quarta-feira, 6 de abril de 2022

 ESCRITA EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM (*)

1 Linguagem Cibernética

Mudanças nos modos de comunicação e divulgação das informações advindas do surgimento e da ampliação do acesso às tecnologias digitais. Uso dos computadores; celulares; Tvs digitais, etc.

2 Múltiplos letramentos

Eles caracterizam nossas práticas sociais; Letramentos dominantes/institucionalizados X letramentos vernaculares (internetês ou bloguês = modalidade de linguagem, que dispensa formalidades). Objetivo do internetês: ganhar tempo sem perder informações mesmo cometendo infração gramatical.

3 Fórum

A ferramenta Fórum permite discussões on-line por meio de mensagens assíncronas (ao longo dos dias, semanas, meses ou duração do curso). É um espaço importante para troca de ideias, de opiniões, de informações e, até mesmo, de sentimentos em relação aos assuntos propostos. A participação dos vários atores no fórum enriquece o debate e ajuda a elaborar melhor o assunto. Espaço para discussões mais elaboradas.

4 CHAT

Os ambientes de aprendizagem presenciais ou as salas de aula sempre foram principalmente espaços da oralidade. Construir ambientes de aprendizagem em que a oralidade dá espaço para a escrita dentro do pressuposto epistemológico construtivista permite que várias mudanças cognitivas, sociais, linguísticas e afetivas ocorram. (VALENTINI, 1998).

(*) Material Compilado de: Curso Leitura e Escrita – Aprofundamento em Língua Portuguesa: produção de textos na universidade. Laura Lopes de Paiva. Marcilene Regina Pedra. Universidade Estadual de Maringá – UEM. Núcleo de Educação à Distância – NED. Universidade Aberta do Brasil – UAB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário