quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

 O PAPEL DO PROFESSOR FRENTE AO CENÁRIO EDUCACIONAL E FRENTE ÀS TECNOLOGIAS*

Na contemporaneidade, a abundância de tecnologias na sociedade tem provocado diversas mudanças no modo de agir e de pensar das pessoas. No que diz respeito à Educação, as tecnologias de uma maneira geral têm demandado cada vez mais métodos mais assertivos para lidar com o conhecimento que produz e que é produzido por estas tecnologias.

Especificamente as Tecnologias da Comunicação e Informação impactam nos modos de produção e apropriação do conhecimento, pois disponibilizam cada vez mais informações para serem transformadas em conhecimento. No entanto, o desafio no campo educacional ainda é a utilização destas tecnologias como dispositivo para potencializar aprendizagens. Neste sentido, faz-se indispensável refletir sobre a ação do professor.

Atualmente vivemos em um mundo que se revela ao mesmo tempo homogêneo e heterogêneo, num processo de globalização e individuação, afetando sentidos e significados de indivíduos e grupos, criando múltiplas culturas, múltiplas relações, múltiplos sujeitos. Neste sentido, podemos afirmar que a ação educativa, de natureza dialética, é fundamental para as relações cotidianas e experiências socioculturais.

“Educamos ao mesmo tempo para a subjetivação e a socialização, para a autonomia e para a integração social, para as necessidades sociais e necessidades individuais, para reprodução e para a apropriação ativa de saberes, para o universal e para o particular, para a inserção nas normas sociais e culturais e para a crítica e produção de estratégias inovadoras. Isso requer portas abertas para análise e integração de conceitos, captados de várias fontes – culturais, psicológicas, econômicas, antropológicas, simbólicas, na ótica da complexidade e da contradição, sem perder de vista a dimensão humanizadora das práticas educativas. Esta união propõe situar o novo em conexão com o anterior, o que pode ocorrer ou não de modo espontâneo”. (LIBÂNEO 2005, p. 23).

A função da educação na construção da autonomia e da integração social vem sendo cada vez mais desafiada a ocorrer via a educação mediada pelas TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), dado que estamos cotidianamente sendo permeados por estas tecnologias seja em casa, seja no trabalho (imprensa, rádio, TV e internet). Estas tecnologias proporcionam o contato com outros valores de diferentes atores que interagem nos processos sociais e nos processos de produção.

Referência

*Textos compilados integralmente de: GUERRA, Rafael Angel Torquemada [Org.]. Recursos Audiovisuais. Especialização Informática na Educação. Educação a Distância. C 569 / Cadernos Cb Virtual 7. UFPB/BC. João Pessoa: Ed. Universitária, 2011.

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