PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA (PDE-E) – MEC: ORIENTAÇÕES E CRITÉRIOS PARA ANÁLISE DA EFICÁCIA E QUALIDADE ESCOLAR (*Recorte de Textos):
1) Ensino e
aprendizagem: diz respeito à aquisição de conhecimentos e habilidades por parte
dos alunos, proposta pedagógica, planejamento pedagógico, método pedagógico,
estratégias de ensino, práticas educacionais, avaliação da aprendizagem e do
material didático.
2) Clima escolar: está
relacionado com as condições observáveis de liderança, compromisso, motivação,
disciplina, segurança da comunidade escolar, isto é, a atmosfera geral da
escola.
3) Pais e comunidade:
envolve a participação dos pais e da comunidade em geral no desempenho da
escola.
4) Gestão de pessoas:
diz respeito à coordenação da equipe para que todos tenham um bom desempenho
profissional.
5) Gestão de processos:
está relacionada ao planejamento das ações da escola, bem como ao gerenciamento
delas.
6) Infraestrutura: são
as condições materiais de funcionamento (instalações e equipamentos) para que o
ensino-aprendizagem ocorra de maneira adequada.
7) Resultado: está relacionado com tudo que
indica o desempenho geral da escola, como: taxa de aprovação, reprovação,
abandono e distorção idade/série; satisfação dos alunos, pais, colaboradores e
da sociedade; indicadores de melhoria das práticas de gestão e cumprimento das
metas estabelecidas.
*Compilação: MARANHÃO. Escola Digna – Pacto pela Aprendizagem – Orientações de organização do Ciclo Formativo Municipal. SEE. São Luís, 2023
Nenhum comentário:
Postar um comentário