domingo, 6 de fevereiro de 2022

 PAPEL DA SALA DE AULA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO (Tópicos de Reflexão) 

1 Sala de aula

a) Ambiente formativo;

b) Ocupa uma posição central no processo de alfabetização.

2 Alfabetização

a) Processo social e cultural amplo;

b) Inclui além da leitura e da escrita, a alfabetização matemática;

c) Pautada no diálogo e nas interações: comunicação de ideias e mediação do professor;

d) Alunos: Amplamente expostos aos materiais impressos = função social da escrita;

e) Objetivo: Verificar a importância da presença, nesse espaço, de materiais que remetam também à função social da matemática (gráficos, tabelas, informações numéricas).

3 Características da sala de aula

a) Espaço no qual as crianças ficam imersas no processo de apropriação: da leitura; da escrita da língua materna; e, da linguagem matemática.

b) Pensar na organização das carteiras contribui significativamente para a criação de um ambiente propício e favorável à aprendizagem, à problematização, à dialogicidade e à comunicação pela leitura e escrita, também em Matemática.

c) Criar um ambiente problematizador que propicie a aprendizagem matemática, uma comunidade de aprendizagem compartilhada por professor e alunos.

4 Papel das brincadeiras (expressões culturais da infância)

a) Devem estar presentes na sala de aula como ambiente formativo/alfabetizador;

b) Local onde ocorrem as interações e descobertas múltiplas, repletas de significação.

Aprender Matemática em um ambiente colaborativo é importante para leitura e escrita (registro).

5 Organização da sala de aula

a) Alunos e professores aprendem de forma colaborativa;

b) Aluno = trazer para a sala de aula as experiências vividas;

c) Professor = conhecer e respeitar as culturas da infância, dar vez e voz aos alunos;

d) Na intencionalidade pedagógica para ensinar de forma a ampliar as possibilidades das aprendizagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário