terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Tópicos sobre Vygotsky e o Desenvolvimento (Tópicos de Atividades)
1) Como se dá o processo de internacionalização da cultura pelo sujeito?
Uma operação que inicialmente representa uma atividade externa é reconstruída e começa a ocorrer internamente e nesse contexto, um processo interpessoal é transformado num processo intrapessoal. Tais transformações são produzidas mediante uma série de eventos ao longo do desenvolvimento e, mesmo sendo transformado, o processo continua a existir e a mudar por um longo período, antes de se dar a internalização definitiva.
2) O que são processos psicológicos superiores?
Os processos psicológicos superiores consistem em ações conscientes e controladas, atenção voluntária, pensamento abstrato, memória ativa e comportamento deliberado, sendo produzidos por uma linha de desenvolvimento cultural, a partir da internalização de práticas históricas e sociais, sob a base das operações com signos. Dentro desse aspecto, os processos são considerados psicológicos, porque se referem a comportamentos e processos mentais fundamentados nas relações sociais entre o indivíduo e o mundo e são superiores por serem tipicamente humanos. 
3) O que marca o processo de desenvolvimento do homem?
A interação do natural com o social, pois é através da interação com membros mais experientes de sua cultura que a criança apropria-se ativamente da cultura de seu grupo, e, portanto, desenvolve-se.
4) Explique o processo de mediação e sua relação com a aprendizagem.
O processo de mediação é importante para a aprendizagem pelo fato de ser através da mediação que a criança, desde cedo, apropria-se dos significados socialmente construídos na cultura, moldando-se e passando por modificações que melhoram a sua conduta em seu grupo social e a partir da aprendizagem desenvolvida.
5) O que é zona de desenvolvimento proximal?
É a distância entre o desenvolvimento real e o potencial, que está próximo, mas ainda não foi atingido. A Zona de Desenvolvimento Proximal, por outro lado, indica aquele conjunto de habilidades onde o sujeito pode ter sucesso se assistido por um adulto ou alguém mais experiente.
É nessa região que encontram-se as habilidades ainda em desenvolvimento pelo sujeito. Se pegarmos duas crianças que apresentem a mesma ZDR ambos poderão ter graus diferentes de sucesso na solução de problemas assistidos.
As habilidades nas quais as crianças apresentam sucesso na solução de problemas assistidos serão aquelas onde o sujeito poderá ter sucesso sozinho depois de algum tempo, se o desenvolvimento seguir o seu curso normal.
Deste modo, para Vygotsky, a região onde a escola deve trabalhar é a da ZDP de modo a alavancar o processo de desenvolvimento dessas funções.
Referência
VYGOTSKY, Lev Semenovitch, 1896-1934. Pensamento e linguagem. Trad. Jefferson Luiz Camargo. Editora Martins Fontes, São Paulo, 2005.
TENREIRO, Maria Odete Vieira. Psicologia da educação. Ponta Grossa: Ed.UEPG, 2009.
*Compilação: Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário