ESCRITA EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM (*)
1 Linguagem Cibernética
Mudanças nos modos de comunicação e divulgação
das informações advindas do surgimento e da ampliação do acesso às tecnologias
digitais. Uso dos computadores; celulares; Tvs digitais, etc.
2 Múltiplos letramentos
Eles caracterizam nossas práticas sociais; Letramentos
dominantes/institucionalizados X letramentos vernaculares (internetês ou bloguês
= modalidade de linguagem, que dispensa formalidades). Objetivo do internetês:
ganhar tempo sem perder informações mesmo cometendo infração gramatical.
3 Fórum
A ferramenta Fórum permite discussões on-line
por meio de mensagens assíncronas (ao longo dos dias, semanas, meses ou duração
do curso). É um espaço importante para troca de ideias, de opiniões, de
informações e, até mesmo, de sentimentos em relação aos assuntos propostos. A
participação dos vários atores no fórum enriquece o debate e ajuda a elaborar
melhor o assunto. Espaço para discussões mais elaboradas.
4 CHAT
Os ambientes de aprendizagem presenciais ou as
salas de aula sempre foram principalmente espaços da oralidade. Construir
ambientes de aprendizagem em que a oralidade dá espaço para a escrita dentro do
pressuposto epistemológico construtivista permite que várias mudanças
cognitivas, sociais, linguísticas e afetivas ocorram. (VALENTINI, 1998).
(*)
Material Compilado de: Curso Leitura e Escrita – Aprofundamento em Língua
Portuguesa: produção de textos na universidade. Laura Lopes de Paiva. Marcilene
Regina Pedra. Universidade Estadual de Maringá – UEM. Núcleo de Educação à
Distância – NED. Universidade Aberta do Brasil – UAB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário