quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

 O USO DE MÚSICA COMO ESTRATÉGIA NO “SILENCIAR PEDAGÓGICO”

1 Contextualizando

Dentro de uma sala de aula é importante conquistar a atenção das crianças, conquistar a concentração (o que chamamos muitas vezes de: “silenciar” para concentrar-se na aula”), e, entre as estratégias pedagógicas, temos o uso de música, que pode se apresentar como uma tática pedagógica eficaz para promover a disciplina e o respeito ao ambiente de aprendizado.

Conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a utilização de música para “silenciar” uma turma e conquistar a atenção das crianças pode ser uma estratégia eficaz para promover e valorizar a criação de um ambiente de aprendizado favorável, bem como os interesses dos alunos, possibilitando também a promoção da expressão e da comunicação.

O ambiente de aprendizado deve ser favorável ao desenvolvimento integral dos alunos, promovendo a disciplina, o respeito e a cooperação. Para isso, é importante criar um clima de trabalho que seja favorável à concentração e à reflexão, utilizando recursos como a música, a iluminação e a organização do espaço. (BNCC, 2018, p. 53)

Nesse sentido, o uso de música pode ser uma ferramenta útil para promover a calma e a concentração, reduzir o ruído e a distração e criar um ambiente de respeito e disciplina, bem como, promover comunicação e relações sociais, pois: "A música, como linguagem artística, pode ser utilizada para promover a expressão e a comunicação, além de contribuir para a formação de habilidades e competências." (BNCC, 2018, p. 156)

2 Benefícios do uso de música

a) Promove a calma: A música pode ajudar a reduzir o nível de ruído e promover a calma na sala de aula.

b) Melhora a concentração: A música pode ajudar os alunos a se concentrar e a se focar na atividade em questão.

c) Cria um ambiente agradável: A música pode ajudar a criar um ambiente agradável e acolhedor na sala de aula.

3 Dicas para utilizar a música

a) Escolha músicas calmas: Escolha músicas chamativas, podendo usar uma linguagem mais próxima da criança para um melhor entendimento do objetivo.

b). Use a música de forma consistente: Use a música de forma consistente para silenciar a turma, para que os alunos aprendam a associar a música ao silêncio.

c) Use a música em momentos específicos: Use a música em momentos específicos, como: início de aula; durante as atividades de leitura ou de escrita, para ajudar os alunos a se concentrar.

Considerações

A música é sem dúvida uma marca cultural de uma sociedade e está inserida constantemente ao redor das crianças, assim, torna-se imprescindível que seja trabalhada com os educandos em sala de aula de forma a desenvolver não somente o gosto musical, mas, criatividade, imaginação, memória, movimento, respeito levando a concentração e à reflexão, levando ao desenvolvimento de habilidades e competências dentro de uma prática alfabetizada e letrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário