OS PRINCIPAIS DESAFIOS DOS PROFESSORES E PROFESSORAS AO LONGO DA PANDEMIA DO NOVO CORONA VÍRUS (*)
A pandemia do corona vírus
está sendo um divisor de aguas no espaço educacional. Grandes desafios
surgiram, o mundo foi tomado por um problema de saúde de natureza imensurável e
a educação foi um dos campos mais afetados com a situação. As escolas fecharam
e por um curto espaço de tempo foi necessário procurar uma forma de lidar com a
situação e tentar manter o espaço de aprender com uma nova roupagem.
As salas de aulas passaram a
ser algum lugar da casa dos professores e alunos, mais apropriada para a
situação, o professor para continuar orientando seus alunos precisou se adequar
ao ambiente virtual, usar computadores, celulares, até então, usados apenas por
alguns que tinham habilidades com as máquinas em questão, outros precisaram
investir do próprio bolso, do pouco que ganham para adquirir estes meios para
continuar atendendo seus alunos à distância. Contudo o mais difícil foi dar
condição da maioria continuar estudando com pouco ou nenhum recurso
tecnológico, uma realidade da classe menos favorecida que às vezes possuía
apenas um celular para 3 ou mais crianças entrarem em contato com seus
professores durante as aulas onlines.
Os professores fizeram o
melhor possível para continuar ensinando, na maioria das vezes por falta de
financiamento do poder público e do pouco poder aquisitivo de seus alunos
produziam materiais e distribuíam para aqueles que não tinham acesso a internet
e meios para continuar estudando. A palavra certa a atribuir ao professor neste
contexto pandêmico é readaptação da sua prática docente do seu cotidiano
escolar para a realidade vivenciada. Neste sentido é gritante a diferença entre
as instituições públicas e privadas, as primeiras demoraram muito a se adaptar
a nova realidade e a retomar o trabalho presencial por falta de condições
estruturais e as segundas, por contar com uma clientela mais favorecida
financeira e estrutural rapidamente continuaram suas atividades, mesmo com
algumas limitações. Infelizmente a escola pública sempre estará um passo atrás
das privadas.
*NASCIMENTO, Cleide Coelho do.
Texto apresentado à disciplina: Seminário Integrador e Estudos
Curriculares IV, ministrado pela profª Jakeline Pereira Bogéa. Instituto Federal de Educação, Ciência Tecnologia do
Maranhão Campus Caxias. Coordenação do Curso de Pedagogia. Curso de
Licenciatura em Pedagogia – EPT. 2022.
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