A SEQUÊNCIA DIDÁTICA USANDO AS TIC*
O plano de aula é um detalhamento do plano de ensino
proposto para determinada disciplina. Portanto, o professor deverá rever seus objetivos
gerais e a sequência de conteúdos (sequências didáticas) organizando conceitos,
problemas e ideias a serem discutidas com os alunos em torno de uma de uma
ideia central, de modo que o aluno possa ter uma percepção clara do assunto em
questão, bem como atribuir sentido para a mesma. Para o professor, a sequência
didática organiza o quê fazer e como fazer, estabelecendo inclusive os modos
como utilizar as TIC.
Elementos da sequência
didática e seus significados
1.
Tema: Aqui você deverá escolher o tema que será trabalhado na aula, o qual será
resultado da articulação entre o conteúdo programático e o atual contexto que o
grupo vive.
2.
Objeto de estudo: Nesta etapa o professor irá definir qual será o objeto de
estudo para problematizar o tema escolhido.
3.
Objetivos: Neste item o professor deverá identificar o que ele deseja que o seu
aluno saiba e que competências e habilidades ele quer desenvolver através dos
recursos utilizados.
4.
Introdução: Diagnosticar, através do diálogo com os alunos, os conhecimentos
prévios dos alunos, tanto com relação ao tema, quanto com relação ao domínio
dos recursos audiovisuais utilizados para a compreensão do tema.
5.
Sistematização: O professor nesta etapa irá integrar o objeto, em consonância com
conteúdo curricular, através dos recursos audiovisuais utilizados, explicitando
como esta aula será desenvolvida e qual será o produto esperado. O professor
deverá propor atividades, os meios para realizá-las, bem como os recursos necessários.
6.
Proposição de síntese: Neste item serão desenvolvidas atividades que contemplem
a proposta do plano de aula, com o intuito de possibilitar que o grupo exponha
o que foi aprendido e, se possível, utilizando e ampliando os recursos que o
professor utilizou.
Vale salientar que em cada uma das etapas o
professor deverá indicar quais os métodos, procedimentos e recursos que serão
utilizados na sequência didática, focando principalmente na utilização das
mídias de forma integrada com o conteúdo curricular.
Referência
*Textos compilados integralmente de: GUERRA, Rafael Angel Torquemada [Org.]. Recursos Audiovisuais. Especialização Informática na Educação. Educação a Distância. C 569 / Cadernos Cb Virtual 7. UFPB/BC. João Pessoa: Ed. Universitária, 2011.
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