sábado, 6 de março de 2021

 AS ILUSTRAÇÕES E AS CORES (A PRÁTICA PEDAGÓGICA E AS MÍDIAS)

As Ilustrações

Além dos recursos da linguagem escrita, para comunicar nossas ideias também nos utilizamos de ilustrações, que são componentes gráficos utilizados para apresentar informações visualmente condensadas, facilitando a compreensão pois esclarecem, exemplificam e demonstram aspectos relevantes de determinada informação.

Ilustração

Tabela: Expõe dados estatísticos, representados numericamente. Suas laterais são abertas apenas há fechamento na parte inferior e superior.

Quadro: Expõe informações qualitativas, geralmente representadas sob forma de texto. Diferentemente da tabela, o quadro tem os quatro lados fechados e traços horizontais e verticais.

Figura: São considerados figuras: fotografias, desenhos técnicos, mapas, fluxogramas, gráficos e esquemas.

Podemos concluir que tudo o que não apresenta as características de tabelas ou quadros deve ser nominado como figura. Ainda na mesma figura poderia haver cores para destacar, por exemplo, a palavra ilustração. No nosso caso não o fizemos por razões de impacto.

As Cores

As cores têm funções imprescindíveis na natureza. É através das cores que certas plantas atraem os insetos polinizadores ou que algumas espécies atraem parceiros ou repelem predadores. As cores nos atraem ou repelem conforme sua intensidade, seus diferentes tons e situações em que se apresentam. Nas situações pedagógicas isto também ocorre, o que nos faz refletir sobre o uso e a intensidade das cores em nossos dispositivos pedagógicos, principalmente nas apresentações de textos em meio físico ou digital.

As cores podem ser calmantes ou excitantes, de alívio ou opressivas, leves ou pesadas ou ainda quentes ou frias. Tais propriedades não são decorrentes do que as cores são em si mesmas, mas os efeitos psicodinâmicos sobre nós são variados por causa da predominância do sentido da visão sobre os demais sentidos e da abundância de gradação de luminosidade, intensidade e de espaços e formas das áreas coloridas. Estes efeitos também variam em função de quem os vê, pois podemos captar estas gradações de formas diferenciadas.

Estudos no campo da psicologia apontam, por exemplo, que a cor vermelha induz à ação. Já a cor amarela estimula as funções intelectuais. A cor azul estimula a harmonia e a verde, o desenvolvimento. No entanto, sabemos que o bom senso é fundamental para toda e qualquer composição de dispositivos voltados para as pessoas. As reações são resultantes muitas vezes de processos sutis incapazes de serem previstos.

Referência

Textos compilados integralmente de: GUERRA, Rafael Angel Torquemada [Org.]. Recursos Audiovisuais. Especialização Informática na Educação. Educação a Distância. C 569 / Cadernos Cb Virtual 7. UFPB/BC. João Pessoa: Ed. Universitária, 2011.

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