terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

 REFLEXÕES ACERCA DO PLANEJAMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM (Recorte de textos)

Cada Unidade escolar pode e precisa encontrar, dentro de seu contexto, formas de lidar com o planejamento do ensino-aprendizagem, bem como, com seus desdobramentos em planos e projetos. Sendo também importante, desencadear um real processo de repensar os objetivos, metas e todas as ações/estratégias, buscando um significado transformador para os elementos curriculares básicos:

a) objetivos da educação escolar (para que ensinar e aprender?);

b) conteúdos (o que ensinar e aprender?);

c) métodos (como e com o que ensinar e aprender?);

d) tempo e espaço da educação escolar (quando e onde ensinar e aprender?);

e) avaliação (como e o que foi efetivamente ensinado e aprendido?).

Os planos: escolar, de curso e de ensino, precisam dentro da prática de elaboração, superar os aspectos que dificultam o processo ensino-aprendizagem em sala de aula, devendo atuarem de forma coesos, que venham promover uma melhor integração no corpo do plano de currículo da Unidade Escolar, sendo estes:

a) O Planejamento Escolar: que é uma ação global da escola (PPP, Proposta Curricular) feito no coletivo;

b) Plano de Ensino ou Plano Didático: que é o Plano de Ação do Professor, ou seja, é o trabalho docente, sendo responsabilidade do professor, elaborar e executar, uma vez que deve acontecer o processo ensino aprendizagem;

c) Plano de Aula: que é um detalhamento do plano de ensino, uma sequência didática que deve ser preparado para as ações do dia-a-dia de sala de aula.

É importante que os professores observem e levem em conta o cotidiano da comunidade escolar no planejamento de aulas, visando superar as dificuldades dos alunos e das demais problemas enfrentados pelos e dentro do exercício docente (da aprendizagem dos alunos e o próprio trabalho escolar como um todo), visando desenvolver melhores meios para atingir os objetivos educacionais propostos.

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