quarta-feira, 6 de abril de 2022

 REFLEXÕES SOBRE LEITURA E ESCRITA (*)

1 Diretrizes curriculares

Concepção teórico-metodológica para o trabalho com a Língua Portuguesa na Educação Básica. Nas DCEs, a linguagem é vista como fenômeno social, pois nasce da necessidade de interação entre os homens. Ensinar a língua materna, a partir dessa concepção, requer que se considere os aspectos sociais e históricos em que o sujeito está inserido, bem como o contexto de produção do enunciado.

2 Conteúdos Básicos

Discurso como prática social; e, Gêneros discursivos conforme suas esferas de circulação.

3 Concepções de leitura

No livro “Ler e Compreender os sentidos do texto”, as autoras Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias apresentam três diferentes concepções de língua, a partir das quais pode-se sobre o trabalho com a leitura, no cotidiano das salas de aula.

4 O que é análise linguística?

Novas propostas teórico-metodológicas têm surgido para preencher algumas lacunas no ensino de Língua Portuguesa. “O termo Análise Linguística (AL) surgiu para denominar uma nova perspectiva de reflexão sobre o sistema linguístico e sobre os usos da língua, com vistas ao tratamento escolar de fenômenos gramaticais, textuais e discursivos. Foi cunhado por Geraldi em 1984 para se contrapor ao ensino tradicional de gramática, para firmar um novo espaço, relativo a uma nova prática pedagógica”. (MENDONÇA, 2007).

Numa perspectiva sociointeracionista de língua, a análise linguística constitui um dos três eixos básicos do ensino de língua materna, ao lado da leitura e produção de textos.

Nesse ponto de vista teórico, os estudos linguísticos com um fim em si mesmos perdem o sentido, pois se considera que a seleção e o emprego de certos elementos e estratégias ocorrem em consonância com as condições de produção dos textos, ou seja, de acordo com quem diz o quê, para quem, com que propósito, em que gênero, em que suporte etc.

A Análise Linguística tem como objetivo central refletir sobre os fenômenos linguísticos e sobre estratégias discursivas, com o foco nos usos da linguagem. (MENDONÇA, 2007).

(*) Material Compilado de: Curso de extensão Língua Portuguesa: produção de textos na universidade. Laura Lopes de Paiva. Marcilene Regina Pedra. Universidade Estadual de Maringá – UEM. Núcleo de Educação à Distância – NED. Universidade Aberta do Brasil – UAB.

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