FUNÇÃO DA ESCRITA (*)
1 Contexto
A linguagem escrita tem papel relevante na
sociedade. Garante a transmissão da história dos povos, das descobertas e
conhecimentos adquiridos, propicia a comunicação entre pessoas, registra a
autoridade da lei. Ela pode ser considerada o aprimoramento da comunicação
entre os humanos. Imaginemos que sem ela não haveria o sistema postal, jornais,
revistas, bibliotecas e uma infinidade de práticas sociais vinculadas à escrita
e, consequentemente, à leitura, como é o caso dos estudos em EaD. (SANTOS;
CECILIO; 2010, p. 29)
Segundo Cagliari (2001), todas as formas de
escrita sempre foram uma maneira de representar a memória coletiva, religiosa,
mágica, científica, política, artística e cultural de um povo. Nesse sentido
podemos responder a certos questionamentos como: Por que escrevemos? Para nos
comunicar; interagir; registrar; externar nossas ideias, posicionamentos e
sentimentos.
2 Origem da palavra ortografia
Sendo a palavra ortografia vem do grego
orthographia (ortho = correta, graphia = escrita, logo “escrita correta”), uma de
suas funções fundamentais é permitir a leitura, pois a escrita é uma
representação gráfica que permite a leitura e sua unidade básica é a palavra.
Todo sistema de escrita é controlado por uma
ortografia, porque sem ela a leitura de um texto escrito não seria feita de um
modo fácil em função das formas diferentes que a escritura apresentaria (CAGLIARI,
2009, apud ROMUALDO & CEZAR, 2010, p. 77). E, sendo a forma correta de se
escrever uma palavra, uma convenção social.
3 Adequação linguística
Qualquer falante é capaz de se expressar de
maneiras diferentes, em sua própria língua, por exemplo, para se adequar à
situação comunicativa. Não se aceita socialmente que o comportamento verbal de
um falante seja o mesmo em uma roda de amigos, discutindo futebol, e em uma
entrevista visando a uma vaga de emprego.
4 Escrita e poder
A escrita não é um produto neutro, já que
objetiva a difusão de ideias. No entanto tais ideias podem ser ocultadas no
intuito de garantir o poder àqueles que a ela têm acesso, como por exemplo o
caso da Índia, onde a escrita esteve intimamente ligada aos textos sagrados,
que só eram acessíveis aos sacerdotes, e aos que passavam por uma preparação
para desses textos guardarem segredo. (SANTOS & CECILIO, 2010, p. 31).
Embora a escrita se relacione ao jogo de dominação/poder,
participação/exclusão, e isso seja visto como fator negativo, destacamos sua importância
no desenvolvimento social, cognitivo e cultural das sociedades. É fundamental que
todos tenham acesso ao código escrito para colaborar na construção de uma sociedade
mais justa, igualitária, crítica e reflexiva.
(*)
Material Compilado de: Curso Leitura e Escrita – Aprofundamento em Língua
Portuguesa: produção de textos na universidade. Laura Lopes de Paiva. Marcilene
Regina Pedra. Universidade Estadual de Maringá – UEM. Núcleo de Educação à
Distância – NED. Universidade Aberta do Brasil – UAB.
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