quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

 A SEQUÊNCIA DIDÁTICA USANDO AS TIC*

O plano de aula é um detalhamento do plano de ensino proposto para determinada disciplina. Portanto, o professor deverá rever seus objetivos gerais e a sequência de conteúdos (sequências didáticas) organizando conceitos, problemas e ideias a serem discutidas com os alunos em torno de uma de uma ideia central, de modo que o aluno possa ter uma percepção clara do assunto em questão, bem como atribuir sentido para a mesma. Para o professor, a sequência didática organiza o quê fazer e como fazer, estabelecendo inclusive os modos como utilizar as TIC.

Elementos da sequência didática e seus significados

1. Tema: Aqui você deverá escolher o tema que será trabalhado na aula, o qual será resultado da articulação entre o conteúdo programático e o atual contexto que o grupo vive.

2. Objeto de estudo: Nesta etapa o professor irá definir qual será o objeto de estudo para problematizar o tema escolhido.

3. Objetivos: Neste item o professor deverá identificar o que ele deseja que o seu aluno saiba e que competências e habilidades ele quer desenvolver através dos recursos utilizados.

4. Introdução: Diagnosticar, através do diálogo com os alunos, os conhecimentos prévios dos alunos, tanto com relação ao tema, quanto com relação ao domínio dos recursos audiovisuais utilizados para a compreensão do tema.

5. Sistematização: O professor nesta etapa irá integrar o objeto, em consonância com conteúdo curricular, através dos recursos audiovisuais utilizados, explicitando como esta aula será desenvolvida e qual será o produto esperado. O professor deverá propor atividades, os meios para realizá-las, bem como os recursos necessários.

6. Proposição de síntese: Neste item serão desenvolvidas atividades que contemplem a proposta do plano de aula, com o intuito de possibilitar que o grupo exponha o que foi aprendido e, se possível, utilizando e ampliando os recursos que o professor utilizou.

Vale salientar que em cada uma das etapas o professor deverá indicar quais os métodos, procedimentos e recursos que serão utilizados na sequência didática, focando principalmente na utilização das mídias de forma integrada com o conteúdo curricular.

Referência

*Textos compilados integralmente de: GUERRA, Rafael Angel Torquemada [Org.]. Recursos Audiovisuais. Especialização Informática na Educação. Educação a Distância. C 569 / Cadernos Cb Virtual 7. UFPB/BC. João Pessoa: Ed. Universitária, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário