UMA EDUCAÇÃO DOENTE FORMA PESSOAS DOENTES (Recortes de textos)
Sem dúvida, é de grande relevância refletir
sobre o contexto da formação dos educandos na perspectiva das contradições
educacionais no que se refere a educação inadequada ou deficiente, produzida
pela má gestão pública, que pode contribuir para a formação de indivíduos com
problemas emocionais, psicológicos ou sociais, dentre os quais podemos
apresentar pontos que podem ser considerados, sendo estes:
1. Impacto na saúde mental: Uma
educação que não aborda adequadamente questões de saúde mental, não oferece
apoio emocional ou promove práticas de autocuidado, pode contribuir para o
desenvolvimento de problemas de saúde mental nos alunos e refletir as
consequências dentro da família e da própria sociedade no qual o mesmo estar
inserido.
2. Desenvolvimento de
habilidades sociais: A educação desempenha um papel crucial no
desenvolvimento de habilidades sociais, como comunicação, empatia e resolução
de conflitos. Uma educação deficiente nesses aspectos pode levar a dificuldades
nas relações interpessoais e no trabalho em equipe, bem como, na relação
consigo mesmo e com os outros.
3. Autoestima e confiança: Uma
educação que enfatiza a crítica construtiva e o apoio pode ajudar a desenvolver
uma autoimagem positiva. Entretanto o contrário dessa forma de trabalho, no
qual os alunos são tratados e avaliados de forma a focar apenas na
negatividade, pode afetar significativamente sua autoestima e confiança,
dificultando seu desenvolvimento educativo.
4. Resiliência e adaptação: Uma
educação que promove a resiliência pode ajudar os indivíduos a lidar melhor com
os obstáculos da vida. No entanto, se esse processo educacional não permitir
essa ação, a educação pode deixar de ensinar aos alunos a lidar com desafios,
dificultando sua adaptação e superação de situações difíceis que podem ocorrer
no seu cotidiano escolar e social.
5. Educação emocional: A
educação emocional é fundamental para o bem-estar dos indivíduos. Mas se essa
educação não inclui o desenvolvimento dessa inteligência emocional, o educando
pode ser impedido de desenvolver habilidades que poderão ajudá-los a entender e
gerenciar suas emoções de forma saudável, prejudicando o seu crescimento no
processo de aprendizagem.
Considerações
De forma geral, uma educação de qualidade é
primordial e essencial para o desenvolvimento saudável de cada indivíduo, tanto
em termos de saúde mental quanto de habilidades sociais e emocionais, podendo
contribuir para um melhor processo de aprendizagem, como também, na construção
de um sujeito reflexivo e protagonista atuante na sociedade. Sendo dever do
poder público, elaborar, executar e gerenciar ações diretivas para proporcionar
o alcance de resultados reais e de qualidade.
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