Estágios de desenvolvimento propostos por Wallon (Tópicos)
O francês Henri Paul Hyacinthe Wallon
(1879-1962), psicólogo, filósofo, médico e político, desenvolveu, dentro de
seus trabalhos, estudos direcionados para desenvolvimento, relacionados aos processos
mentais, afetividade e evolutivo do ser humano, no qual foi organizado em
estágios, sendo estes, apresentados a segui:
Impulsivo-emocional (até um ano de
idade) – Nesse estágio temos o predomínio da emoção, que dá um colorido especial
às trocas que a criança realiza com seu meio, orientando suas relações com as
outras pessoas e com sua ajuda, com o mundo. A criança depende totalmente das
outras pessoas para sobreviver, estado esse que Wallon chama de imperícia (nada
saber fazer por si). Ela está conhecendo seu próprio corpo e explorando seus
movimentos, e dentro desse estágio, cada movimento representa algo para ela.
Sensório-motor e projetivo (até o
terceiro ano) – Aqui nesse estágio, a criança explora o mundo físico,
manipulando objetos e explorando o espaço, tendo mais autonomia. É projetivo
porque ela usa os gestos para expressar seus pensamentos e se comunicar (o ato
mental projeta-se em ato motor), existindo assim, o predomínio da cognição (inteligência
prática e simbólica), e, utilizando a linguagem, a criança faz descobertas, que
através da denominação dos objetos, tenta localizá-los e identificá-los.
Personalismo (dos três aos seis anos) –
Acontece nesse estágio, a formação da personalidade e a consciência de si, que
resulta das trocas que faz com outras pessoas, na diferenciação do eu outro. “[...]
é pela expulsão do que há de alheio dentro de si que se fabrica o Eu”. (DANTAS,
1990, p.94). Aí aparece primeiro a oposição ao outro, quando busca se firmar
contradizendo e confrontando as outras pessoas, surgindo então a sedução ou
idade da graça, como chama Wallon. A criança quer ser admirada, apreciada pelos
outros. Depois surge a imitação, pela qual ela cria personagens representando
pessoas que admira, representando papéis para realizar isso. Nessa fase há o
predomínio da afetividade sobre a cognição.
Categorial (dos seis aos onze anos) –
Dá-se nesse estágio, a consolidação da função simbólica e diferenciação da
personalidade, iniciada no estágio anterior. Nesse estágio a criança volta-se
para o mundo, tentando conquistá-lo. Isso acontece junto com o processo de
escolarização, quando as exigências da família e da escola fazem com que a
criança desempenhe papéis variados. Nessa fase há o predomínio da cognição, e o
desenvolvimento da inteligência infantil é enorme.
Puberdade e adolescência (dos onze aos
dezesseis anos) – Ocorrem nesse estágio, as modificações fisiológicas
provocadas pelo amadurecimento sexual, bem como mudanças psicológicas, trazendo
à tona questões pessoais, morais e existenciais. As transformações do corpo
acentuam as diferenças entre os dois sexos, e é necessário que o esquema corporal
seja reorganizado pelos jovens. Passa a ser afetivo o predomínio desse estágio
e, no processo de desenvolvimento a pessoa deverá, por meio de seu potencial
intelectual, reconhecer um eu diferenciado e, ao mesmo tempo, integrado.
Referência
TENREIRO,
Maria Odete Vieira. Psicologia da
educação. Ponta Grossa: Ed.UEPG, 2009.
*Compilação: Prof. Esp. Francisco das C. M. dos
Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário