quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

 EQUIPES DE ATUAÇÃO FIXA EM UMA ESCOLA DE TEMPOINTEGRAL (Recortes de textos)

Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as equipes mínimas (recursos humanos fixos em cada unidade educacional – não é equipe de visitação) necessárias para o funcionamento de uma escola de tempo integral são:

1 Equipe Pedagógica

a) Diretor(a): Responsável pela gestão da escola.

b) Vice-Diretor(a): Auxilia o diretor e assume a direção em sua ausência.

c) Coordenador(a) Pedagógico(a): Responsável pela coordenação pedagógica da escola.

d) Professores: Docentes qualificados para ministrar aulas em diferentes disciplinas.

e) Bibliotecário ou auxiliar de biblioteca: acompanhamento e orientações de atividades voltadas para o ambiente e ações educativas.

f) Professores de Educação Física: Docentes especializados em educação física.

g) Orientadores Educacionais: Profissionais que apoiam os alunos em questões acadêmicas e pessoais.

2 Equipe Administrativa

a) Secretário(a): Responsável pela gestão administrativa da escola.

b) Assistentes Administrativos: Auxiliam o secretário e realizam tarefas administrativas.

c) Contador(a): Responsável pela gestão financeira da escola.

3 Equipe de Apoio

a) Manipuladoras de alimentos: Responsáveis pela preparação e distribuição de refeições.

b) Agentes de serviços diversos: Responsáveis pela limpeza e manutenção da escola.

c) Porteiros e Seguranças escolar: Responsáveis pela segurança e vigilância da escola.

d) Professores de laboratórios: Informática, Ciências, Matemática e Linguagem: Responsáveis pelas atividades direcionadas e de apoio ao processo de aprendizagem nos laboratórios.

4 Equipe de Saúde

a) Enfermeiro(a): Responsável pela assistência médica e de enfermagem.

b) Psicólogo(a): Responsável pela assistência psicológica aos alunos.

c) Assistente Social: Responsável pela assistência social aos alunos e suas famílias.

d) Intérprete de Libras: Responsável pela interpretação de libras para os alunos surdos.

e) Agentes de inclusão e cuidadores: Atuação com alunos com necessidades especiais.

Referências

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - Lei nº 9.394/1996.

BRASIL, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Ministério da Educação, 2018.

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