UMA VIAGEM AO TERRITÓRIO DA
LEITURA
1) Escutar leituras literárias: É necessário
inserir nas rotinas formativas o acercamento do(a) professor(a) a diferentes
textos literários, através de escutas de leituras compartilhadas, pois a
leitura se constrói socialmente, a partir da mediação de outros.
2) Degustar leituras literárias: É preciso
conhecer para poder gostar e compreender que é necessário considerar o sentido
não como algo a ser explicado e sim como algo a ser experimentado.
3) Relacionar
texto-vida: É importante ressaltar que a identificação precisa ser acompanhada
da abstração, da possibilidade de participar do jogo simbólico favorecido pela
leitura de literatura.
4) Efetivar práticas de leitura literária: É essencial inserir na rotina a leitura por fruição como um efeito a ser experimentado de forma criativa, estética, imaginativa e fluidora.
5) Fazer da leitura um cerimonial: Deve haver um momento mágico para começar e terminar uma história, como se fosse uma celebração, o início e o fim de um rito, que deve ser ao mesmo tempo sagrado e lúdico, sonhador e prazeroso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário