sábado, 6 de março de 2021

 CONSTRUINDO UM BLOG (A PRÁTICA PEDAGÓGICA E AS MÍDIAS)

O paradigma da educação – que resulta da própria sociedade em que a informação, a comunicação e o conhecimento são considerados elementos indispensáveis – impõe a todos em geral e ao professor em particular, a competência informacional e ações assertivas para a construção de dispositivos para que o sujeito se torne não apenas um consumidor, mas também um produtor destes elementos.

Neste contexto, o professor sente a necessidade de melhorar sua comunicação com os alunos, e a melhor forma de fazer com que os mesmos se interessem pelos conteúdos curriculares abordados em sala de aula e interajam entre si, discutindo acerca de temas fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem, é utilizando as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) a favor do aluno, e o Blog é um dos recursos disponíveis na rede mundial de computadores que pode possibilitar uma aprendizagem colaborativa, a qual permite uma interação entre todos envolvidos no processo educativo.

A partir de agora pretendemos apresentar o Blog como um o gênero digital, definindo e identificando a sua importância no processo educativo mediado pelas TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação), inclusive como uma ferramenta facilitadora da aprendizagem colaborativa no ambiente virtual.

A palavra Blog é uma abreviação de weblog, onde qualquer registro frequente de informação pode ser considerado um blog. Um Blogue (em português) é um sítio na internet onde se pode expressar, mantendo um registro cronológico de experiências vividas, estados de espírito ou conteúdos, organizados por datas (dia/mês/ano).

Deste modo, a finalidade do blog é criar uma rede de informações e divulgar ações na Internet, no entanto podemos aplicar este recurso em nossa prática pedagógica na medida em que criamos e divulgamos, na condição de professores, conteúdos curriculares utilizados em sala de aula em blogs criados para esta finalidade. Podemos destacar alguns sistemas de blogs disponíveis na internet, como por exemplo, weblogger, blig, pop blog, blog-se, blogger.com.br.

Referência

Textos compilados integralmente de: GUERRA, Rafael Angel Torquemada [Org.]. Recursos Audiovisuais. Especialização Informática na Educação. Educação a Distância. C 569 / Cadernos Cb Virtual 7. UFPB/BC. João Pessoa: Ed. Universitária, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário