O PAPEL DA ESCOLA DIANTE DA SOCIEDADE (Recorte – Compilação – de textos)
Introdução
A sociedade por meio das suas instituições vigentes
deve assegurar a todos os cidadãos oportunidades que possam adquirir espaços
necessários para o seu desenvolvimento intelectual, moral e assegurar
oportunidades dignas e igualitárias, a realidade tem nos mostrado a necessidade
de sua superação quando o foco estar na emancipação humana. Efetivamente,
garantir este futuro que impõe como condição o conhecimento que os sujeitos
sociais possuem implica superar alguns entraves como a irrelevância do sistema
educacional brasileiro, e nesse caso, a escolar como espaço educativo, deve se
apresentar como como difusora e geradora de conhecimentos, passa a ter
importância na medida em que tornam mais visíveis suas possibilidades de
reflexão sobre a realidade.
1 Escola, um espaço formativo
A educação que ocorre nesse espaço educativo
necessita ser colocada centralmente como um forte agente de oportunidades para
as pessoas, principalmente ao viabilizar informações e reflexões sobre os
problemas enfrentados pelos agentes sociais inseridos nessa comunidade. Dentro
deste contexto, torna-se premente rever o papel de ator educativo que em suas
ações facilite o descobrimento da película que pode recobrir e,
consequentemente, escamotear os reais determinantes das sérias problemáticas
sociais. Com isso, o espaço educativo contribuirá para o enfrentamento e
adequação dos seus problemas cotidianos, uma vez que oportunizará maior
visibilidade sobre os determinantes dos problemas.
2 O Projeto Político
Pedagógico – PPP
Neste aspecto, quanto se localiza, também, a
importância da escola, além das outras instituições, o Projeto Político
Pedagógico escolar está implícito na discussão, exigindo uma constante revisão
conceitual e organizacional, priorizando a realidade dos sujeitos que procuram
o sistema educativo. Com isso, o PPP escolar, sua revisão constante tanto
conceitual quanto organizacional, está atrelado à concepção para além de um
desenho com poder de aprisionar e reduzir os conhecimentos da cultura humana em
modelos inflexíveis que devem ser transmitidos de geração a geração.
3 Tipos de Currículos:
A escola enquanto agência social e o currículo
escolar, por ser ele um instrumento que norteia o trabalho nela desenvolvido,
precisam considerar que não conseguiram a imunidade. Por isso, o currículo
escolar é marcado pela visão de mundo da sociedade do momento e sua prática
reflete a visão de mundo expressado nos documentos orientadores (currículo
formal e escrito), por meio das formas efetivas de ação dos agentes
educacionais (currículo em ação) e, dos valores, normas, hábitos, atitudes que
governam as relações nas salas de aulas (currículo oculto). O currículo, visto
como um instrumento norteador de práticas escolares, conteúdos programáticos e
estratégias metodológicas indicam e contribuem na formação de uma cultura local
que reflita as necessidades da comunidade e da escola.
Considerações
É importante e, vale destacar
a necessidade de revisão de alguns princípios gerais que são apontados, como
solução às disparidades enfrentadas, na relação da função e papel da escola,
baseado no tipo de currículo e metas proposta pelo PPP, bem como, no
direcionamento do contexto da sociedade, dentre os quais: social, cultural, político
e especialmente o econômico, com vista na busca de alcançar a qualidade do ensino
e de vida dentro da realidade, no meio social e cultural.
Perceber, então, a necessidade de não conceber
a educação como garantia da superação de disparidades e discrepâncias, bem como
considerar fatores e contextos maiores como os blocos econômicos que determinam
regras e normas, as quais os países subdesenvolvidos devem atender. E, deixar de
perceber estas relações de poder econômico seria o mesmo que legitimar e
aceitar a desobrigação do Estado, em termos de qualidade de ensino e melhoria
na qualidade de vida das pessoas.
Referência
ANAYA,
Viviani; TEIXEIRA, Célia Regina. A sociedade contemporânea e a flexibilidade
curricular das escolas plural e kanamari: os estudos culturais e sua
importância no currículo oficial. Pontifícia Universidade Católica de São
Paulo. Programa de Pós-graduação Educação: Currículo. ISSN: 1809-3876. Revista
E-Curriculum, São Paulo, v. 2, n. 2, junho de 2007. Disponível em:
<https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3192/2114>.
Acesso em 18 nov 2021.
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