ATIVIDADES E AÇÕES DE ROTINAS PARA O(A) GESTOR(A) ESCOLAR: ANUAIS E DEMANDAS (*)
1)
Algumas atividades e ações Anuais
a) Planejar e
organizar a Semana Pedagógica;
b) Definir a lotação
docente com a Secretaria de Educação e o núcleo gestor. Para tanto, é
importante considerar as habilidades, competências e desempenho do professor
nas disciplinas, principalmente observando o ciclo da alfabetização;
c) Organizar, em
articulação com o núcleo gestor, a enturmação dos estudantes de maneira criteriosa
e ética;
d) Fazer a escolha dos
livros didáticos, em conjunto com a coordenação pedagógica e professores,
considerando as orientações da Secretaria de Educação;
e) Acompanhar a
entrega e devolução dos livros didáticos;
f) Elaborar o calendário
de eventos;
g) Rever o PPP com o núcleo
gestor, analisando e construindo junto aos professores eventuais redefinições;
h) Acompanhar a aplicação
das avaliações externas, sempre de acordo com as orientações da Secretaria de
Educação;
i) Analisar os
resultados da escola com professores e responsáveis;
j) Definir com a comunidade escolar possíveis ações
de melhoria;
k) Coordenar e
supervisionar a realização do inventário anual do patrimônio;
l) Realizar balanço anual
de três dimensões do trabalho desenvolvido: pedagógica, administrativa e
financeira;
m) Realizar a prestação
de contas junto à Secretaria de Educação e órgãos financiadores;
n) Convocar o conselho
fiscal para verificar e aprovar a prestação de contas para envio aos órgãos competentes;
o) Participar do
conselho de classe acompanhando os dados de aprovação, reprovação e abandono de
estudantes, buscando sempre contribuir com estratégias para aprendizagem e permanência
na escola;
p) Celebrar a conclusão do ano letivo de
maneira festiva, destacando as conquistas ao longo da jornada e reconhecendo a
contribuição de todos, bem como a importância de dar continuidade à missão de
educar e transformar vidas.
2)
Algumas atividades e ações de demanda
a)
Providenciar e articular substituições de professores e/ou outros servidores
junto a Secretaria de Educação;
b)
Consultar, acompanhar e alterar o calendário escolar ajustando as necessidades
não previstas, mas sem perder de vista a unicidade com a Secretaria de
Educação;
c) Providenciar as manutenções estruturais
rotineiras e/ou articular as mesmas com a Secretaria de Educação;
d)
Verificar saldos e pagamentos, analisando as possibilidade de aquisição de
matérias para uso na escola, bem como a formação continuada, dentre outras
possibilidades, tendo em vista o plano escolar anual e Projeto Político
Pedagógico (PPP).
* Recorte de Textos de: Escola Digna – Pacto
pela Aprendizagem – Caderno de orientações. Secretária de Estado da Educação.
São Luís, 2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário