ANÁLISE CRÍTICA/CONTEXTUAL/CURRICULAR
DO FILME: “A CONQUISTA DO PARAÍSO”
o filme INCLUIR discussão TEÓRICA, ABORDANDO desde a estética ATÉ O
conteúdo, BEM COMO impressões individuais que vinculem o filme a outrA produção
fílmica ou que estabeleçam o diálogo entre ele e a literatura (historiográfica
ou de outro tipo). TENTAR APRESENTAR TAMBÉM IMPRESSÕES SOBRE A POSSIBILIDADE DE
seu USO EM SALA DE AULA , EM ATIVIDADES DIDÁTICAS DO
ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.
Podemos
observar na produção cinematográfica 1492 - A Conquista do Paraíso, as relações
de poder e de interesses nas questões das viajes marítima, que tanto a igreja,
realeza e nobreza compartilha, o rigor que é expresso no desenvolvimento da
viagem de Colombo para as índias, que tinha como interesse a procura de uma
nova rota mais rápida e segura e também na questão de busca especiarias e
riquezas para o reino, além de uma grande vontade de explora o grande oceano e
novas terras, mesmo a viajem demorando 7 anos para ser permitidas e com todos
os obstáculos e empecilhos a jornada se deu início.
A
grande surpresa foi a descoberta de um novo continente nessa jornada que
inicialmente seria para chegar as índias mais que acabou com a aquisição de
novas terras para a coroa, com isso inicia o processo de colonização e de
subjugação das tribos nativas, os europeus (espanhóis) com um pensamento
etnocêntrico de quer ajudar e acultura as pessoas que viviam para assim
moderniza-los.
Com
essas breves colocações podemos perceber a associação do assunto da disciplina
de moderna que coloca em consideração todo o crescimento econômico social e
tecnológico que o homem sofreu na transição o período medieval para o moderno e
com expansão ultramarina que ocorreu entre os séculos XIV e XV, além dos embates
sociais sobre o indígena que coloca sua posição em relação a colonização as
lutas e a aceitação.
Mais o
filme não nos mostra como realmente aconteceu a exploração e a colonização,
pois o filme nos passa a ideia que isso ocorreu de uma forma harmônica, muito
diferente dos que foi escrito no livro “paraíso destruído” que relara a grande
selvageria que os espanhóis fizeram em relação aos indígenas, além que no livro
podemos ver como foi corrompida
essa tentativa de coloniza a américa.
O
filme pode ser trabalhado em sala de aula para fazer uma releitura dos
acontecimentos da descoberta das Américas pelos os espanhóis e assim fazer os
alunos indagar sobre as verdadeiras motivações da colonização espanhola, os
seus aspectos religioso, cultural e econômico tirando a ideia de que os
portugueses foram os primeiros a chegarem nas Américas.
a
crítica em relação ao filme fica em questão que o diretor não mostrou como
realmente aconteceu a colonização da América pelas mãos dos espanhóis deixando
de lado toda a carnificina os atos impuros e toda a morte sem justificativa que
ocorreu durante esses período além de enfatizar que o índio é o errado da
história mostrando como se os espanhóis fossem os heróis da história e que eles
apenas estavam fazendo um trabalho para o bem dos indígenas em levar a cultura
e a religião europeia para eles sem perguntar se eles queriam, apenas impondo o que eles queriam que
os índios fizessem.
ASPECTOS SOCIAIS, POLÍTICOS, CULTURAIS
OU DE OUTRO TIPO, CONSIDERADOS RELEVANTES NO FILME
Os aspectos mais firme que tem no filme é a grande força que a igreja
ainda exerce sobre a realeza que influenciava nas grandes decisões que eles
tomavam diante dos assuntos do reino, além da grande tentativa de catequizar os
índios para assim aculturá-los, a igreja que vinha converte a cultura e aos
costumes dos europeus e assim usa-los como forca de trabalho, outro aspecto é a
demora em obter permissão e verba para iniciar as navegações.
RELAÇÃO DO
FILME COM CONTEXTO CURRICULAR
Podemos
relacionar o filme com a questão da passagem do período medieval para o
moderno, onde o homem começa o seu desenvolvimento tanto na questão tecnológica
e também socialmente, com essas mudanças vem nascer um termo muito conhecido
hoje que é “globalização”, pois com Expansões Marítimas (XV/XVI), os europeus
começam a ter mais contanto com as outras nações e vice-versa, levando assim a
iniciar uma economia mundial, esses são alguns dos aspectos que podemos
relacionar a disciplina.
*Compilação produzida pelo aluno Matheus Wilson S. dos Santos do curso de História –
UEMA-CESC.
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