PAPEL DA SALA DE AULA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO (Tópicos de Reflexão)
1 Sala
de aula
a) Ambiente formativo;
b) Ocupa uma posição central no processo de alfabetização.
2
Alfabetização
a) Processo social e cultural amplo;
b) Inclui além da leitura e da escrita, a
alfabetização matemática;
c) Pautada no diálogo e nas interações: comunicação
de ideias e mediação do professor;
d) Alunos: Amplamente expostos aos materiais
impressos = função social da escrita;
e) Objetivo: Verificar a importância da presença, nesse espaço, de materiais que remetam também à função social da matemática (gráficos, tabelas, informações numéricas).
3
Características da sala de aula
a) Espaço no qual as crianças ficam imersas no
processo de apropriação: da leitura; da escrita da língua materna; e, da
linguagem matemática.
b) Pensar na organização das carteiras contribui
significativamente para a criação de um ambiente propício e favorável à
aprendizagem, à problematização, à dialogicidade e à comunicação pela leitura e
escrita, também em Matemática.
c) Criar um ambiente problematizador que propicie a aprendizagem matemática, uma comunidade de aprendizagem compartilhada por professor e alunos.
4 Papel
das brincadeiras (expressões culturais da infância)
a) Devem estar presentes na sala de aula como
ambiente formativo/alfabetizador;
b) Local onde ocorrem as interações e descobertas
múltiplas, repletas de significação.
Aprender Matemática em um ambiente colaborativo é importante para leitura e escrita (registro).
5 Organização
da sala de aula
a) Alunos e professores aprendem de forma
colaborativa;
b) Aluno = trazer para a sala de aula as
experiências vividas;
c) Professor = conhecer e respeitar as culturas
da infância, dar vez e voz aos alunos;
d) Na intencionalidade pedagógica para ensinar
de forma a ampliar as possibilidades das aprendizagens.
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