sábado, 6 de março de 2021

 RECURSOS GRÁFICOS – UTILIZANDO CORES E IMAGENS (A PRÁTICA PEDAGÓGICA E AS MÍDIAS)

Considerando que estes recursos servem para comunicar, seja através de texto ou de imagens, no contexto pedagógico é indispensável atentar para que as mensagens devem ser claras, diretas e objetivas de modo a não deixarem margens para mais de uma interpretação. A clareza advém do uso de expressões simples e familiares, bem como do uso da ordem direta nas mesmas. Além disto, recomenda-se que as ideias não sejam intercaladas e que redundâncias sejam evitadas.

Estas mensagens, se utilizadas a partir da linguagem escrita, além destas características, devem ser precisas e concisas. Sabemos que estes esforços para aperfeiçoar o texto demandam paciência e persistência, mas sabemos também que escrever desta forma é algo que se adquire com a prática. No entanto, algumas recomendações podem ser feitas e é importante que todos nós, de tempos em tempos, avaliemos nossos textos a partir destas recomendações:

O distanciamento do próprio texto é fundamental para que o seu texto seja visto de modo crítico. Você irá refletir melhor sobre seu texto se você se distanciar dele. Portanto, deixe-o na “gaveta” e retome-o no dia seguinte. Você verá como será possível detectar problemas com mais facilidade;

Se pergunte se a quantidade de informações é suficiente e se estas estão corretas e bem organizadas de forma lógica e ordenada. Se o detalhamento da informação for excessivo, você pode eliminá-los pois muitas vezes ao invés de contribuir, estes detalhes desviam a atenção de seu leitor.

Utilização de recursos gráficos

Recursos: Itálico – Usado para destacar, títulos de livros, revistas, jornais, filmes, vídeos, peças teatrais, musicais, obras de arte quando mencionados no texto; e, palavras estrangeiras não incorporadas ao uso diário do idioma.

Recursos: Aspas – Usado para destacar, citações textuais; títulos de matérias, artigos, reportagens e editoriais; e, gírias, neologismos e termos técnicos

Recursos: Negrito – Usado para destacar, Títulos e subtítulos; e, informações de maior relevância no texto.

Referência

Textos compilados integralmente de: GUERRA, Rafael Angel Torquemada [Org.]. Recursos Audiovisuais. Especialização Informática na Educação. Educação a Distância. C 569 / Cadernos Cb Virtual 7. UFPB/BC. João Pessoa: Ed. Universitária, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário