MOMENTO PPP, CONCEITO: PARA REFLETIR...
1.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
a) É a própria organização do trabalho
pedagógico escolar como um todo, em suas especificidades, níveis e modalidades.
b) É Político por que diz respeito à arte e à
ciência de governar. Ele prevê e dá uma direção à gestão da escola, e pressupõe
a opção e compromisso com a formação do cidadão para um determinado tipo de
sociedade.
c)
É Pedagógico por que diz respeito à reflexão sistemática sobre as práticas
educativas: dá sentido e rumo às práticas contextualizadas culturalmente.
2.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA
a) É o instrumento que define o “ser” da
escola, a sua identidade, o modelo pedagógico que é aplicado, os objetivos, a
metodologia do ensino, o perfil do aluno que deseja formar, o perfil dos
educadores, as estratégias de avaliação dos processos de ensino e aprendizagem,
contemplando a diversidade em todos os seus aspectos: sociais, culturais,
políticos, econômicos, de gênero, geração e etnia.
b) “O projeto representa a oportunidade de a
direção, a coordenação pedagógica, os professores e a comunidade tomarem sua
escola nas mãos, definir seu papel estratégico na educação das crianças e
jovens, organizar suas ações, visando atingir os objetivos a que se propõe. É o
ordenador, o norteador da vida escolar”. (J.C. Libâneo).
c) Pensar em Projeto Político Pedagógico para
qualquer escola, pressupõe que os educadores tenham um espaço onde possam se
manifestar, que o processo da escola e suas experiências acumuladas sejam
refletidas no texto, que haja uma definição anterior sobre qual a concepção de
Projeto Político Pedagógico será defendida pelo grupo.
d) Quando os professores e a comunidade se
reúnem para pensar organizadamente sobre o seu fazer, é o começo de uma atividade
coletiva que quase certamente terá a “escrita” do projeto pedagógico da escola
como resultado.
e) A
identidade da escola é definida pela sua vinculação às questões inerentes à sua
realidade, ancorando-se na temporalidade e saberes próprios dos estudantes, na
memória coletiva que sinaliza futuros, na rede de ciência e tecnologia
disponível na sociedade e nos movimentos sociais [...]. (Resolução CNE/CEB Nº
01/2002).
3.
PROJETO PEDAGÓGICO DA ESCOLA E A LDB – LEI 9.394/96.
– O eixo da Flexibilidade: Vincula-se à
autonomia, possibilitando à escola organizar o seu próprio trabalho pedagógico.
– O eixo da avaliação: reforça um aspecto
importante a ser observado nos vários níveis do ensino público (artigo 9ª,
inciso VI).
– O eixo da liberdade: expressa-se no âmbito do
pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas (artigo 3ª, inciso III) e da
proposta de gestão democrática do ensino público (artigo 3ª, inciso VIII), a
ser definida em cada sistema de ensino.
b) O artigo 12, inciso – I afirma que os
estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de
ensino, terão a incumbência de:
“I - elaborar e executar sua proposta pedagógica”.
c) Os artigos 13 e 14 definem as incumbências
docentes com relação ao projeto pedagógico.
– Art. 13 “I – participar da elaboração da
proposta pedagógica do estabelecimento de ensino”.
–
Art. 14 “I – participação dos profissionais de educação na elaboração do
projeto pedagógico da escola”.
4.
PRINCÍPIOS NORTEADORES DO PROJETO PEDAGÓGICO
“I. Igualdade de condições para acesso e
permanência na escola;
II. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e
divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
III. Pluralismo de idéias e concepções
pedagógicas;
IV. Respeito à liberdade e apreço a tolerância;
V. Coexistência de instituições públicas e
privadas de ensino;
VI. Gratuidade do ensino público em
estabelecimentos oficiais;
VII. Valorização do profissional da educação
escolar;
VIII. Gestão democrática do ensino público, na
forma da lei e da legislação do sistema de ensino;
IX. Garantia do padrão de qualidade;
X. Valorização da experiência extra-curricular;
XI.
Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais”.
5.
DIMENSÕES DO PROJETO PEDAGÓGICO.
a) Pedagógica: Diz respeito ao trabalho da
escola como um todo em sua finalidade primeira e a todas as atividades,
inclusive à forma de gestão, à abordagem curricular e à relação escola:
comunidade.
b) Administrativa: Refere-se àqueles aspectos
gerais de organização da escola como: gerenciamento do quadro de pessoal,
registro sobre a vida da escola etc.
c) Financeira: relaciona-se às questões gerais de
captação e aplicação de recursos financeiros.
d)
Jurídica: Retrata a legalidade das ações e a relação da escola com outras
instancias do sistema de ensino – Municipais, Estadual e Federal.
6.
PRINCÍPIOS ORIENTADORES DO PROJETO PEDAGÓGICO.
a) Relação entre a escola e a comunidade:
possibilita a participação de todos os segmentos nas decisões da escola.
b) Gestão democrática: pressupõe a participação
de todos os trabalhadores envolvidos na escola para ajudar na definição de
rumos, bem como do Colegiado Estudantil e Conselho Escolar
c) Democratização do acesso e da permanência,
com sucesso, do aluno na escola: pressupõe um ensino de qualidade para todos.
d) Autonomia: É entendida como capacidade de
governar-se dentro de certos limites, definidos pelas legislações e pelos
órgãos do sistema educacional.
e) Qualidade de ensino para todos: pressupõe
uma preocupação do gestor democrático com a construção de uma escola que
valorize as relações estabelecidas pelos indivíduos em seu cotidiano.
f) Organização curricular: Visa assegurar uma
aprendizagem para as necessidades e o sucesso do aluno. Neste sentido o
currículo precisa ser considerado como eixo central da discussão na escola.
g) A valorização dos profissionais da educação:
defende uma adequada formação dos profissionais em educação tanto na formação
inicial quanto na formação continuada.
Referências
MURAMOTO, Helenice M. S. Supervisão
Escolar: Para que te quero? São Paulo: Iglu, 1991.
SALVADOR. Como elaborar a
Proposta Pedagógica. SMEC-CENAP, 2001.
SALVADOR. Carta da Cidade
Educadora. PMS-SMEC-ASTEC, 2007.
VASCONCELLOS, Celso S. Planejamento:
Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político Pedagógico. São Paulo:
Libertad, 2000.
VEIGA, Ilma Passos A. (org). Projeto
Político Pedagógico da Escola: uma construção possível. Campinas: Papirus,
1995.
NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia
de Projetos: etapas, papéis e atores. São Paulo: Erica, 2005.
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