quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

 PLANEJANDO O USO PEDAGÓGICO DAS TIC*

Em todas as atividades humanas o planejamento é fundamental. Mesmo sem nos darmos conta, planejamos os modos para realizarmos novas ações. No caso da educação, que envolve pessoas, conteúdos e métodos, o planejamento se faz mais relevante ainda para atingirmos nossos objetivos de forma eficaz.

Como ato pedagógico, o planejamento está diretamente relacionado à racionalização, organização e coordenação da ação docente. No entanto, cabe destacar que este ato pedagógico só será efetivo se articulado ao contexto social. Nesta aula pretendemos discutir o planejamento para o uso pedagógico das tecnologias.

As Tecnologias da Informação e Comunicação, quando utilizadas de forma coerente, têm uma importância essencial para promover o desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade em que estamos inseridos. Aos educadores torna-se imprescindível utilizar adequadamente os recursos dessas tecnologias e explorar seu potencial pedagógico, tendo em vista a configuração de novos ambientes de ensino e aprendizagem.

A partir deste contexto, Pérez (2003, p.2) , afirma que:

A informática e as novas tecnologias de comunicação impulsionam com rapidez mudanças vertiginosas na indústria que pede com clareza o desenvolvimento de um novo paradigma que há de ser necessariamente cognitivo, enquanto há de explicitar o cenário e o aluno e o seu potencial de aprendizagem (individual e social).

Nesse cenário, podemos enfatizar que todo o desenvolvimento tecnológico tem introduzido significativos desafios para o sistema educacional em função das possibilidades de articulação que são oferecidas pelos meios tecnológicos de informação e comunicação. Não restam dúvidas, no entanto, da magnitude do fenômeno que trata destas informações disponíveis por meio das novas tecnologias. Diante do exposto, para o uso das TIC com fins pedagógicos, é imprescindível a elaboração de um planejamento para potencializar o processo de ensino e aprendizagem na escola.

Vasconcellos (2000) trata o planejamento como um processo contínuo e dinâmico de reflexão, de tomada de decisão, de colocação em prática e de acompanhamento. Nesta abordagem o planejamento, enquanto processo, é permanente; enquanto o plano é provisório.

Referência

*Textos compilados integralmente de: GUERRA, Rafael Angel Torquemada [Org.]. Recursos Audiovisuais. Especialização Informática na Educação. Educação a Distância. C 569 / Cadernos Cb Virtual 7. UFPB/BC. João Pessoa: Ed. Universitária, 2011.

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