PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Profa. Esp. Kelma Maria A. Lima
Objetivos
da Proposta
A
proposta tem como objetivo, trabalhar o professor de educação física, através
de programas de formação, para que seu trabalho pedagógico considere as
instâncias (cognitivas, afetivas e motoras), isto é, o desenvolvimento dos
valores característicos do ser humano, que responde à ética de valorização do
homem como um todo, buscando transformar o aluno em um ser autônomo, consciente
dos seus valores. Estas premissas permitem que o educador sinta-se responsável
pela transformação da sociedade, através da práxis educativa.
Nesta
dimensão, propõe-se esta alternativa como suporte para melhorar a qualidade de
ensino. Dentro deste contexto, serão realizados cursos que possibilitem uma
formação direcionada para uma educação mais humanista, aos técnicos e graduados
que trabalham com a formação de crianças.
Organização
da Proposta
O
caráter da alternativa é de formação continuada para professores e técnicos da
área de educação física. Os grupos de professores e técnicos devem participar
de todo o processo. O programa terá 120 horas de atividades, durante um
semestre, dividido em: Curso de 40 horas de aulas teóricas; 80 horas aulas de
atividade prática; e, Socialização das atividades e será realizado tendo em
vista a parceria com as redes estadual, municipal e particular de ensino.
Curso
Teórico
O
objetivo é fundamentar teoricamente profissionais que trabalhem na área de
educação física, com vistas a instrumentalizar sua prática, compreendendo o
desenvolvimento físico, social e cultural dos alunos.
Conteúdo
Propostos
O
curso abordará os seguintes temas:
-
Características históricas;
-
O papel da educação física e do professor;
-
Influências do esporte para a sociedade atual;
-
A formação integral do educando e o papel da educação física neste contexto;
-
A importância da educação física no cotidiano;
-
Caracterização do profissional;
-
Compreensão da competição;
- O
estudo da cooperação.
Organização
Metodológica
Este
trabalho terá uma duração de 40 horas aula, que serão divididas em dez aulas,
em que serão abordados os temas listados acima, com o objetivo de possibilitar
a relação dialética entre teoria e prática. Os encontros constarão de (GD)
grupos de estudos, trabalhos expositivos e outras atividades realizadas
coletivamente.
Carga
horaria das atividades práticas (80 horas)
O
objetivo é relacionar o conteúdo teórico estudado no curso, com a prática de
educação física, tendo em vista a organização de uma práxis pedagógica,
fundamentada em uma concepção humanista.
Dentro
dessa prática, o grupo encontrar-se-á a cada 15 dias, para que nestes encontros
com duração de 2 horas aula, socializem as suas experiências que tiveram no
decorrer das semanas. Nesta dimensão, cada professor ou técnico do grupo,
organiza o seu plano de trabalho na escola, tendo em vista a relação dialética
entre teoria e prática, isto significa, que cada membro, dentro das suas
atividades, desenvolverá estratégias para consolidar as práticas cooperativas,
em contraposição à competição.
Nos
encontros que terão uma duração de 2 horas os professores terão a oportunidade
de socializar as suas experiências e ouvirem as experiências dos seus pares. No
decorrer do trabalho, cada professor organizará um diário de campo e um
registro dos encontros gerais. Essa prática possibilitará perceber e avaliar a
mudança de concepção dos professores e técnicos envolvidos.
Socialização
das atividades do semestre
Será
organizado um encontro para que os professores apresentem para a comunidade os
seus trabalhos a partir da compreensão de um homem crítico e solidário. Os
trabalhos serão resultados de feiras culturais, jogos estudantis, caminhadas,
passeios ciclísticos, torneios inter-classe, mini-maratonas entre outras
atividades esportivas, que poderão ser realizadas no decorrer do período dos
encontros.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
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pedagógico – educação e a formação do saber. 3 ed, 2003.
BRASIL. Secretária de educação
fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Educação Física.
Brasília: 3 ed. Brasília: MEC / SEF, 2001.
CATUNDA,
Ricardo. Recriando a recreação. 2
ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2002.
DUCKUR, Lusirene Costa Bezerra. Em busca da formação de indivíduos
autônomos nas aulas de educação física. 01. Ed. Campinas: Autores
Associados. 2004.v.01 Coleção
GALLARDO, Jorge Sérgio Perez. Educação Física: Contribuições a Formação a
formação profissional. Unijui, 2000.
MARINHO, Victor de Oliveira. O que é educação física. Brasiliense,
2004.
MOREIRA, Wagner Wey. Educação Física Escolar: uma abordagem
fenomenológica. 1992
PARÂMETROS
CURRICULARES NACIONAIS: Educação Física
(1ª a 4ª/ 5ª a 8ª séries) Secretaria de Educação Fundamental. Brasília:
MEC/SEF, 1997.
PARÂMETROS
CURRICULARES NACIONAIS: Educação Física
5ª a 8ª séries. Secretaria de Educação Fundamental Brasília: MEC/SEF, 2001.
SILVA,
Elizabeth Nascimento. Educação Física na
Escola. 2 ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2002.
TANI, Go (et alli). Educação Física Escolar: fundamentos de
uma abordagem desenvolvimentista. Universidade de São
Paulo, 1988.
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