domingo, 6 de março de 2022

 SISTEMAS DE GESTÃO (*)

1. Conceito

É um conjugado de práticas com determinado padrão que interagem entre si com o objetivo de gerir um negócio e produzir resultados positivos e não somente de caráter financeiro. (Fundação Nacional da Qualidade)

2. Objetivo

Prover as organizações de elementos e de um modelo que possa ser integrado a outros requisitos da gestão. Esse fator de integração é o ponto-chave na gestão da organização.

3. Impacto

Diferenças no preço e no produto até a satisfação do público interno em relação à melhoria de qualidade de vida e diminuição de riscos de acidentes de trabalho. Sem contar a reação positiva da comunidade em relação à diminuição dos prejuízos ao meio ambiente, causando um bem-estar coletivo na região da empresa.

4. Vantagens

a. Ajuda a empresa a obter um diferencial competitivo no mercado;

b. Facilita o fortalecimento da imagem da empresa perante seus diferentes públicos - tanto interno quanto externo;

c. Permite padronizar processos de acordo com padrões aceitos internacionalmente, buscando a excelência gerencial;

d. Contribui para uma melhoria no clima organizacional;

e. Possibilita a diminuição de danos ao meio ambiente;

f. Proporciona um ambiente corporativo melhor, com funcionários mais capacitados e mais seguros;

g. Permite mais transparência nos processos e redução de burocracia.

5. Exemplos de Indicadores

a. Qualidade: Pode-se medir o número de produtos com defeitos, a quantidade de matéria-prima desperdiçada no processo de produção, as reclamações do consumidor em relação ao padrão esperado do produto, as horas perdidas em razão de ter que parar a produção, etc.

b. Meio ambiente: É possível estabelecer métricas pela quantidade de consumo de água no processo de produção, a quantidade de resíduos gerados, os destinos que são dados a esses resíduos (podem ser encaminhados às empresas que se utilizam daquela matéria para produção de um novo produto), etc.

c. Saúde e Segurança: É importante medir o número de acidentes de trabalho, o número de faltas com e sem justificativa, o número de entrega de atestados médicos, campanhas em prol da saúde e da segurança, horas de treinamento oferecidas.  Com a implantação de um sistema de gestão, a empresa pode atender às exigências de padrão de uma só vez. Como outros sistemas, há a necessidade de um aperfeiçoamento contínuo; por isso há um calendário de auditorias, normas e procedimentos a serem seguidos.

d. Responsabilidade Social: Os Indicadores de Responsabilidade Social Empresarial foram criados como uma ferramenta de aprendizado e avaliação da gestão da empresa no que se refere à incorporação das práticas de Responsabilidade Social Empresarial (RSE), ao planejamento de estratégias e de monitoramento do desempenho geral da empresa. Trata-se de um instrumento de autoavaliação e aprendizado de uso essencialmente interno.

* Material Compilado de: Prof. Adão Pereira Santos Junior. Curso Superior de Tecnologia em Segurança no Trabalho. Gestão Integrada em Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho. São Luís:  UEMANET, 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário