PLANEJANDO O USO PEDAGÓGICO DAS TIC*
Em todas as atividades humanas o planejamento é
fundamental. Mesmo sem nos darmos conta, planejamos os modos para realizarmos
novas ações. No caso da educação, que envolve pessoas, conteúdos e métodos, o
planejamento se faz mais relevante ainda para atingirmos nossos objetivos de
forma eficaz.
Como ato pedagógico, o planejamento está
diretamente relacionado à racionalização, organização e coordenação da ação
docente. No entanto, cabe destacar que este ato pedagógico só será efetivo se
articulado ao contexto social. Nesta aula pretendemos discutir o planejamento
para o uso pedagógico das tecnologias.
As Tecnologias da Informação e Comunicação,
quando utilizadas de forma coerente, têm uma importância essencial para
promover o desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade em que estamos
inseridos. Aos educadores torna-se imprescindível utilizar adequadamente os recursos
dessas tecnologias e explorar seu potencial pedagógico, tendo em vista a
configuração de novos ambientes de ensino e aprendizagem.
A partir deste contexto, Pérez (2003, p.2) ,
afirma que:
A informática e as
novas tecnologias de comunicação impulsionam com rapidez mudanças vertiginosas
na indústria que pede com clareza o desenvolvimento de um novo paradigma que há
de ser necessariamente cognitivo, enquanto há de explicitar o cenário e o aluno
e o seu potencial de aprendizagem (individual e social).
Nesse cenário, podemos enfatizar que todo o
desenvolvimento tecnológico tem introduzido significativos desafios para o
sistema educacional em função das possibilidades de articulação que são
oferecidas pelos meios tecnológicos de informação e comunicação. Não restam
dúvidas, no entanto, da magnitude do fenômeno que trata destas informações
disponíveis por meio das novas tecnologias. Diante do exposto, para o uso das
TIC com fins pedagógicos, é imprescindível a elaboração de um planejamento para
potencializar o processo de ensino e aprendizagem na escola.
Vasconcellos (2000) trata o planejamento como
um processo contínuo e dinâmico de reflexão, de tomada de decisão, de colocação
em prática e de acompanhamento. Nesta abordagem o planejamento, enquanto
processo, é permanente; enquanto o plano é provisório.
Referência
*Textos
compilados integralmente de: GUERRA, Rafael Angel Torquemada [Org.]. Recursos Audiovisuais. Especialização
Informática na Educação. Educação a Distância. C 569 / Cadernos Cb Virtual 7. UFPB/BC.
João Pessoa: Ed. Universitária, 2011.
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