domingo, 6 de março de 2022

MODELO DE GESTÃO: CICLO PDCA (*)

1. Conceito

Esse modelo, bastante utilizado em práticas de gestão, tem o objetivo de controlar e otimizar os processos colaborando com o alcance de metas e proporcionando mecanismos para uma melhoria contínua.

2. Passos do método PDCA

P – Plan (Planejar): 1) Identificação do problema; 2) Análise do problema; 3) Análise do processo; Plano de ação.

D – Do (Executar): 5) Execução.

C – Check (Verificar): 6 Verificação.

A – Action (Agir): 7) Ação; 8) Padronização.

3. Os termos do ciclo PDCA e seus significados

Planejamento (P) - consiste em: Estabelecer metas sobre os itens de controle; Estabelecer a maneira (o caminho, o método) para se atingir as metas propostas.

Execução (D) - Execução das tarefas exatamente como previsto no plano e coleta de dados para verificação do processo. Nesta etapa, é essencial o treinamento no trabalho decorrente da fase de planejamento.

Controle (C) - A partir dos dados coletados na execução, compara-se o resultado alcançado com a meta planejada, controlando o que foi feito através de documentos.

Atuação corretiva (A) - Esta é a etapa onde o usuário detectou desvios e atuará no sentido de fazer correções definitivas, avaliando o que foi feito e melhorando de tal modo que o problema nunca volte a ocorrer. Assim, o ciclo PDCA caracteriza-se por ser um processo de gestão de melhoria contínua.

4. ISO 9001 – Gestão da Qualidade

A ISO 9001 é uma certificação que pode ser aplicada a qualquer negócio que busque otimizar a forma como é gerida. Ela é a norma que certifica os Sistemas de Gestão da Qualidade e define os requisitos para a implantação do sistema. Este documento possui ferramentas de padronização, é um modelo seguro para a implantação da Gestão da Qualidade. O objetivo da norma é trazer confiança ao cliente de que os produtos e serviços da empresa serão criados de modo repetitivo e consistente, a fim de que adquira uma qualidade, de acordo com aquilo que foi definido pela empresa. Ela pode ser implementada em empresas de diferentes portes e setores, porém é possível observar impactos maiores nas organizações que têm preparo para aplicá-la em todas as áreas e não somente em determinado setor.

5. ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental

Essa norma é internacionalmente reconhecida e está direcionada no sentido de estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) eficiente na organização. Seu principal objetivo é gerar o equilíbrio entre o alto desempenho da produção e a redução do impacto ambiental. É uma ferramenta criada para auxiliar empresas a identificar, priorizar e gerenciar seus riscos ambientais como parte de suas práticas usuais. A norma faz com que a empresa dê uma maior atenção às questões mais relevantes de seu negócio. A ISO 14001 exige que as empresas se comprometam com a prevenção da poluição e com melhorias contínuas, como parte do ciclo normal de gestão empresarial.

6. OHSAS 18001 – Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional

Para complementar as especificações já citadas, há o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO) que busca promover um ambiente de trabalho mais seguro aos funcionários, além de prezar pela saúde e bem-estar deles. Nesse sistema, há uma estrutura que permite identificar e controlar os riscos que afetam a saúde e a segurança do trabalhador, reduzindo o índice de acidentes, proporcionando ambientes mais agradáveis, que contribuem para o bem-estar e, por fim, potencializando a performance dos trabalhadores e da produção.

7. SA 8000 – Responsabilidade Social

Responsabilidade social é quando as empresas decidem, voluntariamente, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. O conceito de responsabilidade social pode ser compreendido em dois níveis: o nível interno relaciona-se com os trabalhadores e a todas as partes afetadas pela empresa e que podem influenciar no alcance de seus resultados. O nível externo são as consequências das ações de uma organização sobre o meio ambiente, os seus parceiros de negócio e o meio em que estão inseridos. A responsabilidade social implica a noção de que uma empresa não tem apenas o objetivo de fazer lucro e, além de trazer benefício financeiro às pessoas que trabalham na empresa, também deve contribuir socialmente para o seu meio envolvente. Desta forma, a responsabilidade social muitas vezes envolve medidas que trazem cultura e boas condições para a sociedade.

* Material Compilado de: Prof. Adão Pereira Santos Junior. Curso Superior de Tecnologia em Segurança no Trabalho. Gestão Integrada em Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho. São Luís:  UEMANET, 2019. 

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