AS ILUSTRAÇÕES E AS CORES (A PRÁTICA PEDAGÓGICA E AS MÍDIAS)
As Ilustrações
Além dos recursos da linguagem escrita, para
comunicar nossas ideias também nos utilizamos de ilustrações, que
são componentes gráficos utilizados para apresentar informações visualmente
condensadas, facilitando a compreensão pois esclarecem, exemplificam e
demonstram aspectos relevantes de determinada informação.
Ilustração
Tabela: Expõe dados estatísticos, representados
numericamente. Suas laterais são abertas apenas há fechamento na parte inferior
e superior.
Quadro: Expõe informações qualitativas,
geralmente representadas sob forma de texto. Diferentemente da tabela, o quadro
tem os quatro lados fechados e traços horizontais e verticais.
Figura:
São considerados figuras: fotografias, desenhos técnicos, mapas, fluxogramas,
gráficos e esquemas.
Podemos concluir que tudo o que não apresenta
as características de tabelas ou quadros deve ser nominado como figura. Ainda
na mesma figura poderia haver cores para destacar, por exemplo, a palavra
ilustração. No nosso caso não o fizemos por razões de impacto.
As Cores
As cores têm funções
imprescindíveis na natureza. É através das cores que certas plantas atraem os
insetos polinizadores ou que algumas espécies atraem parceiros ou repelem
predadores. As cores nos atraem ou repelem conforme sua intensidade, seus
diferentes tons e situações em que se apresentam. Nas situações pedagógicas
isto também ocorre, o que nos faz refletir sobre o uso e a intensidade das
cores em nossos dispositivos pedagógicos, principalmente nas apresentações de
textos em meio físico ou digital.
As cores podem ser calmantes
ou excitantes, de alívio ou opressivas, leves ou pesadas ou ainda quentes ou
frias. Tais propriedades não são decorrentes do que as cores são em si mesmas,
mas os efeitos psicodinâmicos sobre nós são variados por causa da predominância
do sentido da visão sobre os demais sentidos e da abundância de gradação de
luminosidade, intensidade e de espaços e formas das áreas coloridas. Estes
efeitos também variam em função de quem os vê, pois podemos captar estas
gradações de formas diferenciadas.
Estudos no campo da psicologia apontam, por
exemplo, que a cor vermelha induz à ação. Já a cor amarela estimula as funções
intelectuais. A cor azul estimula a harmonia e a verde, o desenvolvimento. No
entanto, sabemos que o bom senso é fundamental para toda e qualquer composição
de dispositivos voltados para as pessoas. As reações são resultantes muitas
vezes de processos sutis incapazes de serem previstos.
Referência
Textos
compilados integralmente de: GUERRA, Rafael Angel Torquemada [Org.]. Recursos Audiovisuais. Especialização
Informática na Educação. Educação a Distância. C 569 / Cadernos Cb Virtual 7.
UFPB/BC. João Pessoa: Ed. Universitária, 2011.
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