RESPONSABILIDADES DO SECRETÁRIO(A) DE EDUCAÇÃO (Recortes de textos)
1) Visão holísticas: devem
ser realizados diagnósticos internos e externo, tanto dos processos de cada
setor ou departamento da secretaria, quanto também e externos das escolas,
visando identificar os problemas que precisam ser resolvidos. É importante analisar
de forma profunda a organização da estrutura administrativa, bem como, estudar
as políticas que têm sido realizadas no município nos últimos anos, conhecendo a
realidade histórica de trabalho.
2) Plano e programas: Criar
planos de ação com base em diagnósticos, para poder definir os melhores
caminhos para alcançar possíveis soluções, além é claro, de elabora um esquema
de cronograma e colocar em prática as ações estratégicas com atenção especial dentre
os quais, a infraestrutura das escolas, a merenda, o transporte, a relação com
a comunidade, o uso dos recursos públicos e a aprendizagem, a valorização dos
profissionais da educação.
3) Trabalho cooperativo e
colaborativo: Trabalhar em parceria real, por meio de
articulação com outras secretarias da rede municipais e estaduais, também junto
com as instituições educacionais formadoras de profissionais, as universidades,
faculdades, centros universitários, institutos e escolas, públicas e/ou
privadas, para que as ações planejadas sejam sustentáveis e cumpram as metas e
objetivos do plano de governo, garantir o pleno desenvolvimento do educando.
4) Analisar os resultados: estar
atento aos indicadores de aprendizagem e planejar ações com todo o quadro de
educadores para melhorar o desempenho dos estudantes, para uma melhor
compreensão do sistema educacional municipal (o acompanhamento de desempenho de
alunos da gestão pedagógica da secretaria e sistemas de ensino) de forma a
utilizar os indicadores para que possa revelar os melhores caminhos para
alcançar uma educação pública de qualidade.
5) Ter maior atenção aos recursos financeiros e
aplicação dos mesmo: as verbas da Educação devem ser administradas
conforme determina a lei. Há diversas peculiaridades sobre como e quando
utilizá-las. Cabe à equipe conhecer o funcionamento real do orçamento para
tornar o trabalho mais ágil e correto (aplicações direcionadas eticamente), e
estabelecer parcerias com outras áreas da gestão municipal ou mesmo de outra instância
publica sempre que necessário.
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