quarta-feira, 6 de abril de 2022

 GÊNEROS TEXTUAIS (*)

1 Introdução

No nosso dia a dia convivemos com diferentes textos, vejamos alguns: Receita de bolo, Carta, Bula de remédio, Bilhete, Narração de jogo, Diário, Conversa ao telefone, Reportagem, Lista de compras. Nesse sentido, Gêneros textuais apresentam-se formas naturais que utilizamos a língua.

Para cada uma das situações de comunicação que ocorre no nosso dia a dia utilizamos algum gênero textual. Vejamos, então, alguns exemplos dos gêneros orais que produzimos: Conversa ao telefone, Conversa com amigos, Narração de uma piada, Debate em sala de aula, Apresentação de um trabalho da escola. E, dos gêneros escritos que produzimos, temos como exemplo: Diário, E-mail, Bilhete, Trabalhos escolares, Conversa em bate papo e redes sociais, Redações escolares (contos, memórias, artigo de opinião, poesias, entre outros).

Para entender melhor os gêneros textuais, precisa-se compreender alguns aspectos importantes: em que situação foi escrito e produzido; determinado texto?; quem o escreveu?; para quem ele foi escrito, isto é, quais as pessoas mais interessadas em lê-lo?; quais as intenções ou objetivos, que levaram o emissor (quem escreveu), a produzi-lo? Assim, os gêneros textuais Constitui-se como conceitos que se aplicam aos diversos textos com características comuns em relação à linguagem e ao conteúdo propriamente dito.

2 Gênero textual Relato

É um texto no qual são apresentadas as informações básicas (os fatos) referentes a um acontecimento específico, sendo o principal objetivo do relato, oral ou escrito, é informar, reconstruindo para o leitor/ ouvinte uma sequência de acontecimentos. Por esse motivo, os relatos focalizam as ações. Relato de experiência escreve-se em 1ª pessoa. Relato jornalístico escreve-se em 3ª pessoa.

Na organização do relato, o primeiro fator a ser considerado é a situação de interlocução, porque ela estabelecerá importantes diferenças entre um relato oral e um relato escrito. Quando fazemos um relato escrito, devemos lembrar que os leitores não terão como solicitar mais informações ou esclarecimentos. O texto precisa, portanto, conter todas as informações necessárias para ser compreendido por quem o lê. Além disso, o relato escrito também deve fazer uso dos recursos de articulação textual próprios da escrita (uso de conjunções, pronomes, substituições, pontuação que garanta a relação adequada entre as ideias, etc.).

Estrutura observada: Qual é o tema do relato? O que o autor deseja comunicar ao leitor? Qual é o fato relatado? Quem é o personagem do texto? Qual é o tipo de narrador? Quando se passam os fatos relatados?

3 Gênero textual Resposta argumentativa

Gêneros de textos que possuem base argumentativa: Resposta argumentativa, artigo de opinião, editorial, resenha crítica, carta argumentativa, o ensaio e textos dissertativos, produzidos na esfera escolar, são gêneros discursivos que possuem como base textual a argumentação, sendo importantes a exposição e distinção de cada um.

A argumentação tem como propósito principal convencer, persuadir ou influenciar o leitor ou o ouvinte. Na argumentação não basta apenas apresentar, interpretar ou explicar as ideias, é necessário que o produtor do texto influencie na formação da opinião do leitor ou do ouvinte “mediante a apresentação de razões, em face da evidência das provas e à luz de um coerente e consistente”.

A estrutura composicional do gênero resposta argumentativa é constituída por uma afirmação inicial, formada pela retomada da pergunta seguida da resposta a essa pergunta (que é a tese defendida pelo autor), seguida dos argumentos que têm como objetivo convencer ou persuadir o destinatário do texto. Retomar o enunciado (tópico frasal); linguagem formal; não usar título; atentar para o tamanho dos períodos.

(*) Material Compilado de: Curso de extensão Língua Portuguesa: produção de textos na universidade. Laura Lopes de Paiva. Marcilene Regina Pedra. Universidade Estadual de Maringá – UEM. Núcleo de Educação à Distância – NED. Universidade Aberta do Brasil – UAB.

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