GESTÃO
OPRESSORA: CONSEQUÊNCIAS, PROFISSIONAIS COLABORADORES ADOENTES (Recortes de
textos)
Os profissionais colaboradores da educação,
geridos por uma má gestão, sem dúvida, adoecem devido às condições de trabalho
e ao estresse ocupacional opressivos. Aqui estão alguns fatores que podem
contribuir para o adoecimento dos profissionais colaboradores:
1. Estresse e sobrecarga de
trabalho: A pressão para cumprir com os objetivos educacionais, sem
apoio educacional real, lidar com classes numerosas e gerenciar comportamentos
desafiadores pode levar ao estresse e à sobrecarga de trabalho.
2. Falta de apoio e recursos: A
falta de apoio administrativo, sem recursos materiais ou recursos inadequados e
infraestrutura deficiente pode contribuir para o estresse e a frustração dos
profissionais da educação.
3. Problemas de saúde mental: O
estresse crônico e a pressão podem levar a problemas de saúde mental, como
ansiedade, depressão, principalmente toda a pressão vem de quem não conhece ou
mesmo conhecendo a realidade, vive em um mundo utópico à realidade da
educacional.
4. Desmotivação e
desinteresse: A falta de reconhecimento, apoio e valorização
pode levar à desmotivação e ao desinteresse dos profissionais da educação.
Muitas vezes quem são valorizados, são aqueles que oprimem, cobram tarefas que
só sabem fazer na teoria, não tem a competência da prática.
5. Condições de trabalho
inadequadas: Condições de trabalho inadequadas, como salas
de aula superlotadas, ruído excessivo, falta de recursos, falta de materiais didáticos,
podem contribuir para o estresse e o adoecimento, com situações inadequadas
criadas muitas vezes pela própria gestão maior.
Considerações
Para prevenir o adoecimento dos profissionais da educação, é fundamental que as instituições e os governos apresentem condições de trabalho adequadas tendo mais ações que visem o bem-estar dos profissionais da educação, pois problemas complexos, exige a atenção e a colaboração de diversos atores, a começar pelo poder público, sindicatos (este deve lutar pela classe e não por interesses pessoais), escolas e a sociedade em geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário