quinta-feira, 6 de outubro de 2022

 CONFLITOS INDÍGENAS NAS REGIÕES DE MINERAÇÃO NO BRASIL COLONIAL (Recorte de textos*)

1 GUERRAS INDÍGENAS NO BRASIL

a) Portugal e os primeiros passos para a colonização

Sem embates físicos entre portugueses e indígenas. Para iniciar a invasão, os colonizadores fizeram alianças com os povos nativos.

b) Portugal versos França: guerras no Brasil pela conquista territorial.

Ambos países objetivavam conquista das terras férteis americanas. Aliaram às diferentes tribos indígenas. A tribo Tamoios e franceses contra Tamimimós e portugueses. Inicial mente expulsão dos portugueses das regiões do Rio de Janeiro. Mas, em 1567, Portugal venceu a batalha pondo fim estadia francesa no Brasil.

c) Guerra Guarnica: resistência à desocupação da região norte e à escravidão.

No século XVIII, meados de 1750, os indígenas travaram guerras contra os portugueses e os espanhóis, negando a mudança de território. Consequência: morte de mais de 2,5 milhões de nativos. 

d) Insurreição Pernambucana: aliança entre portugueses, nativos e africanos

Esta guerra aconteceu entre 1645 e 1654, liderada pelo português João Fernandes Vieira, senhor de engenho na região. Motivo: Cobranças de impostos realizados pelos senhores de engenho aos banqueiros da Holanda. Questões religiosas também influenciaram o conflito, porque parte deles eram judeus e protestantes, contrariando os portugueses católicos.

e) Guerra dos Bárbaros: combates ocorridos entre indígenas e colonizadores

1º Período: Guerra do Recôncavo – Combates ocorridos entre 1651 e 1679, nas serras de Órobo, Aporá e São Francisco. Os indígenas Cariris lutaram contra a expansão agropecuária nas terras dessa região. Situação: Os indígenas tiveram vantagens no primeiro instante, porque já conheciam bem o território do sertão nordestino e pelas estratégias de guerra.

2º período: Guerra do Açu – Os bárbaros estenderam os conflitos para as regiões de Rio Grande do Norte, Pernambuco, Piauí e Paraíba. O avanço indígena se tornou tão crítico que os líderes que lutavam contra o Quilombo dos Palmares tiveram que assumir a guerra. O fim do conflito só veio em 1692, com um acordo de paz feito entre os dois inimigos com liberdade e terras para os indígenas.

* Material produzido (compilação) por Lilian Beatriz S. dos Santos. Curso: Administração.  Ensino Médio. IFMA – Campus Caxias. 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário