EQUIPES DE ATUAÇÃO FIXA EM UMA ESCOLA DE TEMPOINTEGRAL (Recortes de textos)
Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional (LDB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as equipes
mínimas (recursos humanos fixos em cada unidade educacional – não é equipe de visitação)
necessárias para o funcionamento de uma escola de tempo integral são:
1 Equipe Pedagógica
a) Diretor(a): Responsável pela gestão da
escola.
b) Vice-Diretor(a): Auxilia o diretor e assume
a direção em sua ausência.
c) Coordenador(a) Pedagógico(a): Responsável
pela coordenação pedagógica da escola.
d) Professores: Docentes qualificados para
ministrar aulas em diferentes disciplinas.
e) Bibliotecário ou auxiliar de biblioteca:
acompanhamento e orientações de atividades voltadas para o ambiente e ações
educativas.
f) Professores de Educação Física: Docentes
especializados em educação física.
g)
Orientadores Educacionais: Profissionais que apoiam os alunos em questões
acadêmicas e pessoais.
2 Equipe Administrativa
a) Secretário(a): Responsável pela gestão
administrativa da escola.
b) Assistentes Administrativos: Auxiliam o
secretário e realizam tarefas administrativas.
c)
Contador(a): Responsável pela gestão financeira da escola.
3 Equipe de Apoio
a) Manipuladoras de alimentos: Responsáveis
pela preparação e distribuição de refeições.
b) Agentes de serviços diversos: Responsáveis
pela limpeza e manutenção da escola.
c) Porteiros e Seguranças escolar: Responsáveis
pela segurança e vigilância da escola.
d)
Professores de laboratórios: Informática, Ciências, Matemática e Linguagem: Responsáveis
pelas atividades direcionadas e de apoio ao processo de aprendizagem nos
laboratórios.
4 Equipe de Saúde
a) Enfermeiro(a): Responsável pela assistência
médica e de enfermagem.
b) Psicólogo(a): Responsável pela
assistência psicológica aos alunos.
c) Assistente Social: Responsável
pela assistência social aos alunos e suas famílias.
d) Intérprete de Libras: Responsável pela
interpretação de libras para os alunos surdos.
e)
Agentes de inclusão e cuidadores: Atuação com alunos com necessidades
especiais.
Referências
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (LDB) - Lei nº 9.394/1996.
BRASIL, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) -
Ministério da Educação, 2018.
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