domingo, 6 de abril de 2025

 UMA EDUCAÇÃO DOENTE FORMA PESSOAS DOENTES (Recortes de textos)

Sem dúvida, é de grande relevância refletir sobre o contexto da formação dos educandos na perspectiva das contradições educacionais no que se refere a educação inadequada ou deficiente, produzida pela má gestão pública, que pode contribuir para a formação de indivíduos com problemas emocionais, psicológicos ou sociais, dentre os quais podemos apresentar pontos que podem ser considerados, sendo estes:

1. Impacto na saúde mental: Uma educação que não aborda adequadamente questões de saúde mental, não oferece apoio emocional ou promove práticas de autocuidado, pode contribuir para o desenvolvimento de problemas de saúde mental nos alunos e refletir as consequências dentro da família e da própria sociedade no qual o mesmo estar inserido.

2. Desenvolvimento de habilidades sociais: A educação desempenha um papel crucial no desenvolvimento de habilidades sociais, como comunicação, empatia e resolução de conflitos. Uma educação deficiente nesses aspectos pode levar a dificuldades nas relações interpessoais e no trabalho em equipe, bem como, na relação consigo mesmo e com os outros.

3. Autoestima e confiança: Uma educação que enfatiza a crítica construtiva e o apoio pode ajudar a desenvolver uma autoimagem positiva. Entretanto o contrário dessa forma de trabalho, no qual os alunos são tratados e avaliados de forma a focar apenas na negatividade, pode afetar significativamente sua autoestima e confiança, dificultando seu desenvolvimento educativo.

4. Resiliência e adaptação: Uma educação que promove a resiliência pode ajudar os indivíduos a lidar melhor com os obstáculos da vida. No entanto, se esse processo educacional não permitir essa ação, a educação pode deixar de ensinar aos alunos a lidar com desafios, dificultando sua adaptação e superação de situações difíceis que podem ocorrer no seu cotidiano escolar e social.

5. Educação emocional: A educação emocional é fundamental para o bem-estar dos indivíduos. Mas se essa educação não inclui o desenvolvimento dessa inteligência emocional, o educando pode ser impedido de desenvolver habilidades que poderão ajudá-los a entender e gerenciar suas emoções de forma saudável, prejudicando o seu crescimento no processo de aprendizagem.

Considerações

De forma geral, uma educação de qualidade é primordial e essencial para o desenvolvimento saudável de cada indivíduo, tanto em termos de saúde mental quanto de habilidades sociais e emocionais, podendo contribuir para um melhor processo de aprendizagem, como também, na construção de um sujeito reflexivo e protagonista atuante na sociedade. Sendo dever do poder público, elaborar, executar e gerenciar ações diretivas para proporcionar o alcance de resultados reais e de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário