O USO DE MÚSICA COMO ESTRATÉGIA NO “SILENCIAR PEDAGÓGICO”
1 Contextualizando
Dentro de uma sala de aula é
importante conquistar a atenção das crianças, conquistar a concentração (o que
chamamos muitas vezes de: “silenciar” para concentrar-se na aula”), e, entre as
estratégias pedagógicas, temos o uso de música, que pode se apresentar como uma
tática pedagógica eficaz para promover a disciplina e o respeito ao ambiente de
aprendizado.
Conforme a Base Nacional Comum Curricular
(BNCC), a utilização de música para “silenciar” uma turma e conquistar a atenção
das crianças pode ser uma estratégia eficaz para promover e valorizar a criação
de um ambiente de aprendizado favorável, bem como os interesses dos alunos, possibilitando também a promoção da expressão e da comunicação.
O ambiente de
aprendizado deve ser favorável ao desenvolvimento integral dos alunos,
promovendo a disciplina, o respeito e a cooperação. Para isso, é importante
criar um clima de trabalho que seja favorável à concentração e à reflexão,
utilizando recursos como a música, a iluminação e a organização do espaço.
(BNCC, 2018, p. 53)
Nesse sentido, o uso de música pode ser uma
ferramenta útil para promover a calma e a concentração, reduzir o ruído e a
distração e criar um ambiente de respeito e disciplina, bem como, promover
comunicação e relações sociais, pois: "A música, como linguagem artística,
pode ser utilizada para promover a expressão e a comunicação, além de
contribuir para a formação de habilidades e competências." (BNCC, 2018, p.
156)
2 Benefícios do uso de música
a) Promove a calma: A música pode ajudar a
reduzir o nível de ruído e promover a calma na sala de aula.
b) Melhora a concentração: A música pode ajudar
os alunos a se concentrar e a se focar na atividade em questão.
c)
Cria um ambiente agradável: A música pode ajudar a criar um ambiente agradável
e acolhedor na sala de aula.
3 Dicas para utilizar a música
a) Escolha músicas calmas: Escolha músicas chamativas,
podendo usar uma linguagem mais próxima da criança para um melhor entendimento do objetivo.
b). Use a música de forma consistente: Use a
música de forma consistente para silenciar a turma, para que os alunos aprendam
a associar a música ao silêncio.
c)
Use a música em momentos específicos: Use a música em momentos específicos,
como: início de aula; durante as atividades de leitura ou de escrita, para
ajudar os alunos a se concentrar.
Considerações
A música é sem dúvida uma marca cultural de uma
sociedade e está inserida constantemente ao redor das crianças, assim, torna-se
imprescindível que seja trabalhada com os educandos em sala de aula de forma a desenvolver
não somente o gosto musical, mas, criatividade, imaginação, memória, movimento,
respeito levando a concentração e à reflexão, levando ao desenvolvimento de habilidades
e competências dentro de uma prática alfabetizada e letrada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário