Psicologia
da Educação e teoria Vygotskyana (Tópicos de reflexões)*
1)
O papel da Psicologia, sendo esta “ciência da consciência”.
A psicologia é uma ciência que estuda
as formas de aprendizagem do indivíduo, ou seja, os variados tipos de comportamento,
na qual compreende as etapas que devem ser respeitadas e seguidas por
educadores a cerca de uma construção do conhecimento. Como toda a ciência, o
fim da psicologia é a descrição,
a explicação, a previsão e o controle do desenvolvimento do seu objeto de estudo, tentar
interpretar o que possa se passar na mente humana.
2)
A formação Social da mente na teoria Vygotskyana. Por que “social”?
Para Vygotsky o aprendizado decorre da
compreensão do homem como um ser que se forma em contato com a sociedade, é o
que chamamos de relação homem-ambiente. "Na ausência do outro, o homem não
se constrói homem", escreveu o psicólogo. Ele rejeitava tanto as teorias
inatistas, segundo as quais o ser humano já carrega ao nascerem às
características que desenvolverá ao longo da vida, quanto às empiristas e
comportamentais, que vêem o ser humano como um produto dos estímulos externos.
Segundo Vygotsky, a formação se dá
numa relação dialética entre o sujeito e a sociedade a seu redor – ou seja, o
homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. Essa relação não é
passível de muita generalização; o que interessa para a teoria de Vygotsky é a
interação que cada pessoa estabelece com determinado ambiente, a chamada
experiência pessoalmente significativa.
Logo, para Vygotsky o indivíduo se
forma pela influência do meio em que se encontra, onde sofre influências de
outros indivíduos e, portanto constrói a sua natureza social da aprendizagem,
daí ser chamado de um ser social.
3)
Qual a relação entre linguagem e o pensamento de acordo com a Teoria
Vygotskyana?
Vygotsky (1989) explica a relação
entre o pensamento e a fala a partir da passagem da fala exterior para a fala
interior. Tendo em vista que, para ele, o desenvolvimento acontece num
movimento do social para o individual, isto é, das experiências externas que
são interiorizadas, a fala a princípio é para o outro, para adaptação social,
portanto, em voz alta, enquanto a fala interior é silenciosa, o sujeito fala
para si e é capaz de operar mentalmente.
Há ainda a fala egocêntrica, por meio
da qual acontece essa passagem da fala externa para a fala interna: ao mesmo
tempo em que fala para si, buscando compreender o mundo, o faz em voz alta. A
fala egocêntrica aproxima-se da fala interior por possuir a mesma função:
organizar o pensamento e a ação. Ao mesmo tempo em que fala para si, buscando
compreender o mundo, o faz em voz alta.
A partir dessa explicação, Vygotsky
(1989, p.44) afirma que “o desenvolvimento do pensamento é determinado pela
linguagem”, colocando a grande importância do uso dos instrumentos
lingüísticos para o pensamento. Todavia, notamos que Vygotsky continua
afirmando que o sujeito se constrói a partir de pessoas a seu lado que e que
também sofre influência ferramentas de linguagem utilizadas para que o
conhecimento seja benéfico a si indivíduo, onde o homem difere do selvagem pelo
pensamento e linguagem.
4)
De acordo com a teoria Vygotskyana, como os sujeitos formam conceitos?
De acordo com estudos a teoria
vygotskiana, mostra toda relação do indivíduo com o mundo é feita por meio de
instrumentos técnicos – como, por exemplo, as ferramentas agrícolas, que
transformam a natureza – e da linguagem – que traz consigo conceitos
consolidados da cultura à qual pertence o sujeito.
Segundo Vygotsky, ao contrário, o
primeiro contato da criança com novas atividades, habilidades ou informações
deve ter a participação de um adulto. Ao internalizar um procedimento, a
criança "se apropria" dele, tornando-o voluntário e independente.
Isso nos leva a pensar e refletir sobre as afirmações de Vygotsky, quando o
mesmo afirma que as influências que o homem tem com sociedade. Notemos que
quando a pessoa aprende ler com o outro ela tem a real possibilidade de formar
conceitos e passa a refletir sobre o que aprende com aquele que é seu mediador
na construção do conhecimento.
Referência
TENREIRO,
Maria Odete Vieira. Psicologia da
educação. Ponta Grossa: Ed.UEPG, 2009.
VYGOTSKY, Lev Semenovitch, 1896-1934. Pensamento
e linguagem. Trad. Jefferson Luiz Camargo. Editora Martins Fontes, São
Paulo, 2005.
*Compilação: Prof. Esp. Francisco das
C. M. dos Santos
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