domingo, 6 de março de 2022

 AUDITORIA (*)

1. Definição

Atividade formal e documentada, executada por pessoal habilitado e que não tenha responsabilidade direta na execução dos serviços em avaliação, para verificar a eficácia do sistema da qualidade implantado, através de evidências objetivas (QUALITY PROGRESS, 1997).

2. Objetivo

Presta-se à avaliação do grau de eficiência do sistema da gestão integrada da qualidade, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho. Seus resultados são utilizados com os objetivos de retroalimentação de sistemas, difusão e aperfeiçoamento do sistema, entre outros.

3. Aspectos fundamentais

a. Se a concepção do sistema está adequada aos requisitos; por exemplo, falta de roteiros de trabalho (exigidos pelas normas);

b. Se o sistema está implantado da forma como foi concebido;

c. O resultado da auditoria, apontando uma não conformidade, tende a provocar uma reação de resolução por parte dos envolvidos, de forma mais abrangente e rápida;

d. O simples anúncio de que a auditoria será realizada é positivo, pois desperta a preocupação em resolver os assuntos-problema que estavam esquecidos ou que não eram prioritários;

e. A auditoria também provoca a difusão do próprio sistema de gestão integrada entre os funcionários;

f. Identificar as necessidades de treinamento de pessoal. As auditorias detalham este fato, contribuindo para aprimorar o programa de treinamento.

4. Cronograma

As auditorias internas são realizadas semestralmente, mas poderão ocorrer a qualquer tempo, por deliberação do Comitê do SGI. Nessas auditorias, são emitidos relatórios dos desvios encontrados, os quais servem para as devidas correções. Normalmente, as primeiras auditorias realizadas indicarão necessidades de ajustes nos procedimentos do SGI. As auditorias externas são realizadas semestralmente, por auditores do órgão certificador BVQI (Bureau Veritas Quality International), que verifica a eficácia do sistema.

Vale lembrar que todos os membros da equipe de auditoria de sistemas devem ter certo conhecimento da área e experiência prática anterior, tendo trabalhado em centros de processamento de dados, de desenvolvimento de sistemas, de pesquisa aplicada ou para fornecedores de hardware, software ou serviços de consultoria na área de Informática.

5. Tipos de auditorias

a. Internas: As auditorias internas são realizadas de modo a verificar a adequação do sistema aos requisitos das normas. Existe um programa semestral de auditoria interna que contempla todas as áreas envolvidas no sistema, levando em consideração a importância ambiental, saúde e segurança, qualidade e responsabilidade social. Os resultados das auditorias internas são compilados pelo Gerente de Gestão para serem discutidos durante as reuniões de análise de safra.

b. Externas: análise crítica do sistema, as auditorias internas e a verificação da eficácia das ações propostas, o Órgão Certificador Credenciado/BVQI deve ser contratado para a prestação do serviço de certificação. Na pré-auditoria, as não conformidades devem ser identificadas, possibilitando a solidificação do sistema.

* Material Compilado de: Prof. Adão Pereira Santos Junior. Curso Superior de Tecnologia em Segurança no Trabalho. Gestão Integrada em Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho. São Luís:  UEMANET, 2019.

 

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