terça-feira, 6 de abril de 2021

 POLÍTICAS DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE: MARCOS LEGAIS E NORMATIVOS (Unidade 1 – Parte 5)

Mendes (2008, p. 159), em uma de suas pesquisas, alerta, sobretudo, que as constatações dos problemas existentes, percebidos através dos estudos e das pesquisas realizadas em escolas ditas inclusivas, devem servir não para o conformismo ou convencimento da impossibilidade da inclusão escolar efetiva, e sim que a partir da visualização dos problemas existentes pode-se, então, pensar e compreender as alternativas escolares para o atendimento das diferenças

As perspectivas da inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais podem ser positivas à medida em que houver sensibilidade para perceber as mudanças, ainda que estas estejam em estado incipiente. Ao olhar através da história da educação desse alunado percebe-se que mudanças consideráveis ocorreram, ainda não se atingiu a forma ideal, mas esse olhar histórico aliado ao contexto atual da formação universitária de professores instiga ao menos a considerar novas perspectivas de atuação e a superação de práticas excludentes de inclusão escolar.

Podemos vislumbrar a médio e longo prazo a atuação de uma nova geração de professores com formação inicial que contemplem o atendimento adequado aos alunos com necessidades educacionais especiais e por meio de uma escola que será capaz de pôr em prática os novos paradigmas estabelecidos sobre esse alunado. O surgimento de uma escola apta a incluir dependerá dos ajustes necessários para a superação dos desafios elencados.

O caminho a percorrer é longo e a estrada de difícil acesso. Todavia, muitos são os que têm se empenhado para modificar o estado atual. Para encerrarmos nossa reflexão, trazemos a declaração de Bueno sobre a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais (2008, p. 61): “cabe a nós, no mínimo a responsabilidade de procurar contribuir para que ele (o futuro) seja melhor que o presente”.

 

Material compilado na integra de: NASCIMENTO, Ricardo Augusto Lins do. Acessibilidade e Inclusão. Licenciatura em Computação. Ministério da Educação. Universidade Aberta do Brasil. Dourados: Universidade Federal da Grande Dourados, 2014.

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