O PAPEL DO PROFESSOR FRENTE AO CENÁRIO EDUCACIONAL E FRENTE ÀS TECNOLOGIAS*
Na contemporaneidade, a abundância de
tecnologias na sociedade tem provocado diversas mudanças no modo de agir e de
pensar das pessoas. No que diz respeito à Educação, as tecnologias de uma
maneira geral têm demandado cada vez mais métodos mais assertivos para lidar
com o conhecimento que produz e que é produzido por estas tecnologias.
Especificamente as Tecnologias da Comunicação e
Informação impactam nos modos de produção e apropriação do conhecimento, pois
disponibilizam cada vez mais informações para serem transformadas em
conhecimento. No entanto, o desafio no campo educacional ainda é a utilização
destas tecnologias como dispositivo para potencializar aprendizagens. Neste
sentido, faz-se indispensável refletir sobre a ação do professor.
Atualmente vivemos em um mundo que se revela ao
mesmo tempo homogêneo e heterogêneo, num processo de globalização e
individuação, afetando sentidos e significados de indivíduos e grupos, criando
múltiplas culturas, múltiplas relações, múltiplos sujeitos. Neste sentido,
podemos afirmar que a ação educativa, de natureza dialética, é fundamental para
as relações cotidianas e experiências socioculturais.
“Educamos ao mesmo
tempo para a subjetivação e a socialização, para a autonomia e para a
integração social, para as necessidades sociais e necessidades individuais,
para reprodução e para a apropriação ativa de saberes, para o universal e para
o particular, para a inserção nas normas sociais e culturais e para a crítica e
produção de estratégias inovadoras. Isso requer portas abertas para análise e
integração de conceitos, captados de várias fontes – culturais, psicológicas,
econômicas, antropológicas, simbólicas, na ótica da complexidade e da
contradição, sem perder de vista a dimensão humanizadora das práticas educativas.
Esta união propõe situar o novo em conexão com o anterior, o que pode ocorrer
ou não de modo espontâneo”. (LIBÂNEO 2005, p. 23).
A função da educação na construção da autonomia
e da integração social vem sendo cada vez mais desafiada a ocorrer via a
educação mediada pelas TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), dado que
estamos cotidianamente sendo permeados por estas tecnologias seja em casa, seja
no trabalho (imprensa, rádio, TV e internet). Estas tecnologias proporcionam o contato
com outros valores de diferentes atores que interagem nos processos sociais e
nos processos de produção.
Referência
*Textos
compilados integralmente de: GUERRA, Rafael Angel Torquemada [Org.]. Recursos Audiovisuais. Especialização
Informática na Educação. Educação a Distância. C 569 / Cadernos Cb Virtual 7. UFPB/BC.
João Pessoa: Ed. Universitária, 2011.
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