Tópicos sobre Vygotsky e o Desenvolvimento (Tópicos de Atividades)
1) Como se dá o processo de internacionalização da cultura pelo
sujeito?
Uma operação que
inicialmente representa uma atividade externa é reconstruída e começa a ocorrer
internamente e nesse contexto, um processo interpessoal é transformado num
processo intrapessoal. Tais transformações são produzidas mediante uma série de
eventos ao longo do desenvolvimento e, mesmo sendo transformado, o processo
continua a existir e a mudar por um longo período, antes de se dar a
internalização definitiva.
2) O que são processos psicológicos superiores?
Os processos psicológicos
superiores consistem em ações conscientes e controladas, atenção voluntária,
pensamento abstrato, memória ativa e comportamento deliberado, sendo produzidos
por uma linha de desenvolvimento cultural, a partir da internalização de
práticas históricas e sociais, sob a base das operações com signos. Dentro
desse aspecto, os processos são considerados psicológicos, porque se referem a
comportamentos e processos mentais fundamentados nas relações sociais entre o
indivíduo e o mundo e são superiores por serem tipicamente humanos.
3) O que marca o processo de desenvolvimento do homem?
A interação do natural com
o social, pois é através da interação com membros mais experientes de sua
cultura que a criança apropria-se ativamente da cultura de seu grupo, e,
portanto, desenvolve-se.
4) Explique o processo de mediação e sua relação com a
aprendizagem.
O processo de mediação é
importante para a aprendizagem pelo fato de ser através da mediação que a
criança, desde cedo, apropria-se dos significados socialmente construídos na
cultura, moldando-se e passando por modificações que melhoram a sua conduta em
seu grupo social e a partir da aprendizagem desenvolvida.
5) O que é zona de desenvolvimento proximal?
É a distância entre o desenvolvimento real e o
potencial, que está próximo, mas ainda não foi atingido. A Zona de Desenvolvimento
Proximal, por outro lado, indica aquele conjunto de habilidades onde o sujeito
pode ter sucesso se assistido por um adulto ou alguém mais experiente.
É nessa região que encontram-se
as habilidades ainda em desenvolvimento pelo sujeito. Se pegarmos duas crianças
que apresentem a mesma ZDR ambos poderão ter graus diferentes de sucesso na
solução de problemas assistidos.
As habilidades nas quais
as crianças apresentam sucesso na solução de problemas assistidos serão aquelas
onde o sujeito poderá ter sucesso sozinho depois de algum tempo, se o
desenvolvimento seguir o seu curso normal.
Deste modo, para Vygotsky,
a região onde a escola deve trabalhar é a da ZDP de modo a alavancar o processo
de desenvolvimento dessas funções.
Referência
VYGOTSKY, Lev Semenovitch, 1896-1934. Pensamento
e linguagem. Trad. Jefferson Luiz Camargo. Editora Martins Fontes, São
Paulo, 2005.
TENREIRO,
Maria Odete Vieira. Psicologia da
educação. Ponta Grossa: Ed.UEPG, 2009.
*Compilação: Prof. Esp. Francisco das C. M. dos
Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário