allende.

2 Situação social

A crise econômica que atingiu o país na década de 1970, no entanto, e a filosofia antiestatizante do regime militar, reduziram fortemente os serviços da previdência social do estado. Nesse período houve a suspensão das garantias individuais, além de muitos estrangeiros serem perseguidos, extraditados, expulsos, torturados e mortos nesse momento de eliminação da oposição interna. 

Entre as medidas propostas pelo presidente eleito estavam a reforma agrária e a nacionalização de empresas e recursos minerais, como o cobre. Obviamente, as propostas contrariaram as Forças Armadas, a classe média, os empresários e os Estados Unidos.

Havia a censura de notícias e da mídia em geral para o controle da população, especialmente em relação a conteúdos que iam contra o governo. Casos que espelham essa medida foram as queimas de livros exercida pela ditadura.

O governo também não divulgava os seus dados verdadeiros e transmitia informações alteradas, com objetivo de não mostrar as suas falhas ao povo. A falta de transparência também facilitava a manipulação do governo pelos políticos e escondia os casos de corrupção.

3 Situação cultural

Durante o período da ditadura chilena houve restrição à liberdade de expressão, uma espécie de apagão cultural em função de dois motivos, sendo ambos frutos das medidas político-culturais da Junta Militar, sendo eles: o exílio da cultura de esquerda chilena; e as medidas e práticas culturais repressivas adotadas pelo regime militar no Chile, o qual tinha por intuito usufruir de uma cultura que não fosse nociva ao regime, repreendiam a produção cultural chilena através de uma "cultura do medo".

Ocorreu também a queda das importações de livros, que caíram de 12,4 milhões entre os anos de 1971 a 1975, para 4,3 milhões em 1979. Ademais, também houve uma intensa repressão massiva à cultura de esquerda, como o fechamento da Discoteca do Cantar Popular (DICAP), da Editora Quimantú e de diversas peñas, queima de livros, além da proibição imposta pelo general Pedro Ewing das gravadoras em produzir artistas da Nova Canção Chilena.

* Material produzido (compilação) por Lilian Beatriz S. dos Santos. Curso: Administração.  Ensino Médio. IFMA – Campus Caxias. 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário