CONCEITOS SOBRE GESTÃO ESCOLAR ((Tópicos de reflexões – Recortes de textos)
A gestão compartilhada da qual se pretende,
significa não só “fazer parte”, mas também “tomar parte” na realização de suas
ações, na avaliação, na reorientação das práticas, no aperfeiçoamento das
escolas da Rede Municipal, no melhor alcance dos objetivos.
Gestão compartilhada significa “partilhar com”,
“participar de”, “partilhar” a gestão nas suas diferentes dimensões. A dimensão
administrativa não está dissociada da pedagógica e da financeira. Ao educador,
monitor, coordenador local ou de polo, cabe entender e se corresponsabilizar
tanto pelo pedagógico quanto pelas dimensões administrativas e financeiras. À
equipe administrativa cabe entender o sentido pedagógico do trabalho que
realizam. O alcance dos objetivos, implica um conjunto de ações e de pessoas. (SANTOS,
2003).
A gestão compartilhada promove o diálogo entre
as dimensões administrativa, financeira, de pessoal e os diferentes sujeitos
nelas envolvidos. Assim como precisamos
preparar aulas, fazer avaliações, precisamos prestar contas, organizar
documentos, fazer a gestão de pessoas, de arquivos, de recursos. Quando aqueles
que se responsabilizam pela organização do calendário das aulas também
entenderem o sentido da organização da documentação, da prestação de contas, e
vice-versa, quando os responsáveis pelo administrativo e financeiro entenderem
o pedagógico, mais chances teremos de ampliar o alcance dos objetivos. E
é isso que almejamos buscar. Se cada um ficar cuidando de um pedacinho sem
“partilhar com” todos o sentido do que está sendo feito podemos enfraquecer as
forças. (SANTOS, 2003).
A gestão compartilhada significa, então,
espaços de encontro e relação das diferentes perspectivas para pensar,
refletir, planejar, acompanhar, avaliar, fazer a gestão do projeto, numa
perspectiva democrática, por isso de forma dialógica, participativa,
comunitária, visando à garantia do direito de aprender. A gestão é
compartilhada também porque envolve diferentes parceiros que também participam
da condução e dos rumos do projeto.
A construção dessa gestão compartilhada, em
cada nível de execução municipal, está orientada por princípios democráticos,
que implicaram uma redefinição dos mecanismos políticos,
administrativo-financeiros, de comunicação e do papel da prática pedagógica
nesse contexto.
A coerência com os princípios e referencial
teórico-metodológico freiriano exige mudança cultural dos sujeitos
participantes. É a compreensão da gestão como processo educativo, um movimento
social, histórico e político, em permanente construção por meio do diálogo, que
permite a construção compartilhada das atividades e do conhecimento. (FREIRE,
1998).
Referências
CAXIAS.
Conselho Municipal de Educação – CME. Lei nº 002 de 27 de fevereiro de 2019.
Regimento Escolar da Rede Pública Municipal de Ensino de Caxias/Ma.
_______.
Plano Municipal de Educação de Caxias/MA
– PME. Decênio 2015 - 2025.
FREIRE,
Paulo. Pedagogia do Oprimido. 18 ed.
Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
SANTOS,
Maria Alice de Paula Santos; CUKIERKON, Monica M. de O. Braga (Org.). Projeto MOVA-Brasil: alfabetização,
cidadania e organização social. São Paulo: Cortez; Rio de Janeiro: Comitê
Gestor do Projeto – Petrobras, Federação Única dos Petroleiros; São Paulo:
Instituto Paulo Freire, 2003.
SOARES,
Leôncio; GIOVANETTI, Maria Amélia; GOMES, Nilma Lino (Org.). Diálogos na Educação de Jovens e Adultos.
Belo Horizonte: Autêntica, 2005. SOARES, Leôncio J.G. Educação de Jovens e
Adultos. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
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