quarta-feira, 6 de abril de 2022

 FUNÇÃO DA ESCRITA (*)

1 Contexto

A linguagem escrita tem papel relevante na sociedade. Garante a transmissão da história dos povos, das descobertas e conhecimentos adquiridos, propicia a comunicação entre pessoas, registra a autoridade da lei. Ela pode ser considerada o aprimoramento da comunicação entre os humanos. Imaginemos que sem ela não haveria o sistema postal, jornais, revistas, bibliotecas e uma infinidade de práticas sociais vinculadas à escrita e, consequentemente, à leitura, como é o caso dos estudos em EaD. (SANTOS; CECILIO; 2010, p. 29)

Segundo Cagliari (2001), todas as formas de escrita sempre foram uma maneira de representar a memória coletiva, religiosa, mágica, científica, política, artística e cultural de um povo. Nesse sentido podemos responder a certos questionamentos como: Por que escrevemos? Para nos comunicar; interagir; registrar; externar nossas ideias, posicionamentos e sentimentos.

2 Origem da palavra ortografia

Sendo a palavra ortografia vem do grego orthographia (ortho = correta, graphia = escrita, logo “escrita correta”), uma de suas funções fundamentais é permitir a leitura, pois a escrita é uma representação gráfica que permite a leitura e sua unidade básica é a palavra.

Todo sistema de escrita é controlado por uma ortografia, porque sem ela a leitura de um texto escrito não seria feita de um modo fácil em função das formas diferentes que a escritura apresentaria (CAGLIARI, 2009, apud ROMUALDO & CEZAR, 2010, p. 77). E, sendo a forma correta de se escrever uma palavra, uma convenção social.

3 Adequação linguística

Qualquer falante é capaz de se expressar de maneiras diferentes, em sua própria língua, por exemplo, para se adequar à situação comunicativa. Não se aceita socialmente que o comportamento verbal de um falante seja o mesmo em uma roda de amigos, discutindo futebol, e em uma entrevista visando a uma vaga de emprego.

4 Escrita e poder

A escrita não é um produto neutro, já que objetiva a difusão de ideias. No entanto tais ideias podem ser ocultadas no intuito de garantir o poder àqueles que a ela têm acesso, como por exemplo o caso da Índia, onde a escrita esteve intimamente ligada aos textos sagrados, que só eram acessíveis aos sacerdotes, e aos que passavam por uma preparação para desses textos guardarem segredo. (SANTOS & CECILIO, 2010, p. 31).

Embora a escrita se relacione ao jogo de dominação/poder, participação/exclusão, e isso seja visto como fator negativo, destacamos sua importância no desenvolvimento social, cognitivo e cultural das sociedades. É fundamental que todos tenham acesso ao código escrito para colaborar na construção de uma sociedade mais justa, igualitária, crítica e reflexiva.

(*) Material Compilado de: Curso Leitura e Escrita – Aprofundamento em Língua Portuguesa: produção de textos na universidade. Laura Lopes de Paiva. Marcilene Regina Pedra. Universidade Estadual de Maringá – UEM. Núcleo de Educação à Distância – NED. Universidade Aberta do Brasil – UAB.

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