terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Psicologia da Educação e teoria Vygotskyana (Tópicos de reflexões)*
1) O papel da Psicologia, sendo esta “ciência da consciência”.
A psicologia é uma ciência que estuda as formas de aprendizagem do indivíduo, ou seja, os variados tipos de comportamento, na qual compreende as etapas que devem ser respeitadas e seguidas por educadores a cerca de uma construção do conhecimento. Como toda a ciência, o fim da psicologia é a descrição, a explicação, a previsão e o controle do desenvolvimento do seu objeto de estudo, tentar interpretar o que possa se passar na mente humana.
2) A formação Social da mente na teoria Vygotskyana. Por que “social”?
Para Vygotsky o aprendizado decorre da compreensão do homem como um ser que se forma em contato com a sociedade, é o que chamamos de relação homem-ambiente. "Na ausência do outro, o homem não se constrói homem", escreveu o psicólogo. Ele rejeitava tanto as teorias inatistas, segundo as quais o ser humano já carrega ao nascerem às características que desenvolverá ao longo da vida, quanto às empiristas e comportamentais, que vêem o ser humano como um produto dos estímulos externos.
Segundo Vygotsky, a formação se dá numa relação dialética entre o sujeito e a sociedade a seu redor – ou seja, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. Essa relação não é passível de muita generalização; o que interessa para a teoria de Vygotsky é a interação que cada pessoa estabelece com determinado ambiente, a chamada experiência pessoalmente significativa.
Logo, para Vygotsky o indivíduo se forma pela influência do meio em que se encontra, onde sofre influências de outros indivíduos e, portanto constrói a sua natureza social da aprendizagem, daí ser chamado de um ser social.
3) Qual a relação entre linguagem e o pensamento de acordo com a Teoria Vygotskyana?
Vygotsky (1989) explica a relação entre o pensamento e a fala a partir da passagem da fala exterior para a fala interior. Tendo em vista que, para ele, o desenvolvimento acontece num movimento do social para o individual, isto é, das experiências externas que são interiorizadas, a fala a princípio é para o outro, para adaptação social, portanto, em voz alta, enquanto a fala interior é silenciosa, o sujeito fala para si e é capaz de operar mentalmente.
Há ainda a fala egocêntrica, por meio da qual acontece essa passagem da fala externa para a fala interna: ao mesmo tempo em que fala para si, buscando compreender o mundo, o faz em voz alta. A fala egocêntrica aproxima-se da fala interior por possuir a mesma função: organizar o pensamento e a ação. Ao mesmo tempo em que fala para si, buscando compreender o mundo, o faz em voz alta.
A partir dessa explicação, Vygotsky (1989, p.44) afirma que “o desenvolvimento do pensamento é determinado pela linguagem”, colocando a grande importância do uso dos instrumentos lingüísticos  para o pensamento. Todavia, notamos que Vygotsky continua afirmando que o sujeito se constrói a partir de pessoas a seu lado que e que também sofre influência ferramentas de linguagem utilizadas para que o conhecimento seja benéfico a si indivíduo, onde o homem difere do selvagem pelo pensamento e linguagem.
4) De acordo com a teoria Vygotskyana, como os sujeitos formam conceitos?
De acordo com estudos a teoria vygotskiana, mostra toda relação do indivíduo com o mundo é feita por meio de instrumentos técnicos – como, por exemplo, as ferramentas agrícolas, que transformam a natureza – e da linguagem – que traz consigo conceitos consolidados da cultura à qual pertence o sujeito.
Segundo Vygotsky, ao contrário, o primeiro contato da criança com novas atividades, habilidades ou informações deve ter a participação de um adulto. Ao internalizar um procedimento, a criança "se apropria" dele, tornando-o voluntário e independente. Isso nos leva a pensar e refletir sobre as afirmações de Vygotsky, quando o mesmo afirma que as influências que o homem tem com sociedade. Notemos que quando a pessoa aprende ler com o outro ela tem a real possibilidade de formar conceitos e passa a refletir sobre o que aprende com aquele que é seu mediador na construção do conhecimento.
Referência
TENREIRO, Maria Odete Vieira. Psicologia da educação. Ponta Grossa: Ed.UEPG, 2009.
VYGOTSKY, Lev Semenovitch, 1896-1934. Pensamento e linguagem. Trad. Jefferson Luiz Camargo. Editora Martins Fontes, São Paulo, 2005.
*Compilação: Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário