quarta-feira, 6 de abril de 2022

 PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA X AULA DE GRAMÁTICA (*)

1 Introdução

Segundo Márcia Mendonça, com a análise linguística pretende-se substituir o velho e tradicional modelo de ensino de gramática por práticas que possibilitem a reflexão consciente sobre os fenômenos gramaticais e textual-discursivos que perpassam os usos linguísticos.

Fiorin afirma que na abordagem do texto podem-se analisar os mecanismos sintáticos e semânticos responsáveis pela produção de sentido. Por meio de uma análise que considera os aspectos sintáticos, semânticos e pragmáticos do texto, chegaremos à compreensão das ideias que nele estão presentes.

Nesse sentido não se separa a aula de “gramática” da aula de “interpretação”, pois conforme sugere Antunes: “Sem gramática não se faz um texto [e] não se faz um texto apenas com gramática. (adaptado de NEVES, Herbertt. Aspectos sintáticos do texto: uma proposta para o trabalho com texto em sala de aula).

2 Expressão escrita

Movimentos da oralidade nas interações escritas em um ambiente virtual de aprendizagem: novos efeitos de sentido e autoria. O cuidado com a escrita no ambiente virtual. O processo histórico da escrita e sua importância na formação do sujeito.

A produção de textos no cenário escolar tem grande importância, já que é nesse ambiente que se constituem efetivamente práticas de aprimoramento para seu uso na vida social. As DCEs de Língua Portuguesa apontam que é fundamental que o estudante se envolva com os textos que produz e assume autoria do que escreve, por ser um sujeito que tem o que dizer.

Além disso, este documento reforça que a produção escrita possibilita que o Sujeito se posicione, tenha voz em seu texto, interagindo com as práticas da linguagem da sociedade.

(*) Material Compilado de: Curso de extensão Língua Portuguesa: produção de textos na universidade. Laura Lopes de Paiva. Marcilene Regina Pedra. Universidade Estadual de Maringá – UEM. Núcleo de Educação à Distância – NED. Universidade Aberta do Brasil – UAB.

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