domingo, 6 de fevereiro de 2022

 O LABORATÓRIO NO CONTEXTO DO ENSINO

 1) Conceitos

O laboratório pode ser definido como local destinado a experiências. De acordo com sua finalidade pode ser destinado:

a) Ao Ensino: o laboratório de ensino é o que existe nas escolas. É utilizado para que o aluno verifique e aprenda, empregando uma outra ferramenta de ensino e aprendizagem, aos conceitos vistos em sala de aula. É equipado conforme a necessidade de utilização;

b) Ao Controle de Qualidade: é normalmente encontrado na indústria. Nele procede-se a testes diversos (físicos e químicos) que assegurem a qualidade de determinado produto.

c) À Pesquisa: a preocupação nesse tipo de laboratório está a comprovar a validade de determinadas teorias ou hipóteses científicas ou em melhorar (ou criar) determinado produto.

É no contexto do método científico que devem ser entendidas as disciplinas em um laboratório científico. Nele o aluno não está apenas adquirindo conhecimento, mas está construindo-o, exatamente como no processo de pesquisa científica.

Nos laboratórios de ensino, as experiências são simples e os aparelhos utilizados também. O aluno deve aprender a prestar atenção no equipamento experimental disponível, procurando entender como funciona, quais suas limitações, suas imperfeições, pois tudo isto influi no modelo que se quer testar e que deverá ser discutido no relatório, peça fundamental do processo de aprendizagem.

É importante que o aluno venha para a aula sabendo qual a experiência que irá realizar e quais os seus fundamentos teóricos. Para tanto, pode usar qualquer livro básico de Ciências. 

2) Atitudes em um laboratório

Por mais bem equipado que seja um laboratório, nenhum experimento terminará de forma satisfatória se não for bem conduzido. Isto significa que quem realiza o trabalho é que determina seu ritmo e suas condições. E quem faz isso é aluno, naturalmente auxiliado por seus colegas e sempre orientado pelo professor.

Normalmente há uma discussão prévia sobre a teoria que envolve o experimento e os cuidados inerentes a cada experiência.

É importante que o aluno venha para a aula já sabendo qual a experiência que irá realizar e quais os seus fundamentos teóricos. Se houver necessidade de trazer algum material de casa deve ser acertado na aula anterior o material, a quantidade e quem será o responsável.

 REFERÊNCIAS

CANTO, Eduardo Leite do. Ciências Naturais: aprendendo com o cotidiano. 2ª edição. São Paulo: Moderna, 2004.

CARVALHO, Ana Maria Pessoa de (org). Ensino de Ciências: Unindo a Pesquisa e a Prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004

KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4ª Ed.- São Paulo; Editora da Universidade de são Paulo, 2004.

OLIVEIRA, Nyelda Rocha de, et al. Ciências descobrindo o ambiente. 3ª edição – São Paulo: Atual, 2008.

FAVALLI, Leonel Delvai, et al. A escola é nossa: ciências: 4º ano – 1ª edição – São Paulo: spicione, 2008.

PORTO, Amélia. et al. Asas para voar: Ciências: Ensino Fundamental – São Paulo: Ática, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário