ATIVIDADES E AÇÕES DE ROTINAS PARA O(A) GESTOR(A) ESCOLAR: DIÁRIAS, SEMANAIS E MENSAIS (*)
1) Algumas atividades e
ações diárias
a)
Antes do começo da aula, recepcionar estudantes, responsáveis e professores,
criando cotidianamente uma atmosfera acolhedora;
b) Ao
final do turno, observar também a saída dos estudantes da escola;
c)
Construir uma agenda diária e semanal priorizando os compromissos relacionados
ao processo pedagógico de aprendizagem dos estudantes;
d)
Assegurar o controle da frequência de estudantes, professores e demais
servidores, e caso necessário, tomar providências cabíveis;
e)
Manter um contato próximo com os pais ou responsáveis objetivando garantir a
frequência regular dos alunos, combatendo e prevenindo o abandono e a evasão;
f)
Garantir que se cumpra o tempo de aula: entrada, início e fim do recreio, bem
como a saída;
g)
Assegurar que os professores estejam nas salas e estimular o cumprimento do
Plano de Aula;
h)
Visitar as salas de aula por amostragem, visando a obtenção de uma visão
holística para possíveis replanejamentos de ações;
i)
Estar atento para ouvir os anseios, expectativas e interesses dos estudantes;
j)
Criar condições favoráveis para o bom andamento do clima de cordialidade e
empenho entre estudantes, professores, funcionários, pais e toda a comunidade
escolar, estabelecendo um senso de responsabilização entre todos;
k) Orientar os técnicos
administrativos e de serviços gerais para que supervisionem as áreas de uso
comum e a rotina de limpeza, segurança, organização e oferta de merenda.
2) Algumas atividades e ações semanais
a)
Realizar plantão pedagógico de forma individualizada com agendamento dos casos
que exigem maior atenção para estudantes, responsáveis e professores;
b)
Acompanhar pessoalmente ou através do coordenador o plano de aula e o diário de
classe;
c)
Estimular e apoiar o cumprimento do plano de aula, fazendo observações
positivas em relação ao resultado do trabalho pedagógico realizado;
d)
Assegurar o atendimento às solicitações de documentos feitas à escola, bem como
as informações solicitadas pela Secretaria de Educação;
e)
Reunir-se com a equipe pedagógica para acompanhar a agenda do coordenador, caso
haja, examinar as avaliações internas e planejar possíveis intervenções;
f) Verificar a
qualidade do serviço de transporte escolar oferecido no cotidiano. Ou seja, se
o horário estabelecido pela escola é respeitado, se é um serviço seguro e se os
motoristas são cuidadosos com as crianças.
3) Algumas atividades e ações mensais
a)
Analisar o rendimento dos alunos e rever as metas, caso existam;
b)
Reavaliar o planejamento escolar considerando os indicadores atualizados, caso
existam;
c)
Planejar e acompanhar o programa de recuperação da aprendizagem, caso exista,
junto a coordenação pedagógica;
d)
Analisar e rever as estratégias de ensino de cada professor;
e)
Conversar individualmente com professores sobre o rendimento dos estudantes e
as metodologias aplicadas em sala de aula;
f)
Realizar reunião com responsáveis para informar os resultados de aprendizagem
dos estudantes e solicitar o apoio das famílias para adoção de medidas de
reforço escolar e recuperações de conteúdos;
g) Promover
evento de reconhecimento dos estudantes que estão tendo boa frequência e bom rendimento;
h)
Planejar reposição de aulas, quando necessário;
i)
Divulgar para os docentes o calendário da formação de professores e acompanhar
sua participação;
j) Solicitar o apoio da Secretaria de
Educação para oferta de aulas de reforço para os estudantes que necessitem de
suporte pedagógico extra;
k) Conferir
o estoque da merenda escolar com especial atenção à qualidade da alimentação oferecida,
averiguando a satisfação e bem estar dos estudantes;
l) Realizar
reunião com todos os funcionários para avaliar a implementação do planejamento
da escola;
m) Submeter
as contas à aprovação dos respectivos conselhos fiscais.
* Recorte de Textos de: Escola Digna – Pacto
pela Aprendizagem – Caderno de orientações. Secretária de Estado da Educação.
São Luís, 2023.
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