sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

 RESPONSABILIDADES DO SECRETÁRIO(A) DE EDUCAÇÃO (Recortes de textos)

1) Visão holísticas:  devem ser realizados diagnósticos internos e externo, tanto dos processos de cada setor ou departamento da secretaria, quanto também e externos das escolas, visando identificar os problemas que precisam ser resolvidos. É importante analisar de forma profunda a organização da estrutura administrativa, bem como, estudar as políticas que têm sido realizadas no município nos últimos anos, conhecendo a realidade histórica de trabalho.

2) Plano e programas: Criar planos de ação com base em diagnósticos, para poder definir os melhores caminhos para alcançar possíveis soluções, além é claro, de elabora um esquema de cronograma e colocar em prática as ações estratégicas com atenção especial dentre os quais, a infraestrutura das escolas, a merenda, o transporte, a relação com a comunidade, o uso dos recursos públicos e a aprendizagem, a valorização dos profissionais da educação.

3) Trabalho cooperativo e colaborativo: Trabalhar em parceria real, por meio de articulação com outras secretarias da rede municipais e estaduais, também junto com as instituições educacionais formadoras de profissionais, as universidades, faculdades, centros universitários, institutos e escolas, públicas e/ou privadas, para que as ações planejadas sejam sustentáveis e cumpram as metas e objetivos do plano de governo, garantir o pleno desenvolvimento do educando.

4) Analisar os resultados: estar atento aos indicadores de aprendizagem e planejar ações com todo o quadro de educadores para melhorar o desempenho dos estudantes, para uma melhor compreensão do sistema educacional municipal (o acompanhamento de desempenho de alunos da gestão pedagógica da secretaria e sistemas de ensino) de forma a utilizar os indicadores para que possa revelar os melhores caminhos para alcançar uma educação pública de qualidade.

5)  Ter maior atenção aos recursos financeiros e aplicação dos mesmo: as verbas da Educação devem ser administradas conforme determina a lei. Há diversas peculiaridades sobre como e quando utilizá-las. Cabe à equipe conhecer o funcionamento real do orçamento para tornar o trabalho mais ágil e correto (aplicações direcionadas eticamente), e estabelecer parcerias com outras áreas da gestão municipal ou mesmo de outra instância publica sempre que necessário.

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