REFLEXÕES ACERCA DO PLANEJAMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM (Recorte de textos)
Cada Unidade escolar pode e precisa encontrar, dentro
de seu contexto, formas de lidar com o planejamento do ensino-aprendizagem, bem
como, com seus desdobramentos em planos e projetos. Sendo também importante,
desencadear um real processo de repensar os objetivos, metas e todas as ações/estratégias,
buscando um significado transformador para os elementos curriculares básicos:
a) objetivos da educação escolar (para que
ensinar e aprender?);
b) conteúdos (o que ensinar e aprender?);
c) métodos (como e com o que ensinar e
aprender?);
d) tempo e espaço da educação escolar (quando e
onde ensinar e aprender?);
e)
avaliação (como e o que foi efetivamente ensinado e aprendido?).
Os planos: escolar, de curso e de ensino, precisam dentro da prática de
elaboração, superar os aspectos que dificultam o processo ensino-aprendizagem
em sala de aula, devendo atuarem de forma coesos, que venham promover uma
melhor integração no corpo do plano de currículo da Unidade Escolar, sendo estes:
a) O Planejamento
Escolar: que é uma ação global da escola (PPP, Proposta Curricular) feito no coletivo;
b) Plano de Ensino ou
Plano Didático: que é o Plano de Ação do Professor, ou seja, é o
trabalho docente, sendo responsabilidade do professor, elaborar e executar, uma
vez que deve acontecer o processo ensino aprendizagem;
c) Plano de Aula: que é um detalhamento do
plano de ensino, uma sequência didática que deve ser preparado para as ações do
dia-a-dia de sala de aula.
É importante que os professores
observem e levem em conta o cotidiano da comunidade escolar no planejamento de aulas, visando superar as
dificuldades dos alunos e das demais problemas enfrentados pelos e dentro do
exercício docente (da aprendizagem dos alunos e o próprio trabalho escolar como
um todo), visando desenvolver melhores meios para atingir os objetivos educacionais
propostos.
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