ESTRATÉGIAS PARA TRAÇAR O PERFIL DA COMUNIDADE ESCOLAR (*Recorte de Textos)
1) Questionários:
questões impressas para que os familiares preencham os dados que a escola
considere relevante para a compreensão do seu contexto escolar. Podem ser,
tanto dados cadastrais, como também relacionados à saúde, situação
socioeconômica, preferências e desagrados do discente, expectativas dos pais
quanto à escola, etc.
2) Entrevistas: as
entrevistas proporcionam um contato mais próximo e informal entre a equipe
escolar, o educando e seus familiares, permitindo que aquela conheça mais de
perto a realidade do aluno e o seu contexto familiar. Talvez esta seja a
estratégia mais difícil de traçar um diagnóstico da comunidade quando a escola
é muito numerosa. Uma possibilidade é o próprio professor de uma turma fazer as
entrevistas. Assim como no questionário, as questões devem privilegiar o que a
escola necessita para traçar o perfil da sua comunidade.
3) Painéis de opinião:
esta estratégia é interessante para que o gestor tenha respostas acerca de
questões mais abrangentes da comunidade, como, por exemplo: expectativas em
relação à escola, sugestões de melhorias diversas, identificação de problemas,
entre outras. Estes painéis devem ser grandes e colocados em pontos de
circulação dos pais para que estes possam escrever. Devem, ainda, ter uma
caneta acoplada a eles. Neste procedimento, a opinião de quem escreve é
anônima. Isto pode trazer alguns aspectos negativos, a se considerar, como a
utilização de uma linguagem inadequada e a não totalidade de participação da
comunidade em se manifestar sobre uma questão que requer um grupo
significativo.
4) Meios
virtuais: os recursos tecnológicos modernos são um grande aliado para a gestão
participativa. A escola pode utilizar blogs, sites e redes sociais como os
aplicativos de mensagens para se comunicar com a escola e opinar sobre questões
de interesse geral, quando solicitado.
*Compilação: MARANHÃO. Escola Digna – Pacto
pela Aprendizagem – Orientações de organização do Ciclo Formativo Municipal.
SEE. São Luís, 2023
Nenhum comentário:
Postar um comentário