GÊNEROS TEXTUAIS (*)
1 Introdução
No nosso dia a dia convivemos com diferentes
textos, vejamos alguns: Receita de bolo, Carta, Bula de remédio, Bilhete, Narração
de jogo, Diário, Conversa ao telefone, Reportagem, Lista de compras. Nesse sentido,
Gêneros textuais apresentam-se formas naturais que utilizamos a língua.
Para cada uma das situações de comunicação que
ocorre no nosso dia a dia utilizamos algum gênero textual. Vejamos, então, alguns
exemplos dos gêneros orais que produzimos: Conversa ao telefone, Conversa com
amigos, Narração de uma piada, Debate em sala de aula, Apresentação de um
trabalho da escola. E, dos gêneros escritos que produzimos, temos como exemplo:
Diário, E-mail, Bilhete, Trabalhos escolares, Conversa em bate papo e redes
sociais, Redações escolares (contos, memórias, artigo de opinião, poesias,
entre outros).
Para entender melhor os gêneros textuais,
precisa-se compreender alguns aspectos importantes: em que situação foi escrito
e produzido; determinado texto?; quem o escreveu?; para quem ele foi escrito,
isto é, quais as pessoas mais interessadas em lê-lo?; quais as intenções ou
objetivos, que levaram o emissor (quem escreveu), a produzi-lo? Assim, os gêneros
textuais Constitui-se como conceitos que se aplicam aos diversos textos com
características comuns em relação à linguagem e ao conteúdo propriamente dito.
2 Gênero textual Relato
É um texto no qual são apresentadas as informações
básicas (os fatos) referentes a um acontecimento específico, sendo o principal
objetivo do relato, oral ou escrito, é informar, reconstruindo para o leitor/
ouvinte uma sequência de acontecimentos. Por esse motivo, os relatos focalizam
as ações. Relato de experiência escreve-se em 1ª pessoa. Relato jornalístico
escreve-se em 3ª pessoa.
Na organização do relato, o primeiro fator a
ser considerado é a situação de interlocução, porque ela estabelecerá importantes
diferenças entre um relato oral e um relato escrito. Quando fazemos um relato escrito,
devemos lembrar que os leitores não terão como solicitar mais informações ou
esclarecimentos. O texto precisa, portanto, conter todas as informações necessárias
para ser compreendido por quem o lê. Além disso, o relato escrito também deve fazer
uso dos recursos de articulação textual próprios da escrita (uso de conjunções,
pronomes, substituições, pontuação que garanta a relação adequada entre as
ideias, etc.).
Estrutura observada: Qual é o tema do relato? O
que o autor deseja comunicar ao leitor? Qual é o fato relatado? Quem é o
personagem do texto? Qual é o tipo de narrador? Quando se passam os fatos
relatados?
3 Gênero textual Resposta
argumentativa
Gêneros de textos que possuem base
argumentativa: Resposta argumentativa, artigo de opinião, editorial, resenha
crítica, carta argumentativa, o ensaio e textos dissertativos, produzidos na
esfera escolar, são gêneros discursivos que possuem como base textual a argumentação,
sendo importantes a exposição e distinção de cada um.
A argumentação tem como propósito principal convencer,
persuadir ou influenciar o leitor ou o ouvinte. Na argumentação não basta
apenas apresentar, interpretar ou explicar as ideias, é necessário que o produtor
do texto influencie na formação da opinião do leitor ou do ouvinte “mediante a
apresentação de razões, em face da evidência das provas e à luz de um coerente
e consistente”.
A estrutura composicional do gênero resposta argumentativa
é constituída por uma afirmação inicial, formada pela retomada da pergunta seguida
da resposta a essa pergunta (que é a tese defendida pelo autor), seguida dos argumentos
que têm como objetivo convencer ou persuadir o destinatário do texto. Retomar o
enunciado (tópico frasal); linguagem formal; não usar título; atentar para o
tamanho dos períodos.
(*)
Material Compilado de: Curso de extensão Língua Portuguesa: produção de textos
na universidade. Laura Lopes de Paiva. Marcilene Regina Pedra. Universidade
Estadual de Maringá – UEM. Núcleo de Educação à Distância – NED. Universidade
Aberta do Brasil – UAB.
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