ATRIBUTOS E ATRIBUIÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO PROCESSO EDUCATIVO (Citações Reflexivas)
“Art. 64. A
formação de profissionais de educação para administração, planejamento,
inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica, será
feita em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação, a
critério da instituição de ensino, garantida, nesta formação, a base comum nacional”.
(Lei de
Diretrizes Bases da Educação 9394/96)
“É importante lembrar que, ao longo da história
a figura do coordenador pedagógico, na maioria das vezes, esteve ligada a
questão de poder, cuja finalidade era a de vigiar e controlar o trabalho nas
instituições escolares correspondendo às expectativas classes dominantes. Ele
exercia as funções que lhe eram preestabelecidas, tendo como dever de
cumpri-las, uma vez designado para exercer o cargo”.
(GRAF, 2012, p. 19)
“O papel do coordenador pedagógico na esfera
escolar, bem como sua identidade é de coordenar, organizar, orientar,
assessorar, subsidiar, promover momentos de integração do trabalho pedagógico
entre as diferentes disciplinas, numa mesma série, ou uma mesma disciplina, em
diferentes séries”.
(RANGEL, 2006, P. 24).
“É importante que transformem o seu olhar,
ampliando a sua escuta e modificando a sua fala, quando a leitura da realidade
assim o requerer.
É necessário que a consciência coletiva seja
respeitada, a ponto de se flexibilizar mais os planejamentos e que os mesmos
sejam sempre construídos do e a partir do olhar coletivo.
Ter a capacidade de olhar de maneira inusitada,
de cada dia poder perceber o espaço da relação e, consequentemente, da troca e
da aprendizagem.
Ser capaz de perceber o que está acontecendo a
sua relação com o professor e deste com o seu grupo de alunos.
Poder perceber os pedidos que estão emergindo,
quais os conhecimentos demandados e, consequentemente, necessários para o momento
e poder auxiliar o professor”.
(SANTOS, 2007, p. 77-90)
“A valorização da
presença do coordenador na escola passa pela necessidade de reconhecê-lo como
educador em formação, uma vez que o processo educativo é dinâmico e necessita
constantemente de debates amplos sobre seu fazer, para que possa, junto com
seus pares, desenvolver novas reflexões sobre a área”.
(CLEMENTI, 2001 p. 65)
Referências
CLEMENTI, Nilba. A voz dos outros e
a nossa voz: alguns fatores que intervêm na atuação do coordenador. In:
PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza, ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (org). O
coordenador Pedagógico e o espaço da mudança. São Paulo: Edições Loyola, 2001.
GRAFF. Sandra Maria Dell. Coordenador
pedagógico enquanto gestor educacional: delimitando funções, marcando fronteiras.
2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo.
LDB: Lei de diretrizes e bases da educação
nacional. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas,
2017. 58 p. Disponível em:
http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_base
s_1ed.pdf. Acesso em: 05/11/2021.
LIMA,
Paulo Gomes; SANTOS, Sandra Mendes dos. O
coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas. Educere
et educare: Revista de Educação, v. 2, n. 4, p. 77-90, jul./dez. 2007.
Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1656.
Acesso em: 05/11/2021.
RANGEL,
M. Supervisão Pedagógica: um modelo. 4 ed. São Paulo: Vozes, 2006.
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