MODELO
DE GESTÃO: CICLO PDCA (*)
1. Conceito
Esse modelo, bastante
utilizado em práticas de gestão, tem o objetivo de controlar e otimizar os
processos colaborando com o alcance de metas e proporcionando mecanismos para
uma melhoria contínua.
2. Passos
do método PDCA
P – Plan (Planejar): 1) Identificação do
problema; 2) Análise do problema; 3) Análise do processo; Plano de ação.
D – Do (Executar): 5) Execução.
C – Check (Verificar): 6 Verificação.
A – Action (Agir): 7) Ação; 8) Padronização.
3. Os
termos do ciclo PDCA e seus significados
Planejamento (P) - consiste
em: Estabelecer metas sobre os itens de controle; Estabelecer a maneira (o
caminho, o método) para se atingir as metas propostas.
Execução (D) - Execução das
tarefas exatamente como previsto no plano e coleta de dados para verificação do
processo. Nesta etapa, é essencial o treinamento no trabalho decorrente da fase
de planejamento.
Controle (C) - A partir dos
dados coletados na execução, compara-se o resultado alcançado com a meta
planejada, controlando o que foi feito através de documentos.
Atuação corretiva (A) - Esta é
a etapa onde o usuário detectou desvios e atuará no sentido de fazer correções
definitivas, avaliando o que foi feito e melhorando de tal modo que o problema
nunca volte a ocorrer. Assim, o ciclo PDCA caracteriza-se por ser um processo
de gestão de melhoria contínua.
4. ISO
9001 – Gestão da Qualidade
A ISO 9001 é uma certificação
que pode ser aplicada a qualquer negócio que busque otimizar a forma como é
gerida. Ela é a norma que certifica os Sistemas de Gestão da Qualidade e define
os requisitos para a implantação do sistema. Este documento possui ferramentas
de padronização, é um modelo seguro para a implantação da Gestão da Qualidade. O
objetivo da norma é trazer confiança ao cliente de que os produtos e serviços
da empresa serão criados de modo repetitivo e consistente, a fim de que adquira
uma qualidade, de acordo com aquilo que foi definido pela empresa. Ela pode ser
implementada em empresas de diferentes portes e setores, porém é possível
observar impactos maiores nas organizações que têm preparo para aplicá-la em
todas as áreas e não somente em determinado setor.
5. ISO
14001 – Sistema de Gestão Ambiental
Essa norma é
internacionalmente reconhecida e está direcionada no sentido de estabelecer um
Sistema de Gestão Ambiental (SGA) eficiente na organização. Seu principal
objetivo é gerar o equilíbrio entre o alto desempenho da produção e a redução do
impacto ambiental. É uma ferramenta criada para auxiliar empresas a
identificar, priorizar e gerenciar seus riscos ambientais como parte de suas
práticas usuais. A norma faz com que a empresa dê uma maior atenção às questões
mais relevantes de seu negócio. A ISO 14001 exige que as empresas se
comprometam com a prevenção da poluição e com melhorias contínuas, como parte
do ciclo normal de gestão empresarial.
6. OHSAS
18001 – Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional
Para complementar as
especificações já citadas, há o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança
Ocupacional (SGSSO) que busca promover um ambiente de trabalho mais seguro aos
funcionários, além de prezar pela saúde e bem-estar deles. Nesse sistema, há
uma estrutura que permite identificar e controlar os riscos que afetam a saúde
e a segurança do trabalhador, reduzindo o índice de acidentes, proporcionando
ambientes mais agradáveis, que contribuem para o bem-estar e, por fim,
potencializando a performance dos trabalhadores e da produção.
7. SA
8000 – Responsabilidade Social
Responsabilidade social é
quando as empresas decidem, voluntariamente, contribuir para uma sociedade mais
justa e para um ambiente mais limpo. O conceito de responsabilidade social pode
ser compreendido em dois níveis: o nível interno relaciona-se com os
trabalhadores e a todas as partes afetadas pela empresa e que podem influenciar
no alcance de seus resultados. O nível externo são as consequências das ações
de uma organização sobre o meio ambiente, os seus parceiros de negócio e o meio
em que estão inseridos. A responsabilidade social implica a noção de que uma
empresa não tem apenas o objetivo de fazer lucro e, além de trazer benefício
financeiro às pessoas que trabalham na empresa, também deve contribuir
socialmente para o seu meio envolvente. Desta forma, a responsabilidade social
muitas vezes envolve medidas que trazem cultura e boas condições para a
sociedade.
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