domingo, 6 de fevereiro de 2022

 PLANEJAMENTO E INTERDISCIPLINARIDADE (Tópicos de Reflexão)

 Importante: Só é possível planejar interdisciplinarmente se houver clareza / aprofundamento do objeto de estudo de cada área do conhecimento. Exemplo: Ao solicitarmos um desenho trabalhando com determinado conteúdo da língua portuguesa não necessariamente, estaremos trabalhando com arte.

1 Materiais para planejar considerando recursos didáticos

a) Refletir sobre os livros literários podem ser utilizados para contextualizar o trabalho com a Linguagem/ Matemática/ Ciências/ Arte/ História/ Geografia, etc.;

b) Pensar sobre quais jogos a escola possui, dentre os quais: mapas, bandeiras, globo terrestre, dentre outros.

c) Pensar com organizar sua escola para o ensino das disciplinas;

d) Planejar o acompanhamento das atividades desenvolvidas;

e) Criar estratégias de registro do desempenho de aprendizagem dos alunos;

2 Conteúdos escolhidos e discutidos em função

a) Dos objetivos estabelecidos;

b) do Livro Didático;

c) Obras complementares;

d) Diretrizes curriculares;

e) Matrizes de Avaliação;

f) Informações sobre onde se encontra o coletivo dos alunos da turma;

g) Onde deveriam estar (os alunos) no currículo.

 3 Planejamento semanal das ações

a) Deve ser organizado sequencial ao que foi trabalhado na semana anterior;

b) Cabe ao professor decidir quais estratégias deve utilizar para realizar a retomada do que foi trabalhado e que recursos didáticos devem ser utilizados;

c) O que será trabalhado na semana deverá contribuir para a continuidade da aprendizagem dos alunos.

 4 Componentes complementares importantes

a) Divisão do tempo (atividades permanentes, atividades que variam e que são contextuais)

b) Espaços: Como o espaço será organizado;

c) Retomada/recuperação paralela (do conhecimento, não do conteúdo);

d) Planeja atividades de intervenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário