sábado, 6 de abril de 2019

ANÁLISE CRÍTICA/CONTEXTUAL/CURRICULAR DO FILME: “A CONQUISTA DO PARAÍSO”
o filme INCLUIR discussão TEÓRICA, ABORDANDO desde a estética ATÉ O conteúdo, BEM COMO impressões individuais que vinculem o filme a outrA produção fílmica ou que estabeleçam o diálogo entre ele e a literatura (historiográfica ou de outro tipo). TENTAR APRESENTAR TAMBÉM IMPRESSÕES SOBRE A POSSIBILIDADE DE seu USO EM SALA DE AULA, EM ATIVIDADES DIDÁTICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.
Podemos observar na produção cinematográfica 1492 - A Conquista do Paraíso, as relações de poder e de interesses nas questões das viajes marítima, que tanto a igreja, realeza e nobreza compartilha, o rigor que é expresso no desenvolvimento da viagem de Colombo para as índias, que tinha como interesse a procura de uma nova rota mais rápida e segura e também na questão de busca especiarias e riquezas para o reino, além de uma grande vontade de explora o grande oceano e novas terras, mesmo a viajem demorando 7 anos para ser permitidas e com todos os obstáculos e empecilhos a jornada se deu início.
A grande surpresa foi a descoberta de um novo continente nessa jornada que inicialmente seria para chegar as índias mais que acabou com a aquisição de novas terras para a coroa, com isso inicia o processo de colonização e de subjugação das tribos nativas, os europeus (espanhóis) com um pensamento etnocêntrico de quer ajudar e acultura as pessoas que viviam para assim moderniza-los.
Com essas breves colocações podemos perceber a associação do assunto da disciplina de moderna que coloca em consideração todo o crescimento econômico social e tecnológico que o homem sofreu na transição o período medieval para o moderno e com expansão ultramarina que ocorreu entre os séculos XIV e XV, além dos embates sociais sobre o indígena que coloca sua posição em relação a colonização as lutas e a aceitação.
Mais o filme não nos mostra como realmente aconteceu a exploração e a colonização, pois o filme nos passa a ideia que isso ocorreu de uma forma harmônica, muito diferente dos que foi escrito no livro “paraíso destruído” que relara a grande selvageria que os espanhóis fizeram em relação aos indígenas, além que no livro podemos ver como foi corrompida essa tentativa de coloniza a américa.
O filme pode ser trabalhado em sala de aula para fazer uma releitura dos acontecimentos da descoberta das Américas pelos os espanhóis e assim fazer os alunos indagar sobre as verdadeiras motivações da colonização espanhola, os seus aspectos religioso, cultural e econômico tirando a ideia de que os portugueses foram os primeiros a chegarem nas Américas.
a crítica em relação ao filme fica em questão que o diretor não mostrou como realmente aconteceu a colonização da América pelas mãos dos espanhóis deixando de lado toda a carnificina os atos impuros e toda a morte sem justificativa que ocorreu durante esses período além de enfatizar que o índio é o errado da história mostrando como se os espanhóis fossem os heróis da história e que eles apenas estavam fazendo um trabalho para o bem dos indígenas em levar a cultura e a religião europeia para eles sem perguntar se eles queriam, apenas impondo o que eles queriam que os índios fizessem.
ASPECTOS SOCIAIS, POLÍTICOS, CULTURAIS OU DE OUTRO TIPO, CONSIDERADOS RELEVANTES NO FILME
Os aspectos mais firme que tem no filme é a grande força que a igreja ainda exerce sobre a realeza que influenciava nas grandes decisões que eles tomavam diante dos assuntos do reino, além da grande tentativa de catequizar os índios para assim aculturá-los, a igreja que vinha converte a cultura e aos costumes dos europeus e assim usa-los como forca de trabalho, outro aspecto é a demora em obter permissão e verba para iniciar as navegações.
RELAÇÃO DO FILME COM CONTEXTO CURRICULAR
Podemos relacionar o filme com a questão da passagem do período medieval para o moderno, onde o homem começa o seu desenvolvimento tanto na questão tecnológica e também socialmente, com essas mudanças vem nascer um termo muito conhecido hoje que é “globalização”, pois com Expansões Marítimas (XV/XVI), os europeus começam a ter mais contanto com as outras nações e vice-versa, levando assim a iniciar uma economia mundial, esses são alguns dos aspectos que podemos relacionar a disciplina.
*Compilação produzida pelo aluno Matheus Wilson S. dos Santos do curso de História – UEMA-CESC.

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