domingo, 6 de novembro de 2022

 OS PRINCIPAIS DESAFIOS DOS PROFESSORES E PROFESSORAS AO LONGO DA PANDEMIA DO NOVO CORONA VÍRUS (*)

A pandemia do corona vírus está sendo um divisor de aguas no espaço educacional. Grandes desafios surgiram, o mundo foi tomado por um problema de saúde de natureza imensurável e a educação foi um dos campos mais afetados com a situação. As escolas fecharam e por um curto espaço de tempo foi necessário procurar uma forma de lidar com a situação e tentar manter o espaço de aprender com uma nova roupagem.

As salas de aulas passaram a ser algum lugar da casa dos professores e alunos, mais apropriada para a situação, o professor para continuar orientando seus alunos precisou se adequar ao ambiente virtual, usar computadores, celulares, até então, usados apenas por alguns que tinham habilidades com as máquinas em questão, outros precisaram investir do próprio bolso, do pouco que ganham para adquirir estes meios para continuar atendendo seus alunos à distância. Contudo o mais difícil foi dar condição da maioria continuar estudando com pouco ou nenhum recurso tecnológico, uma realidade da classe menos favorecida que às vezes possuía apenas um celular para 3 ou mais crianças entrarem em contato com seus professores durante as aulas onlines.

Os professores fizeram o melhor possível para continuar ensinando, na maioria das vezes por falta de financiamento do poder público e do pouco poder aquisitivo de seus alunos produziam materiais e distribuíam para aqueles que não tinham acesso a internet e meios para continuar estudando. A palavra certa a atribuir ao professor neste contexto pandêmico é readaptação da sua prática docente do seu cotidiano escolar para a realidade vivenciada. Neste sentido é gritante a diferença entre as instituições públicas e privadas, as primeiras demoraram muito a se adaptar a nova realidade e a retomar o trabalho presencial por falta de condições estruturais e as segundas, por contar com uma clientela mais favorecida financeira e estrutural rapidamente continuaram suas atividades, mesmo com algumas limitações. Infelizmente a escola pública sempre estará um passo atrás das privadas.

*NASCIMENTO, Cleide Coelho do. Texto apresentado à disciplina: Seminário Integrador e Estudos Curriculares IV, ministrado pela profª Jakeline Pereira Bogéa. Instituto Federal de Educação, Ciência Tecnologia do Maranhão Campus Caxias. Coordenação do Curso de Pedagogia. Curso de Licenciatura em Pedagogia – EPT. 2022.

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