quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

 RECURSOS DIGITAIS E SUAS CARACTERÍSTICAS*

Sobre o papel do professor ou orador como mediador, este tanto pode ocorrer através das técnicas convencionais (quadro, cartaz, projetores) ou mesmo por meio das tecnologias digitais (computador e internet). Em ambos os casos a mediação a partir dos diferentes recursos deve possibilitar a aprendizagem a autoaprendizagem, a interaprendizagem, a formação permanente, o diálogo, a pesquisa de novas informações, o registro de documentos, a construção de reflexão pessoal. A seguir, apresentaremos alguns destes recursos digitais e suas características:

1) Teleconferência:

Contato entre especialista e telespectadores. Perspectiva da mediação pedagógica (não instrucionista):

- Precedida por estudos do tema;

- Deve ser dialogada;

- Prevê continuidade através de atividades.

2) Chats ou bate-papo:

Convite à expressão de ideias sem preocupações conceituais:

- Possibilita a associação livre de ideias, indicando temas para posterior aprofundamento;

- Indica possibilidade de síntese de ideias e orientação para outras atividades.

3) Lista de discussão:

Técnica de grupo de pessoas para debater um tema com reflexão contínua:

- Exige do educador reorientação, feedback e contextualização do educando;

- Requer estudo prévio;

- Possibilita o avanço no conhecimento e nas informações;

- Produz conhecimento e opiniões qualitativamente superiores às ideias originais.

4) Correio Eletrônico:

Interatividade entre educador-educando, educando-educando:

- Produz informações novas, sugestões interessantes;

- Troca de informações, aprendizagens e interaprendizagens.

5) Internet:

Recurso dinâmico que oportuniza o contato com diversas fontes. Possibilita a aprendizagem múltipla (ler, buscar informações, comparar, analisar, criticar e organizar dados), autoaprendizagem e interaprendizagens;

- Requer do educador mediação para a produção de conhecimento e não uma cópia;

- Orientações de modo a explorar o recurso com criatividade, ética e coerência com valores políticos e sociais;

- Exige o reconhecimento do papel do educador como aquele que também aprende, mas que está apto a debater e desenvolver sua criticidade diante do que venha a encontrar.

6) CD-ROM e Power point:

Técnicas multimidiáticas que integram imagem, luz, som, texto, movimento, pesquisa, busca e links já organizados. Sua confecção exige cuidado de especialista e presença do educador para a mediação;

- Devem funcionar como incentivadores das várias aprendizagens;

- Não podem substituir as atividades dos educadores;

- Devem prever atividades, momentos para o educando perguntar, refletir, debater, pesquisar, trabalhar, redigir.

Referência

*Textos compilados integralmente de: GUERRA, Rafael Angel Torquemada [Org.]. Recursos Audiovisuais. Especialização Informática na Educação. Educação a Distância. C 569 / Cadernos Cb Virtual 7. UFPB/BC. João Pessoa: Ed. Universitária, 2011.

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