SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA – SGI (*)
1. Conceito
É um fator multiplicador da
capacidade empresarial em produzir com melhor qualidade, menores custos e
incrementar a inovação tecnológica. Assim, o SGI atende às necessidades
organizacionais, uma vez que, na luta incessante pela sobrevivência, as
empresas estão se desgastando para se adequarem às novas filosofias e
tendências, desperdiçando esforços que podem ser economizados (abrange: qualidade,
meio ambiente, saúde, segurança e responsabilidade social).
2. Estrutura
da implantação do SGI na organização
a. Missão: estar em consonância com seus
valores e ciente da sua responsabilidade perante a sociedade, estar
comprometida em estabelecer parcerias com seus clientes e produtores para
superar as expectativas de seus públicos com profissionalismo e qualidade,
consolidando-se como uma excelente opção no mercado de fumo;
b. Visão: ser reconhecida pela excelência na
prática de seus negócios e de seu produto, através do comprometimento e
dedicação de sua equipe e da integridade de suas ações junto aos clientes,
produtores e à comunidade, garantindo, dessa forma, seu crescimento e
desenvolvimento;
c. Valores: ética, tecnologia, espírito de
equipe, respeito à legislação, qualificação de seu pessoal, respeito ao meio
ambiente, incentivo à agricultura, saúde e bem-estar, segurança e disciplina.
3. Etapas
e atividades do processo de implantação do SGI
a. Tire uma foto atual do negócio: levante e
analise todos os processos e procedimentos nas diversas áreas existentes na sua
empresa. O foco é padronizá-los e formalizá-los em processos escritos afim de
poderem ser utilizados por colaboradores de diversos setores em diferentes
momentos. Aqui, preza-se também pela gestão do conhecimento;
b. Divulgue os novos passos: a política da
empresa deve estar alinhada aos padrões SGI;
c. Prepare seus aliados: é importante que a
equipe esteja sensibilizada e engajada com o novo processo;
d. Atue como facilitador das mudanças:
contribua na identificação e solução de problemas das outras áreas, facilitando
a mudança de comportamentos no dia a dia da empresa;
e. Acompanhe as auditorias: esteja atento às
recomendações feitas nas áreas auditadas e acompanhe as ações que devem ser
adotadas para corrigir erros apontados;
f. Avalie sempre: perceba as mudanças que estão
sendo feitas, dê feedbacks aos envolvidos, oriente aqueles que ainda estão com
processos que precisam ser melhorados.
4. Estrutura
para estrutura SIG
Segundo Castro (1997),
aplicando-se conceitos de eficácia aos Sistema de Gestão de Garantia da
Qualidade (SGQ), Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e Sistema de Gestão de Saúde
e Segurança no Trabalho (SST), pode-se estabelecer um paralelo entre estes.
Para tanto, a organização deve
ser eficaz ao estabelecer critérios que considerem as partes interessadas,
legislações aplicáveis e outros fatores que estejam relacionados com os
fundamentos do sistema de gestão.
Assim, deve-se ter em conta
que o primeiro ponto em comum entre estes está na própria concepção dos
sistemas de gestão: o SGQ está voltado aos aspectos da qualidade dos produtos e
serviços fornecidos aos seus clientes; o SGA refere-se aos aspectos ambientais
das atividades, produtos e serviços de uma organização; e o SST volta-se aos
aspectos de saúde e de segurança das atividades, produtos e serviços de uma
organização.
* Material Compilado de: Prof. Adão Pereira
Santos Junior. Curso Superior de Tecnologia em Segurança no Trabalho. Gestão
Integrada em Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho. São Luís: UEMANET, 2019.
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