POLÍTICAS DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE: MARCOS LEGAIS E NORMATIVOS (Unidade 1 – Parte 5)
Mendes (2008, p. 159), em uma
de suas pesquisas, alerta, sobretudo, que as constatações dos problemas
existentes, percebidos através dos estudos e das pesquisas realizadas em
escolas ditas inclusivas, devem servir não para o conformismo ou convencimento
da impossibilidade da inclusão escolar efetiva, e sim que a partir da visualização
dos problemas existentes pode-se, então, pensar e compreender as alternativas
escolares para o atendimento das diferenças
As perspectivas da inclusão
escolar de alunos com necessidades educacionais especiais podem ser positivas à
medida em que houver sensibilidade para perceber as mudanças, ainda que estas
estejam em estado incipiente. Ao olhar através da história da educação desse
alunado percebe-se que mudanças consideráveis ocorreram, ainda não se atingiu a
forma ideal, mas esse olhar histórico aliado ao contexto atual da formação
universitária de professores instiga ao menos a considerar novas perspectivas
de atuação e a superação de práticas excludentes de inclusão escolar.
Podemos vislumbrar a médio e
longo prazo a atuação de uma nova geração de professores com formação inicial
que contemplem o atendimento adequado aos alunos com necessidades educacionais especiais
e por meio de uma escola que será capaz de pôr em prática os novos paradigmas
estabelecidos sobre esse alunado. O surgimento de uma escola apta a incluir
dependerá dos ajustes necessários para a superação dos desafios elencados.
O caminho a percorrer é longo
e a estrada de difícil acesso. Todavia, muitos são os que têm se empenhado para
modificar o estado atual. Para encerrarmos nossa reflexão, trazemos a
declaração de Bueno sobre a inclusão escolar de alunos com necessidades
educacionais especiais (2008, p. 61): “cabe a nós, no mínimo a responsabilidade
de procurar contribuir para que ele (o futuro) seja melhor que o presente”.
Material compilado na integra de: NASCIMENTO, Ricardo
Augusto Lins do. Acessibilidade e Inclusão. Licenciatura em Computação. Ministério
da Educação. Universidade Aberta do Brasil. Dourados: Universidade Federal da
Grande Dourados, 2014.
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